Como enfrentar a crise na música gospel?

O meio gospel, assim como o secular, está ficando saturado. Estilos muito parecidos, composições com temáticas, ritmos e melodias muito semelhantes, sem contar no pequeno número de compositores para atender uma grande massa de artistas. Uma coisa é certa, evoluímos no quesito 'produção' e hoje podemos ouvir arranjos que, em qualidade, não perdem em nada para o secular nacional ou internacional. O que falta então? Dedicação, repertório ou inovação?. 

O que vemos hoje em dia são regravações fazendo mais sucesso que canções inéditas. DVDs sendo gravados para resgatar faixas de grande sucesso e até a inclusão de trechos de hinos da harpa para chamar a atenção do público.


Inovar no meio gospel é o desafio do momento. Mas, como fazer isso?

Uma opção que está sendo adotada é o investimento nas plataformas digitais e redes sociais. O segmento de Live Session vem ganhando espaço - isso ajuda na divulgação do cantor.

No meio secular vemos a divulgação de singles, em alguns casos antes mesmo de ter CD pronto, como estratégia de mercado. A tática é analisar a receptividade dos fãs. E as canções mais aceitas ganham, mais tarde, versão em CD e DVD. Isso ainda não é tão bem executado no gospel, mas deveria, pois é no repertório que a maioria dos cantores está errando. O retorno negativo  do público com um CD já gravado e pronto é muito arriscado, pois todo investimento está ali e não tem como mudar. Ouvir as opiniões antes de ter uma superprodução seria um caminho, porque o quesito 'repertório' é, na minha opinião, o maior gargalo do segmento gospel na atualidade.

A tecnologia rompeu a distância entre cantores e público. Isso deveria ser melhor aproveitado. Ainda hoje vamos capas de CDs sendo rejeitadas pois são apresentadas como surpresa e não tem espaço para opinião ou troca.

Concluo dizendo que não existe receita mágica para uma renovação do gospel. Mas uma coisa é certa, se continuar como está, muitos cantores cairão no esquecimento, como já vem acontecendo gradativamente com alguns. Cassiane, Elaine de Jesus, Eliane Silva, Fernanda Brum, Kleber Lucas, Danielle Cristina e outros são exemplos de nomes que já lançaram CDs épicos, mas não estão conseguindo lançar projetos do mesmo nível e são mantidos com visibilidade e boas vendas (ou nem tão boas assim) graças aos fãs fiéis, mas em relação a singles e execução nas igrejas a realidade não é a mesma.

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

9 comentários

Clique aqui para comentários
Erick Freires
21/10/16 9:49 PM ×

O último álbum da Elaine de Jesus teve uma aceitação boa sim, bem maior que o anterior , o da Fernanda Brum também e o da Danielle Cristina ela acabou de mudar de estilo então é muito cedo pra dizer que ela caiu no esquecimento.
Concordo que falta uma divulgação dos singles com antecedência, lançamento de clipes mais conceituados e pessoais, falta em alguns cantores gospel ter VOZ, ideias, mente aberta, se abrir para as pessoas e concordar que tem fãs e eles merecem toda a atenção ( apesar das críticas religiosas ), MAS sabemos que a maioria das gravadoras gospel são ditadoras e querem criar formas de sucesso e tornar os cantores em produtos o que termina estragando o cenário gospel tornando ele superficial e padronizado.

Balas
avatar
admin
22/10/16 9:24 AM ×

Na minha opinião o que falta é letra baseada na Bíblia. ..escrita por compositores que oram pedindo algo que vem de Deus. ...pois de um tempo pra cá os cantores estão pedindo músicas dosão compositores que escreveram uma música que fez sucesso pra outro. ...procuram compositor de nome. .deixando de lado a excencia da letra vindo de Deus...exemplo foi quando anderson Freire escreveu uma música de sucesso pra outro cantor daí todo mundo começou a querer gravar música dele....e assim acontece com vários. ...tem muito compositor desconhecido que dão um show nesses que tem nome e a letra é só pra comércio

Balas
avatar
admin
22/10/16 12:35 PM ×

Eu não entendo algumas pessoas. Pois a Cassiane trouxe vários nomes novos qdo o assunto é composição porem muitos a criticam falando q a mesma perdeu a unção... Outras gravam só com o And Freire e as mesma são criticadas... Vamos rever nossas opiniões.

Balas
avatar
admin
22/10/16 7:53 PM ×

Verdade, tirando a Fernanda Brum que recentemente lançou o DVD na Glória in Rio, conseguiu emplacar com Canções lindas como A Glória do Pai e a regravação Palácios. O Cd da Eternidade também tá todo bonito.Agora Eliane Silva lança Cd mais só duas músicas emplacam A de Elias foi a última, Elaine de Jesus que CD irritante este recente, Kleber Lucas tb salva uma três músicas do CD que são lindas as últimas que ele lançou Cruz Vazia, e Filho de Deus.

Balas
avatar
admin
24/10/16 8:04 AM ×

Não há segredo para se manter no sucesso, o tempo passa pra qualquer cantor, o sucesso é improvável,assim como no secular,tem cantores que já fizeram muito sucesso e hoje não fazem mais mesmo lançando bons CDS, gospel não é diferente.

Balas
avatar
admin
Anônimo
24/10/16 6:54 PM ×

Compositor bom e o que não falta ....... Mas o povo vive de regravação ,.. Tem uma música de Gislaine e mylena(injeção de fé ) foi gravada 11 vezes ..,.. Os cantores hoje em dia vivem no amadorismo ... Por isso não vendem, não sai só lugar ..... Eu mesmo não compro CD ha anos . não vale a pena . tipo a @%@%@%@&@- da Vanilda grava um CD com 15 músicas onde 10 enchem lingüiça .....

Balas
avatar
admin
27/10/16 12:43 PM ×

Só diacordo em relação a Fernanda Brum. Ela vive na TV, ta vendendo pra caramba comprado a outros artistas. Até mesmo comprado a Aline Barros.. A muito tempo FB vem sendo a segunda maior celebridade gospel Brasileira. A prova disso é a mídia que vim em cima dela!

Balas
avatar
admin
Anônimo
27/10/16 2:27 PM ×

Eu também não compro CD a anos.uma música boazinha o resto enche linguiça.

Balas
avatar
admin
28/10/16 7:50 AM ×

Pra mim o que importa é a espiritualidade do cantor, se continua convertido ou ñ. (apesar de ñ estar "dentro" da pessoa); E tmb, não teem cançoes de sucessos mais as agendas da maioria são cheias.

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário