Olhar Pentecostal analisa DVD 'Esperarei' de Vanilda Bordieri

O DVD 'Esperarei' marca um novo momento no ministério da cantora Vanilda Bordieri. Intimista, com amigos e familiares acompanhando e participações especiais em canções que marcaram. Vamos agora analisar o DVD, confira:

Começa com uma declamação fazendo menção a passagem bíblica sobre as dez virgens e na sequência temos a apresentação do hit 'Quase meia noite'. A canção é uma das mais conhecidas do ministério de Vanilda. A letra é em tom de despertamento fazendo menção ao arrebatamento que vai pegar o mundo e até a igreja de surpresa. Percebemos a beleza da guitarra no momento da declamação que aliás a cantora pulou um pedaço, mas isso não tirou o brilho da canção. Boa escolha pra começar o DVD.

Na sequência temos a primeira faixa inédita do projeto, 'Tua Presença' que fala sobre o desejo de todo adorador que é estar na presença de Deus. A letra da primeira estrofe é linda sobre não querer ser como aqueles que estão com o coração longe de Deus. Eu gostei muito, é uma oração/pedido. Emocionante.


'Dependemos de Deus' eis aqui mais um sucesso que rompe os anos e segue como uma das canções de Vanilda mais cantadas nas igrejas. A letra, claro, versa sobre a nossa dependência de Deus e ressalta que a honra e a glória são só dEle. Os arranjos não seguem ao pé da letra os da canção gravada originalmente, mas nos faz lembrar bastante.


A primeira composição da cantora ganhou sua versão no DVD. 'Sem Palavras' fala de fé, perseverança e destaca que Deus nos entende até quando não usamos palavras. Achei os arranjos muito idênticos aos do CD 'Pra Deus é nada', mas por se tratar de uma faixa marcante, tem seu brilho próprio e continua sendo especial e emocionante. Acho que na parte do refrão com quase ausência de arranjos Vanilda deveria deixar o público cantar com o back pq todo mundo estava cantando, seria uma forma de interação.

'No meu quarto' marcou um momento de muita dor na vida cantora, a letra destaca o que está em escrito em Mateus, sobre buscar a Deus em secreto no nosso quarto porque Ele nos ouve e nos entende. Sempre bom ouvir essa canção pela verdade que ela passa.

'Jesus está chegando aí' Vanilda lembra da passagem bíblica de Zaqueu antes de cantar. O refrão é curto e fácil de aprender, a letra destaca que a história muda quando Jesus chega. Eu normalmente gosto de canções mais elaboradas, mas a simplicidade dessa me encantou.


'Casa de Isabel' é mais uma inédita que faz uma analogia da passagem bíblica com a nossa realidade. Versa sobre esperança da visita de Deus. É uma das mais calmas do DVD. É bem introspectiva. Gostei.

Na sequência temos a grata surpresa que é ouvir 'Pra Deus é nada' com participação do trio R3 e com testemunho de um momento de luta em que Deus usou o filho da cantora pra falar com ela. A letra, obviamente, é bem conhecida e muito forte e não poderia ficar de fora.

'Carregado pelo Espírito' é mais uma canção que não poderia ficar de fora. A letra é boa, a melodia empolga e os arranjos dão um brilho maior. É profética e impactante. Pena que essa tenha sido a única faixa do CD 'Assim sou Eu' que entrou no repertório do DVD.
Depois temos uma nova declamação e Vanilda retorna com um outro vestido para interpretar face to face. Primeira faixa gravada em inglês pela cantora.

Célia Sakamoto, irmã de Vanilda, é convidada para cantar na canção 'Escape' que fala de livramento e Vitória. As vozes das duas juntas a gente já conhece dos CDs 'Porcão Dobrada', mas é sempre lindo ver elas juntas. A letra é simples e profunda. Senti uma falta delas cantando alguma música gravada em dupla como 'Fique em Paz' ou então 'Porcão Dobrada 5' que fala dos Estados brasileiros e é bem animada.

'Receba a vida' versa sobre a história da filha de Jairo. O refrão destaca a autoridade para declarar vida e milagres. Confesso que essa não me agradou muito, não empolgou. Acho que poderia ter incluído aqui mais uma regravação.

'Oração de Isaque' tem a participação de Eloisa Bordieri. Antes de cantar ela fala sobre família, sobre filhos e a passagem de Abraão quando recebeu a ordem de sacrificar seu filho. A faixa começa com Eloisa cantando em primeiro pessoa como se fosse Isaque diante daquele cenário de sacrifício. O refrão é muito bom, tem uma harmonia bem bacana. Gostei, sem contar que a letra analisa a passagem bíblica pela perspectiva do filho do personagem principal. Curti.

Em seguida podemos acompanhar a interpretação do primeiro single divulgado. 'Vem pra cá' é um chamamento, destacando que do lado de Jesus as bênçãos nos espera. Só acho que a letra deveria deixar claro que é ao lado de Jesus que isso acontece, pois se não fossem as palavras da cantora isso ficaria subentendido e talvez alguém se pergunte 'é pra vir pra cá quem está aonde?'. Tem uma construção bem típica do Pentecostal.

'Meu Deus faz' apresenta o lado mais leve do projeto com canção mais animada. Falando sobre milagres, a canção é boa de ouvir e tem uma levada de Black Music. Eu gostei mais das estrofes do que o refrão.

A penúltima faixa é o grande hit do CD 'Na Tua vontade'. 'Viverei Milagres' mescla passagens da Bíblia bom uma letra profética sobre milagres. O resultado ficou bom e a ponte no final é, com certeza, o ponto mais alto da canção que é altamente pentecostal.

E pra encerrar o projeto temos a canção que dá título ao DVD. 'Esperarei' tem arranjos muito legais. A participação do quarteto Gileade e Castelo Forte deu um brilho maior. Eles cantam muito e encerrou o DVD em grande estilo. Gostei muito do desenvolvimento da canção.

Conclusão:
O cenário ficou muito bom, iluminado e intimista - aquelas luzinhas deram um charme maior. A posição das câmeras também ficou bem bacana, as cenas ganharam movimento. Os arranjos foram muito bem executados, mas senti as canções muito parecidas com as originais, acredito que o DVD é uma oportunidade para inovar, mas sem perder a essência.

Quanto ao repertório - ele cumpriu o objetivo, canções boas com mensagens marcantes. Agora, uma coisa é certa, muitas canções da cantora que fizeram sucesso ficaram de fora - uma pena. Senti falta de canções como 'Pensamentos', 'Dois Ungidos', 'Três Jovens e uma Fornalha', 'Sê comigo', 'A Pesca', 'Choro de Joquebede', 'Visão de Isaías' e muitas outras. Acho que a inserção de medley's poderia ter ajudado a criar esse clima nostálgico que queríamos ouvir.

No mais, o projeto está bem gostoso de ouvir e com mensagens espirituais fortes. Parabéns Vanilda e toda equipe da Musile.

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

5 comentários

Clique aqui para comentários
15/2/17 2:50 PM ×

Gostei da matéria e mais ainda do DVD, só queria acrescentar uma coisa a passagem bíblica citada no começo do DVD nao era das dez virgens era apocalipse 21 o novo céu, e a nova terra .. depois que comeca o hino e ela faz a declamação sobre a passagem das dez virgens ��

Balas
avatar
admin
16/2/17 8:17 AM ×

Achei esse DVD muito bom, o cenário, a interpretação da cantora, os arranjos. No que se diz ao repertório também acho que faltou algumas canções, mas a que eu mais senti falta foi do "Coral das Mulheres" pois assim como "Viverei Milagres" essa foi uma das canções mais executadas em todo país devido aos grupos femininos cantarem sempre ela em seus congressos, seria interessante se Vanilda chamasse um grupo feminino para cantar com ela esse louvor, ou as mesmas cantoras que cantou com ela no cd. Assim como Mara Lima fez em seu novo DVD, na canção "Mulheres Guerreiras". No que se diz a respeito da análise achei muito boa, só discordo quando é dito sobre a canção "Receba a Vida", pois para mim foi uma das melhores, mas claro, essa foi a opinião do redator. Mais uma vez aqui deixo os meus parabéns ao blog, que a cada dia nos surpreende, obrigado pela colaboração na informação.

Balas
avatar
admin
20/2/17 11:55 AM ×

Parabéns pela matéria em primeira linha, senti muita falta da canção Meu Grande Herói e A Pesca.

Balas
avatar
admin
21/2/17 6:02 AM ×

Vanilda é massa! mas senti falta também das músicas pensamentos e Sê comigo!

Balas
avatar
admin
15/4/17 7:19 PM ×

Vanilda,a melhor intérprete!
Foi um Show esse Dvd

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário