Retrospectiva 2016 do Pentecostal

2016 tá acabando e não sei vocês, mas acho que este ano foi fraco para o segmento pentecostal. Os CDs lançados não impactaram como se esperava. Shirley Carvalhaes e Deise do Vale são exemplos de cantoras que criaram grande expectativa no público - eu, pessoalmente, não curti o resultado do trabalho da Shirley, o repertório não decolou, não arrepiou, faltou alguma coisa. 'Tempestade' da Deise veio bonito, mas não surpreendeu, muitas músicas parecem iguais e deixou o projeto um pouco cansativo, mas a voz dela é incrível e sempre vai merecer destaque. 

Tivemos também Anderson Freire que era a maior expectativa do ano, mas também não empolgou. Veio poético, veio sentimental, mas faltou pop pentecostal, faltou ritmo e a pegada que teve os dois anteriores.

'UMA' de Vanilda Bordieri veio para quem curte o bom e tradicional 'forró pentecostal'. Eu, particularmente, não curto muito esse estilo, por isso não é um CD que eu ouço e também achei a voz da cantora um tanto 'gritada' no disco - prefiro a voz mais contida da Vanilda.

É bom destacar que alguns CDs parecem que passaram despercebidos, 'Bastidores' de Amanda Ferrari e 'Deus é teu Juiz' de Célia Sakamoto não tiveram muita divulgação e nem singles com espaço garantido. Mas acho que Célia ainda se sobressaiu com o vídeo letra da canção tema do CD. Ah, e já ia me esquecendo, Danielle Cristina também entra nesse time com um CD que nem eu ouvi todo até hoje, o título? Nem me lembro mais.

Elaine de Jesus nos apresentou 'Somos a Igreja' que foi anunciado como grande e arrebatador disco pentecostal do ano - a promessa era de que os grupos cantariam demais a canção tema do CD - não rolou. O emprego de termos como 'treme treme' não soaram bem e os destaques do CD ficam mesmo para outras canções como 'Vou Subir', 'Vai ser Diferente', 'Enquanto você Louva'.

Suellen Lima veio com 'Brilha Deus' que parece ter elevado um pouco o nível do pentecostal do ano. As canções são boas, embora o repertório tenha faixas com a construção muito parecida - refrão curto e muitas repetições. A faixa título é a que gruda na mente e, claro, a que teve maior destaque.

Cassiane relançou 'Tempo de Excelência', mas como se trata de um CD já conhecido de todos, não teve gerou emoção.

O novo CD da cantora Damares que também era cogitado como o grande pentecostal de 2016 não atingiu a meta. Veio bonito, reflexivo,porém, com mais adoração que pentecostal. É um CD que agrada um multidão e desagrada outra multidão - escolha seu lado e bora ser feliz.

No finalzinho do ano veio 'Questão de Honra' de Rose Nascimento que agradou. Letras fortes e interpretação marcante. As regravações deram uma quebrada na sensação de 'música inédita', mas é considerado por boa parte do público como o melhor pentecostal do ano. Eu o colocaria junto com 'Brilha Deus' como os melhores.

Porém, todavia, contudo, os destaques de 2016 no pentecostal ficam mesmo com Elaine Martins que emplacou 'Volte a Sonhar' como grande hit e Sarah Farias como o top louvor 'Deixa eu te usar' que conquistou igrejas de todo Brasil, mesmo sem ter ampla divulgação e mesmo sem ter sido lançado este ano - sucesso merecido.

E agora, o que esperar para 2017? Ariely Bonatti, Rozeane Ribeiro, Andrea Fontes, Jozyanne e quem sabe um novo de Cassiane? (de preferência com supervisão de Yvelise de Oliveira no repertório #oremos).

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

27 comentários

Clique aqui para comentários
18/12/16 1:53 PM ×

E não vai esquecer dos novos Cd's em 2017, por exemplo: Eliã Oliveira, Beatriz, Rayssa e Ravel, Eliane Silva, etc.

Balas
avatar
admin
18/12/16 2:26 PM ×

Gostei de mais do CD UMA da Vanilda,canções com "coral dos homes", "Nabucodonozor","contribua com amor", "faraó"e varias outras me agradaram bastante, é um dos meus CDs que mais escuto. E vc esqueceu de citar o DVD dela, q tb esta muito bom!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
18/12/16 4:16 PM ×

Jotta A também promete voltar pro pentecostal com participação de Shirley Carvalhaes em uma faixa e produção do Jeziel Assunção e Wilian Augusto (Produtores do Coral Resgate, Amanda Beatrice (que também vem com disco inédito) e da grande revelação, Sandra Pires).

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/12/16 12:40 AM ×

Damares fez cd pra mídia. Não pendou nos jovens louvando. Irmãs. Muito dem graça.

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/12/16 12:44 AM ×

Tá seguindo os passos da cassiane. Logo perde a graça. Pra mim sarah farias é a promessa pra hinos maravilhosos que nos fazem sentir a presença de Deus

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/12/16 12:48 AM ×

Assistir um vídeo da damares falando sobre as críticas da canção sabor de mel.
Dizendo ela que era um hino que tinha curado muitas pessoas.
Desde quando Jesus precisa de hino pra curar?
Preciso somente da nossa fé.
Sem fundamento biblico..

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/12/16 5:09 AM ×

Thiago, fica ligado no novo cd de Rayssa e Ravel, chega no começo do ano também e considero eles os melhores cantores da música gospel, vem aí um cdzão deles produzido por Melk Carvalhedo e distribuído pela Graça Music.

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/12/16 5:59 AM ×

Estou torcendo pra que a Andrea Fontes apresente um ótimo CD, pois soube que ela está independente. Os melhores CDs dela, foram lançados independentes. #TenhoFé

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/12/16 6:01 AM ×

O CD de Suellen realmente está muito bom. Pode ser considerado o grande destaque do ano...
Rose não foi tão bom quanto vc falou não... Ainda tentando me acostumar com a queda que houve nos CDs dela em relação aos antigos...

Balas
avatar
admin
19/12/16 6:18 AM ×

Eu também gostei do Cd UMA< mas os meu favoritos foram: Elaine de Jesus, SUellen Lima e Damares,vale ressaltar os DVDs também que tivemos ótimos DVDs no pentecostal.

Balas
avatar
admin
19/12/16 8:38 AM ×

Para 2017 temos Lauriete também, com seu EP!!!

Balas
avatar
admin
19/12/16 12:51 PM ×

Deveria comentar todas as cantoras citadas na matéria, já que sou leitor assíduo deste site e gosto muito, porém vou focar apenas no CD da Shirley Carvalhaes. O CD é lindo e com um bom repertório, não vou falar que está entre os TOPs de sua vasta carreira, mas é um CD que agrada sim e muito, porém o que faltou foi uma canção de maior peso para ser o single, coisa que ficou faltando. Depois do sucesso avassalador de "Esse Adorador" que divulgou por si só todo o CD, era esperando uma canção similar, porém acabou não acontecendo.

Balas
avatar
admin
Anônimo
20/12/16 5:34 AM ×

Vou Adorar cumpriria esse papel como single.

Balas
avatar
admin
Anônimo
20/12/16 5:35 AM ×

Brilha Deus, Obra Prima, Somos a Igreja, Questão de Honra e Rompendo foram os melhores do ano.

Balas
avatar
admin
Anônimo
20/12/16 5:37 AM ×

Esqueceram de citar a Andreia Alencar com o CD Tem Que Ser Perfeito, não sei se o Tiago Terciotty escutou, mas ouça pelo menos a faixa título. É um cdzão!

Balas
avatar
admin
Anônimo
20/12/16 2:45 PM ×

Pra mim o CD da Shirley foi o que escapou! Fez um CD lindo e com letras maravilhosas! Agora acho que faltou realmente uma música "carro chefe"! Mas dizem por ae q a Shirley não tava feliz na Sony! Há quem diga que o contrato dela acabou com esse novo clipe lançado pela Sony! E que eles queriam impedir que Shirley fosse pra outra gravadora! O comentário é de que Shirley sai da Sony e já tá sendo sondada por 4 grandes gravadoras....3 do meio secular é uma evangélica!

Balas
avatar
admin
Anônimo
21/12/16 9:26 AM ×

Prefiro a Damares pentecostal, mas na adoração ficou perfeito, obra prima e somos a igreja foram os melhores na minha opinião. Deus abençoe

Balas
avatar
admin
21/12/16 5:42 PM ×

Parece q o jovem José Antônio, ( J A ) vai voltar cm pentecostal no próximo lançamento. Aguardemos.

Balas
avatar
admin
27/12/16 11:16 AM ×

Yvelise supervisionou o da Elaine e veio o pior cd da carreira dela. É pior que Transparência... Rozeane com certeza vai arrebentar ❤

Balas
avatar
admin
27/12/16 11:18 AM ×

O Pior Cd da carreira dela. #Triste

Balas
avatar
admin
27/12/16 11:19 AM ×

Que não é nada de inéditas e sim regravações...

Balas
avatar
admin
28/12/16 4:26 PM ×

Poderia ter mencionado Bruna Paula "Milagres são reais".

Balas
avatar
admin
Anônimo
30/12/16 4:50 PM ×

Thiago, faz uma matéria sobre a produção do novo CD da Andrea Fontes.
Ela tá em estúdio...
Por favor!

Balas
avatar
admin
3/1/17 6:43 AM ×

Com certeza a Rose Nascimento até o momento o que vi salvou o Pentecostal Shirley carvalhaes não falo mal pois sou fã demais mas mas não ficou tão horrivél, mas Damares fiquei triste ..A O da Vanilda a do DVD ficou tope .

Balas
avatar
admin
6/1/17 3:44 PM ×

Estou esperando desde 2015,pelo novo CD de Alice Maciel e nada aprece ai tá mais que na hora...

Balas
avatar
admin
Anônimo
17/1/17 10:53 PM ×

Aguardo Sandra Pires e tbm DVD cassiane

Balas
avatar
admin
Anônimo
17/4/17 8:23 PM ×

Eu tenho o cd e é muito top recomendo. Ele me chamou de alguém 🖤

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário