O Espetáculo do mundo Gospel

Mega Congressos. Shows que arrastão multidões. Pregadores do mais alto calibre. Cantores de fama internacional. Apresentações em rede nacional. Recorde de vendas de CD's e DVD's. E o ide de Jesus?

O meio gospel nunca foi tão aclamado e tão caro como nos dias de hoje. As igrejas se tornaram grandes potências e cada denominação parece disputar o título de 'mais poderosa' mostrando templos gigantes, com cadeiras almofadadas, ar condicionado, aquecedor, estrutura de som digital e muito mais. A quantidade membros é quase assustadora e com isso os dízimos e ofertas tornam a igreja muito rica, em alguns casos milionária.

E com tanto dinheiro é bem fácil levar cantores e pregadores famosos que chegam a cobrar 10 mil por uma apresentação. Isso atrai público e lota os 'templos', mas será que esse é o caminho? Igreja lotada é sinônimo de missão cumprida? Fomos chamados para ostentar a igreja que congregamos?

Quando o versículo diz "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa" - isso me faz refletir sobre o termo 'mantimento' porque ao que parece os valores arrecadados conseguem bem mais do que manter a igreja. E quanto aos órfãos, viúvas e mais necessitados? O que a igreja tem feito? Hoje em dia é tão comum ver a mídia noticiar pessoas que passam muita dificuldade e não são essas pessoas que deveriam ser ajudadas? 

De um lado; pastores milionários, jatinhos particulares, mansões e fazendas. Do outro lado; pessoas passando fome e em alguns casos até membros da igreja sem nenhuma condição. Quanto mais rica uma igreja - mais ações sociais ela deveria fazer e quando eu digo isso eu estou falando de ações proporcionais ao rendimento da igreja. Ter uma arrecadações de milhões e destinar uma pequena parcela para fins sociais não é nem justo e muito menos coerente.

Minha crítica vai também para as igrejas que destinam o dinheiro que deveria ser aplicado no amor ao próximo para atrair público com 'artistas' do mundo gospel. Esses 'artistas' cobram e cobram caro. Claro que 'o obreiro é digno do seu salário' e que para manter produções boas o valor também é alto, mas convenhamos que, as vezes, o povo passa dos limites. Tem igreja desembolsando 'horrores' para um cantor e/ou pregador e depois faz campanha para oferecer um natal minimamente digno para missionários que pegam ônibus e andam quilômetros para levar o evangelho - mas como esses não são famosos a 'verba' é bem menor.

Eu sei que muitos dos cantores que cobram caro viram notícia aqui no blog e esse é realmente o nosso trabalho pois eles lançam CDs bons que merecem destaque por causa da música que nos apresentam e é preciso lembrar que só existe cachê caro porque tem igreja disposta a pagar. Outro fato importante a ser destacado é que se criou uma ilusão de que é preciso ter um cantor ou pregador famoso nos congressos para Deus operar. Deus, na verdade, sempre atuou na simplicidade - curou sem se promover, multiplicou de quem não tinha muito a oferecer e sempre enalteceu o amor ao próximo.

Igreja não é palco - igreja não é lugar de ostentação - igreja é hospital de pecadores.

Se a sua igreja tem milhares de membros, ótimo. Se a sua igreja sempre leva cantores e pregadores renomados, ótimo também. Só acho que está na hora da igreja despertar para o real motivo da sua existência que é alcançar os necessitados e formar multiplicadores do evangelho.

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

7 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
15/9/15 8:06 AM ×

Ótimo artigo! Muito Bom Mesmo!

Balas
avatar
admin
15/9/15 11:55 AM ×

Texto excelente!

Parabéns Tiago.

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/9/15 12:15 PM ×

concordo com vcs. mais acho q vcs tambem influenciam e divulgam tanto as estrela gospel.
a midia é a maior culpada.. QUERO VER ESTRELAS COMO DAMARES E TALES IREM NAS FAZENDAS ZONA RURAIS E LUGARES POBRES.. PODEM ATÉ IR MAIS COM UM CACHE ALTO NO BOLSO.. AINDA BEM QUE TEMOS SAMUEL MARIANO QUE AINDA FAZ O IDE DE CRISTO.. PARABENS PELA MATERIA..

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/9/15 3:48 PM ×

Nossa quanta contradição.. Uma hora vcs falam do ide de Cristo, e em outra exaltam cantores e pregadores os colocando nas alturas.. Vai entender!!!

Balas
avatar
admin
15/9/15 7:24 PM ×

ufffff até q enfim
alguém chegou a publicar uma conclusão sobre a igreja dos dias atuas de maneira esplendida.
parabéns.

Balas
avatar
admin
Anônimo
18/9/15 5:10 AM ×

Parabéns pela grande artigo
Seria bom também fazer uma matéria com os cantores que vão por amor a obra (pouco mais tem) como Samuel Mariano, entre outros que cobram justamente e não um absurdo.

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/7/16 2:58 PM ×

Mas já está descrito na bíblia!
Nós fim dos tempo o coração de muitos se esfriariam... dirão onde está o CRISTO???... eu lo ali... eu lo lá... muitos serão enganados... até mesmo os escolhidos.

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário