Olhar Pentecostal analisa "Somos a Igreja" de Elaine de Jesus

 Sem nada de enrolacão vamos para a análise do mais novo CD da carreira de Elaine de Jesus - primeiro lançado pela MK Music.

O UNIVERSO TE ADORA (Elizeu Gomes): Primeiro precisamos dizer que a inserção do som do espaço capturado pela Nasa é uma boa iniciativa. A letra é bem rebuscada (típico do autor) e destaca que o universo/eternidade adora a Deus e traz esse conceito para o lado adorador de todos nós, nos convidando a adorar. É uma boa canção, porém tem momentos que a 'quebram' pois perde a empolgação. Não chega a ser uma 'manifestação da glória', mas tem seu brilho.

GUERREIROS (Junior Maciel e Josias Teixeira): É uma canção animada/rapidinha que mescla o tom de guerra evidenciado pelas batidas da bateria e pelas nuances dos instrumentos de sopro. É uma faixa 'pra cima' que destaca que somos guerreiros e não podemos fugir à luta.

VOU SUBIR (Gislaine e Mylena): De cara já vou dizer que esta é uma das melhores, senão a melhor canção do CD. A faixa destaca que a nossa adoração começa bem antes do início do culto, depois faz uma reflexão sobre o templo do Senhor e a expectativa para o arrebatamento. Antes mesmo de chegar ao refrão a faixa já ganha estilo de conjuntos de louvor - tem pegada e estilo. Para os(as) regentes - eis aqui uma canção que deve estar nos conjuntos. O destaque vai também para os arranjos e back vocal que ficaram incríveis, sem contar na parte final com a inclusão do 'Glória, glória, aleluia...' além de ser um clássico da harpa - deu um ar de 'esperança' de que Ele em breve vem. Simplesmente show!

DERRAMAR DA GLÓRIA (Elizeu Gomes): Como de praxe, CD pentecostal tem que ter forró para os canelas de fogo do reteté de Jeová. Como a maioria das canções desse estilo, essa também segue a mesma construção. É bem animada, porém não é minha praia, por isso sempre comento pouco sobre canções assim.

SOMOS A IGREJA (Junior Maciel e Josias Teixeira): A faixa escolhida para dar nome ao CD é bonita, mas alguns elementos a tornam estranha. Primeiro o 'treme treme' do começo da estrofe, depois a ponte em clima de rap ficou bem desproporcional e até mesmo com tom 'adolescente' demais para o nível de Elaine de Jesus. A faixa tem pegada e os arranjos com peso na bateria ficaram excelentes, mas a canção não emplaca, infelizmente - uma escolha não nuito feliz para single.

VAI SER DIFERENTE (Junior Maciel e Josias Teixeira): Eis aqui uma canção que vai te agradar. Tem um tom 'épico' pois parece uma canção de antigamente, daquelas cantadas em grande coral, quando a igreja tinha uma unidade especial (comunhão total). Simplesmente empolgante e muito bonita. A letra é bem pentecostal, aliás, ela é toda pentecostal pois fala exclusivamente do poder de Deus. Eu curti muito essa faixa e ouvi ela várias vezes antes de trocar de canção. Ronny Barboza também ajudou e muito para deixar a faixa com essa cara - tá de Parabéns! E para os regentes, tá aqui uma boa dica para abertura de congressos.

A FLECHA  (Eduardo Schenatto): Esse é mais um belo single que trata sobre a vida de um escolhido por Deus, alguém que deve ser usado como uma flecha nas mãos do todo poderoso. A composição é Eduardo Schenatto que também lançou um CD tendo essa canção como título (vale a pena ouvir o CD dele viu ). A faixa é bem bacana tem uma desenvoltura harmoniosa e tem tudo para ser uma faixa bem apreciada pelos conjuntos principalmente por ter um refrão equilibrado e desenvolto. Os arranjos e o back vocal, mais uma vez, ganharam muito destaque nessa faixa, aliás Ronny fez um trabalho excelente, principalmente no som da bateria que ficou evidente, sem contar que, em alguns trechos, a guitarra também ficou show.

ENQUANTO VOCÊ LOUVA (Gislaine e Mylena): Letra profunda que começa versando sobre as dificuldades da vida, mas ressalta que Deus sempre estará contigo. O refrão é bem forte, mas quando chega na parte que destaca "sinta a glória dEle..." lembra um pouco o refrão de "O Grande" de Rayssa e Ravel, o que tira um pouco do brilho original da canção, sem contar que perde o foco principal que é destacar o que Deus faz enquanto você louva. Muitos vão gostar, mas eu acho que faltou alguma coisa para deixar essa faixa mais top.

SINAI DE DEUS (Elizeu Gomes): Eu acho que essa é canção que mais tem cara de faixa lançada no CD 'sala de trono', todo o desenvolvimento, a estrutura da canção, os arranjos e até o enfoque pop; tudo lembra uma faixa que deveria ou que poderia ter sido lançada no CD 'sala do trono'. O poder de Deus ganha novamente espaço nessa letra que tem um refrão bem escrito, porém, não tão fácil de aprender porque a melodia não é simétrica,  mas não deixa de ser uma bela faixa.

VEM (Pr. Lucas): É pop, é pentecostal, é congregacional. Quem olha o título até pensa que será uma faixa sobre o arrebatamento,  mas não é. A faixa é uma invocação,  um pedido para o espírito de Deus se manifestar com todo seu poder. O refrão começa com batidas fortes e mostra todo seu lado pop rock. Não é minha favorita,mas é boa, tem uma boa desenvoltura. 

O SEGREDO (Moisés Cleyton): Começa com algumas indagações que são respondidas no refrão.  A fé nos faz crer no invisível e vencer no nome de Jesus. A faixa segue a receita de canções pentecostais bem tradicionais com refrão grande e sem ficar parado. A ponte tem seu brilho e ganha mais pontos quando volta com back. Mais uma faixa para ganhar os conjuntos.

TREMEU TUDO (Gislaine e Mylena): A faixa escolhida para encerrar o CD poderia ser mais animada, mas tudo bem. Não pra agradar todos,rsrs. Como o título mesmo sugere; a canção é pesada, principalmente no refrão, pois destaca que onde Deus chega, tudo treme; embora, em alguns momentos, o foco fica em segundo, por exemplo, o trecho da harpa (embora muito bonito) não casa bem com o tema da faixa. Do meio pro final os arranjos ficam ainda mais fortes e se encerra meio sem encerrar. Mas tá valendo. 

CONCLUSÃO: Primeiro Elaine de Jesus criou uma enorme expectativa no público quando anunciou que assinaria contrato com a MK Music, durante os muitos meses de ansiedade e expectativa ela sempre postava nas redes sociais algo falando sobre o CD, sempre dizendo que ele seria muito forte, impactante, surpreendente e que estaria nos conjuntos de louvor de todo o Brasil. Mais tarde foi divulgado o preview do CD e é aí que aconteceu o 'pior'; foi nesse exato dia que a minha ansiedade caiu por terra. Os trechos escolhidos, não sabemos se teve participação da cantora e da sua equipe ou se foi a gravadora que escolheu, apresentaram partes das canções que menos agradaram do CD. A impressão que deu é que o CD não seria legal que não teriam canções bacanas.

Quando o single divulgado, a situação ficou ainda mais complicada, parecia ser a constatação de que o CD não estava bom. 'Somos a igreja' é uma música boa, mas ela se constrói e se auto-destrói  sozinha, com trechos que não ficaram bacanas, aliás, nos apresentando um single que não está a altura da própria cantora que já apresentou canções belíssimas que marcaram gerações.

'Somos a igreja' é um CD muito bonito com canções que realmente são fortes e com a cara de vários conjuntos de adolescentes e Mocidade Brasil afora, e até de círculo de oração. São canções que vão ganhar o público e realmente merecem destaque se mostrando uma grata surpresa e um disco de muito nível - embora ainda não possamos dizer que chegou ao nível 'Pérola', mas com certeza tem seu brilho próprio. 

O trabalho do maestro precisa, mais uma vez, ser elogiado. Ficou muito bom mesmo. 

Muitos vão comparar esse CD com o disco lançado pela Cassiane, parece que se tornaram inevitáveis as comparações entre Cassiane e Elaine de Jesus. Bom, na minha opinião, o CD 'Somos a igreja' não pode ser comparado com CD 'Eternamente' pois, eu não considero o CD 'Eternamente' como Pentecostal. Todavia, se quiserem a minha opinião eu digo que, dentre os dois, o 'Somos a igreja' ficou melhor, pois tem canções mais bonitas, canções que realmente tem a cara de cantores e de conjuntos que cantam música Pentecostal.

Minhas preferidas são; 'Vou Subir', 'Vai ser Diferente', 'O Universo Te Adora', 'A Flecha', 'O Segredo'.

É você , já ouviu o CD? Se sim,  deixe sua opinião nos comentários.

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

29 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
2/5/16 6:48 PM ×

Eu simplesmente amei o CD, não tenho o que falar... <3

Balas
avatar
admin
Anônimo
2/5/16 7:19 PM ×

O cd está lindo!!!
Gosto muito das suas análises, vc sabe colocar muito bem sem ponto de vista sem menosprezar o trabalho do cantor(a)
Parabéns!!!
Abraço..Kezia Oliveira

Balas
avatar
admin
2/5/16 7:29 PM ×

A tempos não vejo tantos elogios a um CD de Elaine de Jesus. Obvio não da pra agradar a todos, cada um tem seu gosto e as comparações com os CDs antigos sempre terão. Eu gostei muito do CD, acho que Elaine cumpriu o que prometeu, e ainda digo mais, o erro no preview e no single só serviu pra surpreender mais ainda quando o CD foi lançado pois quando vcbja esta desacreditado de um trabalho ele vem e boooommmm, arrebata VC. Igual ao Perola?! Acho esse tão bom quanto, e ainda digo que não gostei do Perola tao facilmente como gostei desse. Comparações com o Eternamente?! São CDs com propostas super diferentes e quem causa todo esse reboliço na internet com comparações são os fãs. Desejo a Elaine sucesso e que Somos a igreja seja o primeiro de muitos degraus para Elaine de Jesus que diante de tantos erros e acertos continua entre os nomes mais fortes do Pentecostal.

Balas
avatar
admin
2/5/16 7:35 PM ×

CD lindo, para mim o melhor de 2016 no quisito pentecostal

Balas
avatar
admin
2/5/16 7:58 PM ×

Ela fez um CD muito lindo
Pena que hoje em dia os CDs estão mofando nas prateleiras... As pessoas perderam a essência de ouvir belas canções e só querem vitoria vitória e melaço....
Parabéns a Elaine... Eu acho que o tema do CD deveria ser "Vou subir"... Seria diferente e uma canção que além de linda ganharia destaque... É que todos os CD da Elaine tem hinos tremendos mais por falta de divulgação não são ouvidas...

Balas
avatar
admin
2/5/16 8:08 PM ×

Só não gostei das faixas universo te adora.guerreiros e somos a igreja..o restante está lindo

Balas
avatar
admin
2/5/16 8:44 PM ×

E quem disse que tem que superar o Pérola? Na minha opinião o pérola só é bom em termos de projeto gráfico porque o repertório é uma barulheira só, que não consigo ouvir todas as faixas. Agora esse novo está lindo , se eu tivesse que tirar algo, só tiraria a ponte do rap no hino Somos a igreja. Mas o novo dela está lindo. Os trechos da harpa e do glória, glória casaram perfeito com as músicas. Esse sim ouço todas as faixas sem pular e ainda repito

Balas
avatar
admin
Anônimo
2/5/16 8:56 PM ×

Cd fraco, fez tanto alarme pelobcd, que quando ouvir decepcionou... Mas tem aqueles que acharam este CD bom né, gosto e gosto...

Balas
avatar
admin
3/5/16 12:20 AM ×

Eu não gostei muito desse cd achei algumas canções tipo sem pe sem cabeça certas palavras nada haver com a música..

Balas
avatar
admin
3/5/16 4:03 AM ×

O Cd é muito lindo e muito forte. Oh glória!

Balas
avatar
admin
Anônimo
3/5/16 4:43 AM ×

Gostei da análise, o cd está bonito, até agora o melhor pentecostal.

Balas
avatar
admin
Anônimo
3/5/16 4:55 AM ×

Só não gostei guerreiros e somos a igreja, as demais estão boas

Balas
avatar
admin
3/5/16 5:07 AM ×

CD do ano até agora!

Balas
avatar
admin
3/5/16 6:47 AM ×

Parabéns pra Elaine de Jesus e pra esse Blog Cd ta divinoooo

Balas
avatar
admin
Anônimo
3/5/16 7:38 AM ×

Aqui tem mais comentarios positivos do que negativos, ainda bem porque o cd ficou lindo, e minha opiniao: ENQUANTO VOCE LOUVA é uma cancao bonita sim Tiago, a melodia do refrao contagia e chama a atencao, e Guerreiro ja ta no grupo dos adolecentes e vai muito bem obrigado, agora o cd da Cassiane, sei la, nao empougou nao, e eu tambem nao considero pentecostal.

Balas
avatar
admin
3/5/16 7:51 AM ×

Parabéns elaine de Jesus,o CD está belicismo e pentecostal..

Balas
avatar
admin
3/5/16 8:00 AM ×

Faz análise do CD "Meu Coração é teu Altar" de Shirley Carvalhaes!

Balas
avatar
admin
3/5/16 8:49 AM ×

Boa Analise. Concordo'
Nao sou fã da Elaine, nao sou de ouvir seus hinos, mas esse Cd, os hinos, agradou! parece ser melhor que o "escolhidos"
Eii... Faz análise do CD "Meu Coração é teu Altar" de Shirley Carvalhaes!

Balas
avatar
admin
Anônimo
3/5/16 2:37 PM ×

Enquanto você louva é muito boa,bem pentecostal,o universo te adora também,gostei do cd!!

Balas
avatar
admin
3/5/16 7:11 PM ×

Não escutei todas as faixas ainda mai a canção somos a igreja desculpe muito pobre, nossa irritante...vou subir é uma das melhores canções vai virar chicleta na boca dos crentes linda.

Balas
avatar
admin
Anônimo
3/5/16 9:34 PM ×

Gente, vou ser bem sincero. Achei esse CD da Elaine meio vago...ele não impolga...não dá aquele gosto de ouvir de novo! Achei o CD fraco e cheio de musicas clichês! Elaine tem que voltar urgentemente a gravar CDs como os de antigamente!!! Ela já sabe que se não atingir CD de ouro vai vazar da MK...alias, esse CD dela tem que ralar muito pra vender, até pq foi lançado o CD de Shirley que tá bem melhor q esse CD da elaine! E por falar em Shirkey....Acho que ela acertou em cheio na proposta de fazer um pentecostal buscando referencias do que é realmente o pentecostal fez um belo cd, alias...um lindo cd ! Gostaria de um dia vê a Elaine acordando pra vida e fazer um CD digno pq esses últimos dela, misericórdia!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
5/5/16 4:17 AM ×

Primeiro que o CD da Shirley nem está pentecostal e segundo que o da Elaine sim ! E está maravilhoso e pra gloria de Deus esta vendendo muito bem na semana de lançamento alcançou 15° lugar no iTunes e está sendo muito bem elogiado pela maioria das pessoas, quem está falando que esta ruim é pq realmente nao gosta do estilo EJ CD ta maravilho ! Melhor de 2016 até agora!

Balas
avatar
admin
5/5/16 4:48 AM ×

O que dizer sobre CD ? A muito tempo não se ouvia falar tanto de um novo lançamento da EJ e graças a Deus dessa vez ela conseguiu nos surpreender! O CD está lindo demais pra gloria de Deus ! E quem nao gostou é pq nao curte o estilo EJ.. Universo te adora e Eu vou subir 💙 lindas !

Balas
avatar
admin
Anônimo
5/5/16 4:11 PM ×

A shirley é uma grande cantora, mas achei o cd meio sem impacto, prefiro elaine, tá pentecostal.

Balas
avatar
admin
Natã Jr
12/5/16 9:11 AM ×

Bom já que estamos comparando o CD da Elaine com o da Cassiane e da Shirley posso afirmar que o mais pentecostal é do Elaine, mas a Shirley fez um ótimo CD também, apenas ficou metade adoração e metade pentecostal, mas está muito lindo. Cassiane senti falta d mais músicas pentecostais pelo fato de se tratar de um CD de 14 faixas neh, onde se encontram 2 ou 3 pentecostais.
O único problema do CD da Elaine foi a escolha do single mesmo, o Clip também está de parabéns, o único problema do Clip é a música mesmo hehehehe mas acredito que virá o disco de ouro logo!

Balas
avatar
admin
17/5/16 8:00 AM ×

Eu Amei o CD Parabéns Elaine de Jesus 😍

Balas
avatar
admin
Anônimo
25/5/16 3:41 PM ×

Simplismente o pior cd da carreira, musicas sem pé sem cabeça, com certeza o pior pentecostal do ano. pentecostal de verdade é herois da fé de Rozeane Ribeiro, Aroma da adoraçao de Eçaine Silva

Balas
avatar
admin
Anônimo
24/6/16 1:48 PM ×

Acho que o pior pentecostal do ano é o CD eternamente, o da elaine e o da shirley estão bonitos.minha opiniao

Balas
avatar
admin
29/12/16 2:48 AM ×

Um cd perfeito. Como muitos comentaram "Somos a Igreja"não é uma canção que agrada. O título poderia ser "O segredo"ou "Vou Subir"

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário