Olhar Pentecostal analisa o 'Porção Dobrada 5'

O quinto CD da dupla, Vanilda Bordieri e Célia Sakamoto, vem com 15 canções que apresentam desde o pentecostal raiz até inovações musicais dentro do pentecostal com um toque de pop, sertanejo e um back vocal bem trabalhado. Acredito que o resultado final possa ser encarado como um disco pentecostal bem brasileiro.

Sem mais delongas, vamos iniciar a análise:

O CÉU POR DENTRO - A faixa já começa no refrão e mostra arranjos fortes que revelam a intensidade e o tom desssa canção que, na sequência, em sua estrofe vai narrando a visão de João descrita na bíblia. O destaque vai para os arranjos que se sobressaíram muito bem. Eu, particularmente, não sou fã de refrão curto e repetitivo como o dessa canção, mas acredito que a ponte (inserção no final) deu o brilho dinâmico que a faixa merecia. Ritmo rápido e batidas Pentecostais levam ao coro com mais vida. Gostei bastante. 

NO TEMPO - A letra e a melodia dessa faixa a tornam muito boa. Ouvir sobre o tempo é muito bom para lembrarmos que existe tempo pra tudo e que o tempo de Deus nem sempre é o nosso. Mas o bom dessa faixa é que ela vem num tom profético declarando o tempo da vitória. Mais uma vez tenho que elogiar o trabalho de Ronny Barboza. Essa entrou pra lista das melhores. 

FIQUE EM PAZ -  Já vou contar logo no início que essa canção será uma das preferidas do público. Com letra reflexiva e espiritual, arranjos contidos até o momento de se revelar e um ritmo agradável - essa é a receita de sucesso dessa faixa. O refrão gruda na mente e quando você menos espera já está cantando. A divisão de vozes nessa canção ficou bem bacana e mesmo tendo a simplicidade como carro chefe, acredito que o quesito espiritual é o que torna essa faixa um grande destaque. Recado pra Musile: Essa merece um clipe viu, fica a dica. 

FALANGE DAS MULHERES - O ritmo e os arranjos nos levam a um cenário de guerra. O bacana é que esse toque de exército lembra uma coisa masculina e elas conseguiram deixá-la com a cara feminina - ficou legal e harmonioso. Mais uma vez tenho que dizer que a repetição de 'bandeira da vitória, me soou meio cansativo e acho que seria mais top com um refrão mais construído. Ah,  a parte que o back pergunta e as cantoras respondem ficou muito bom. Os arranjos estão assim: impecáveis. 

PORÇÃO DOBRADA 5 -  A canção que dá título ao CD veio no estilo forrózinho bem tradicional. Animada e bem construída a faixa cita, embora sem conexão geográfica, os estados do Brasil criando uma dupla interpretação; de que a Porção Dobrada de Deus está sendo derramada no país, mas lembra também que as cantoras, juntas, são chamadas de 'Porção Dobrada' e também percorrem o Brasil todo.

Preciso dizer que inserção do refrão original de 'Porção Dobrada' foi excelente, incrível, adorável e todos os adjetivos que couberem aqui. Rsrsrs eu que nem curto muito o estilo forró Pentecostal tenho que dizer que gostei muito. 

TRABALHO E ADORAÇÃO - Essa canção bem que poderia chamar 'Marta e Maria 2' pois segue o mesmo estilo com diálogo entre as cantoras. O contexto histórico é que é outro. A reflexão sobre o trabalho doméstico e adoração faz uma analogia bem construída reforçando que o importante é a adoração sem desprezar os afazeres. Destaque também para o termo 'com muito louvor' usado no refrão - acredito que desde a canção da Cassiane eu não havia ouvido ninguém cantar essas mesmas palavras. Gostei muito dessa faixa, sem contar que a introdução do pequeno trecho 'veja a glória de Deus aqui nesse lugar' faz a mesma ficar mais legal. Top 

O MESTRE NO COMANDO - Essa foi uma das faixas que mais me encantou pois, mesmo sendo lançada em 2015, parece que estamos ouvindo uma música dos anos 90. O ritmo é bem nostálgico e agradável. A construção da faixa é muito boa e quando chega no refrão a canção anima e os arranjos ganham força. A letra também é bem forte. Simplesmente a cara do Pentecostal que nunca sairá de moda. Essa eu ouvi várias vezes. 

O CLAMOR DE RISPA - O conteúdo bíblico sempre foi um referencial da dupla e nessa canção isso fica muito evidente. Em tom, também, de diálogo temos uma história de fé. O clamor de uma mulher que tinha motivos de sobra para desistir de tudo, mas que foi perseverante e alcançou sua vitória. O refrão histórico, pra mim, foi a melhor parte da canção pois ele aparece em forma de profecia fazendo uma analogia sobre a resposta de Deus para Rispa e que Deus também vai fazer chover vitória pra você. Confesso que os arranjos no refrão me fizeram gostar dessa faixa que também usa algumas palavras com muita repetição. 

GRANDE DEUS - A introdução é de suspense, mas logo revela o refrão com um back vocal bem bacana. Como o próprio título já mostra, a faixa destaca a grandeza desse Deus. O ponto negativo, na minha opinião, vai mais vez para as repetições, achei o refrão pouco explorado e ficou apenas na repetição de 'Grande Deus', mas felizmente a ponte deu um clima mais agradável e Pentecostal - embora não tenha salvado a faixa.

PAI - Uma releitura da passagem do filho pródigo nos leva a sentir o que passou aquele filho que pediu sua parte na herança, saiu para o mundo, mas não encontrou algo que preenchesse seu coração. O tema arrependimento foi bem conduzido. O ritmo do refrão ficou bem organizado e na medida certa para ser agradável. É uma canção reflexiva e bem gostosa de ouvir que vai ganhando força e se revelando bem forte. Curti. 
 
A novidade é que esse single pode ser baixado, de graça, pelo site da Musile. Clique AQUI e baixe.

O AMOR  - O título até sugere uma faixa romântica, mas a letra versa sobre o amor em geral e pode ser referente ao amor de pai, mãe, irmãos, casais, amigos e por aí vai. O tema 'amor' foi construído com arranjos leves e até mesmo um pouco animados. O resultado ficou bem agradável. 'Feliz é quem sabe amar'. 

PASSEIO NA FORNALHA - Eis que tem início um belo Pentecostal, tanto em letra quando em arranjos. A história dos três jovens que não se dobraram ganha essa nova versão que vai te encantar. Eu digo que essa canção tem três fases, a parte do enredo histórico até o momento que os jovens são lançados na fornalha, depois vem a novidade que é o back vocal respondendo as perguntas do rei (ficou top) e a terceira fase é a exaltação ao Senhor destacando que Ele não só passeia pelo fogo, mas Ele é o criador do mesmo. E se a canção por si já seria boa, os arranjos conseguiram melhorar. Essa merece muito replay. 

TUA PETIÇÃO -  Mais uma no estilo animadinho pautado no pedido de Esther e depois faz analogia aos pedidos de quem ouve a faixa. Também voltada ao público feminino essa não faz muito meu estilo, sendo assim não me agradou muito.

VAI MELHORAR - Faixa com arranjos pra cima, rapidinha que, em tom animado e profético, declara vitórias. O estilo até lembra o sertanejo universitário. 

JÁ TENHO A MINHA BENÇÃO - E pra encerrar vem uma faixa que fala sobre agradecimento -  uma boa escolha para finalizar o disco. A letra destaca os momentos difíceis que passamos, mas que depois que a bênção chega é hora de agradecer. 

CONCLUSÃO: O 'Porção Dobrada 5' vem recheado de canções fortes e pautadas na Bíblia. Os arranjos de Ronny Barboza estão sensacionais. Eu, pessoalmente, encaro esse trabalho como um dos mais tradicionais que as irmãs, Vanilda e Célia, já apresentaram. É Vanilda e Célia sando Vanilda e Célia - e quando o CD fica a cara das cantoras é porque o objetivo foi alcançado - É Pentecostal, é leve e agradável. Como eu disse em algumas faixas eu só não gostei de trechos muito repetitivos, pois isso deixa a canção  longa e cansativa. 

Minhas faixas favoritas; 'Fique em Paz', 'O mestre no comando', 'O Céu por Dentro', 'No Tempo', 'Passeio na Fornalha', 'Trabalho e Adoração', 'Porção Dobrada 5'

Tiago Terciotty  l Olhar Pentecostal 
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

8 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
27/10/15 4:28 PM ×

O Mestre no Comando é regravação de Rayanne Vanessa, é uma canção lindissima, mensagem poderosa...

Balas
avatar
admin
27/10/15 7:09 PM ×

Achei lindo e com letras fortes e ungidas todos louvores. Parabéns.

Balas
avatar
admin
28/10/15 3:22 AM ×

Melhor CD da carreira delas,melhor álbum do ano,salvou o 2015 no quesito CD bom,sem falar que a harmonia e sincronismo das cantoras está impecável,indiscutível a beleza da voz da Célia,em um tom vocal,bem agradável,sem exageros e gritos,tornando as musicas bacanas e lindas de se ouvir até o ultimo volume do som,Vanilda vem fazendo uma 2ª voz,perfeita,diga se por sinal,que nesse meio sertanejo seja ele gospel ou secular,uma das mais bem feitas,que se sobressai em todo o tempo,destacando tanto o seu grave e seu agudo,em vários momentos das canções,surpreendente,perfeito,vale muito a pena ouvir,vale mais ainda comprar... #Porcaodobrada5perfeito

Balas
avatar
admin
Anônimo
29/10/15 6:11 AM ×

E o projeto gráfico minha gente, como está?

Balas
avatar
admin
Anônimo
4/11/15 12:16 PM ×

Parabéns pela análise. Com certeza o melhor cd do ano. Porém, prefiro ler a análise quando vocês citam os nomes dos autores da canção, acho que enriquece e nos facilita as comparações de músicas novas com as antigas dos mesmos. Sucesso pra elas

Balas
avatar
admin
Anônimo
6/11/15 4:48 AM ×

Gostei do CD, mas não o considero como sendo o melhor da carreira delas. Prefiro o Porção Dobrada 3.
A voz da Célia está perfeita, mas se sobressai muito em cima da voz da Vanilda, parecendo, inclusive, que esta está fazendo back vocal para aquela. Sinto falta de mais músicas onde Vanilda faz a primeira voz, como na música "Pai"...
Bom, de qualquer forma CD está muito bom! Parabéns à elas!

Carlos - SP

Balas
avatar
admin
10/11/15 5:08 AM ×

quem sao os compositores das musicas pls.

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário