Olhar Pentecostal analisa o DVD 'O Maior Troféu' de Damares

Hoje vou analisar o DVD 'O Maior Troféu' da cantora Damares que foi gravado em Dezembro de 2014 e recém lançado pela Sony Music - A rapidez na edição e finalização do projeto já é um ponto elogiável para a gravadora. 

Como muitos sabem, eu estive presente na gravação e vou colocar a visão sobre os momentos vividos no dia e também sobre o resultado final apresentado no DVD.

Começamos com 'Maranata' (Jodson / Juliano Rodrigues). A introdução é animadora e inovadora e traz um conceito africano com as batidas dos tambores e quando a música começa nos deparamos com um ritmo gostoso de ouvir e uma letra fácil de aprender. Com isso o DVD começa em alto astral. O ponto negativo é para a falta de imagens com as meninas da coreografia - porque depois da pequena abertura instrumental elas não aparecem mais e olha que elas estavam lá durante toda música.


Na sequência temos 'Todo Olho O Verá' (Moisés Cleyton). A faixa segue na linha da primeira com uma levada mais pop e o tema do arrebatamento. A música é boa e tem um desenvolvimento muito agradável, mas acho que o Melk poderia ter mudado um pouco os arranjos para dar um pegada nova - principalmente com mais bateria.

Agora faremos uma pausa para elogiar o vestido da Damares que arrancou muitos elogios por mostrar uma assembleiana, mas sem perder a elegância da cantora pentecostal do momento.

A terceira faixa apresentada é 'Tô na Estrada' (Anderson Freire) que segue com ritmo animado (até acho que deveriam ter deixado essa pro final). A letra é uma verdadeira inspiração para todo cristão e a faixa, claro, foi cantada em grande coro deixando a mesma ainda mais bela.

Antes de começar 'A Vida Vence' (Jeann / Junior) Damares fala sobre sua visita à terra santa e os momentos incríveis que viveu lá e assim ela declara o poder de Jesus sobre a morte. O começo dessa canção retrata algo que acontece em praticamente todos os DVD's (do gospel ao secular) que é uma base gravada em estúdio. Percebam que a introdução da faixa é idêntica ao play back da mesma até com o eco no final. Aliás o uso de pré gravações também fica evidenciado nos momentos em que Damares canta pequenos trechos pós-canção pois vemos que o som dos Back vocais não sai e a quantidade de instrumentos no palco é inferior a quantidade de instrumentos que ouve. Por isso fica essa 'revelação' para quem pensa que tudo é ao vivo mesmo.

'Alto Preço' (Anderson Freire) vem na sequência com uma letra mais reflexiva e profunda falando sobre o preço pago para morar no céu. é uma canção boa, mas particularmente não me empolga.

'Você mais Deus' (Moisés Cleyton) - Essa é uma das minhas favoritas - tanto pela letra, melodia e arranjos. Tudo é muito bom nessa canção que traz uma letra de refrigério e ânimo e mais do que isso - é um verdadeiro despertamento da fé. Essa foi cantada em grande coro e merece replay - Eu simplesmente curto muito essa faixa.

Em seguida acompanhamos a apresentação de 'Pode ser Hoje' (Tãngela Vieira) que retoma o arrebatamento como foco principal. Essa também entra para o ranking das melhores canções do DVD tanto pela letra quanto pela interpretação da cantora. Foi um momento de muita unção acompanhar a gravação dessa faixa que trata especialmente do despertamento da igreja para o soar da trombeta, destacando que esse pode ser nosso último dia aqui na terra.

Aqui fazemos mais uma pausa para elogiar a captura de imagens. O trabalho dos operadores de câmera ficou excelente dando um brilho a mais para essa super produção que ainda contou com painas de led e muita luz, Realmente a parte de palco, luz e câmeras ficou incrível. Parabéns a todos envolvidos.

Seguimos com a canção 'Sou Teu Deus' (Moisés Cleyton) que apresenta uma faixa bem introspectiva e emocionante. Cantada em primeira pessoa como se fosse Deus conversando com seu filho - a canção destaca o amor de Deus e lembra que Ele nunca nos abandona. Uma mensagem forte e impactante. Gostei muito.

Na sequência é apresentado um Medley com as canções (Diamante, Sacrifício e Adoração, Na Mesa do Rei, Consolador, Um novo Vencedor, Derrama Shekináh) - Os trechos ficaram bem bacanas, mas é de se notar que entraram no Medley apenas canções lançadas no CD 'Diamante' e o que muitos esperavam não aconteceu; em nenhum momento é cantado nada que remeta a canção 'Sabor de Mel' que foi o grande hit da cantora. Muita gente sentiu falta disso.

Com um novo vestido, Damares retorna ao palco para cantar 'Essência da Adoração' (Mateus / Marcos). A faixa por si só já é um sucesso - no DVD ela ficou ainda mais encantadora por conta da estrutura de luz que refletia em um globo colocado em um ponto superior do palco. Com letra comovente e inspiradora essa canção emocionou muita gente no dia da gravação e garanto que essa emoção também é repassada através do vídeo.

Em seguida é apresentada a canção 'A Dracma e seu Dono' (Anderson Freire) com participação de Thalles Roberto. Como grande sucesso que é a canção foi simplesmente impecável mostrando um belo dueto entre os cantores e uma boa participação do público.

E é chegado o momento de cantar a faixa que é título do CD e DVD. 'O Maior Troféu' (Tony Ricardo) é a construção de uma nova fase no ministério da cantora Damares. Declarando que o maior troféu é morar no céu, o momento dessa gravação realmente trouxe o céu para aquele ambiente. O público presente se transformou em um grande coral e entoou junto da cantora essa faixa que mexe como todos que a ouvem. Foi um dos momentos mais especiais do DVD que ainda contou com pequenas ministrações da cantora. Simplesmente show.

A segunda participação especial da noite ficou por conta de Caio Mesquita que fez uma introdução bem bacana na mundialmente conhecida 'Agnus Dei' (Michael W. Smith). Depois disso Damares retorna ao palco e canta essa canção que ela sempre teve vontade de cantar.

'A Oração de Jabes' vem na sequência retomando o estilo pop pentecostal reflexivo, mostrando que assim como Jabes, nós também podemos orar e que Deus está sempre disposto a nos atender.

'Até Chegar em Sião' (Dj Alpiste / Clóvis Pinho / Asaph Hernandes) foi outra canção escolhida para ser regravada e essa contou com a presença do grupo de dança da igreja Renascer. Embora fuja do pentecostal, temos que concordar que ficou bacana o resultado final.

Chegando nos momentos finais da gravação temos a honra de ouvir 'Sonhe' (Anderson Lima / Tony da Mata) que basicamente nos ensina a sonhar como José sonhou porque nosso Deus é capaz de realizar nossos sonhos. É uma faixa muito boa que merece ser reouvida muitas vezes.

'Adorador' (Nice Matos) foi uma das mais esperadas porque traz em seu conjunto uma letra forte, com direito e declamação e pontos de impacto e também de leveza - simplesmente uma canção encantadora que encaixou perfeitamente nesse momento do CD.

Para finalizar, Damares e o back cantam 'Celebrando a Vida' (Anderson Freire / André Freire / Dedé de Jesus) que encerra o trabalho com um ritmo alegre e em tom de agradecimento pelas bençãos recebidas.

Além de tudo que foi gravado, o DVD apresenta nos 'Extras' um vídeo no formado de curto documentário uma mensagem da cantora sobre caminhar com Deus e nosso foco enquanto cristãos = é uma mensagem bem bacana.

CONCLUSÃO:

É um trabalho visual muito bonito que merece muitos elogios e vamos começar elogiando a parte técnica que deu origem a um palco muito bonito, sem contar nos painéis de led, luzes e câmeras por todos os lados. Quanto aos vestidos da Damares - destaque para o primeiro que ficou muito bom. E se o assunto foi interpretação a cantora Damares merce ainda mais elogios - cantou muito e mesmo tendo que refazer algumas vezes ela nunca desanimou e mostrou beleza vocal do começo ao fim - sem contar na unção da cantora que era transmitida através das canções e das palavras.

Claro que a capa deixou a desejar, mas o bom é que o conteúdo se supera. Quanto ao repertório eu achei que ficou muito bom, mas destaco que, na minha opinião, deveria ter entrado pelo menos uma canção inédita pentecostal - uma vez que o CD 'O Maior Troféu' foi lançado em 2013 e de lá pra cá não temos canções novas da Damares. As regravações e a música inédita 'Maranata' são boas, mas não o suficiente para se tornarem sucessos. Alem disso destaco a falta de um forró - poderiam ter incluído o 'Davi ou Mical' porque todo trabalho pentecostal merece um forró não é verdade?

No mais, posso encerrar dizendo que esse é um trabalho que deve ser visto como exemplo para outros cantores e gravadoras do meio gospel.Precisamos de mais trabalhos dessa natureza.

 Melhores canções: 'O Maior Troféu', 'A Dracma e Seu Dono', 'Você mais Deus', 'Tô Na Estrada', 'Pode ser Hoje', 'Todo Olho o Verá', 'Maranata', 'Adordor'.

Se fosse para da uma nota eu daria 9,0. E você, o que achou desse DVD? Dê sua opinião.

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

21 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
12/5/15 1:29 PM ×

Desculpem-me, o DVD pode até ter ficado muito bom como foi falado na análise feita, mas achei uma coisa muito errada: esse palco, tudo isso foi feito em uma igreja, lugar onde não se pode cobrar ingressos para entrar e nem transformar o altar de Deus em palcos de shows, na minha opinião mesmo sendo gospel/evangélico isso não deveria acontecer. Mas que Deus nos ajude e abençoe a todos. Parabéns pela análise! A Paz do Senhor.

Balas
avatar
admin
Anônimo
12/5/15 6:33 PM ×

Quer fazer show, cobrar ingressos, alugue uma casa de show e assim o faça. Li relatos de quem foi para o evento, esperou horas em uma fila, foi mal atendido pelos seguranças entre outras coisas. O que mais se ver durante o show são pessoas com o celular querendo gravar o grande evento da sua "diva gospel"; sem falar que o local é uma igreja casa de Deus, lugar de adoração exclusiva a Deus. Não sei onde a Damares estava com a cabeça para aceitar uma coisa desta. Não vi relatos, nem nessa análise feita pelo administrador da página que foi para o evento, sobre quantas vidas aceitaram a Cristo, sera que quem foi se preocupou em chamar e levar pelo menos uma pessoa que não era evangélica; será que foi feito o convite naquela noite para as pessoas aceitarem Jesus. Meu Deus o que se tornou nossos cultos, nossa adoração? Se tornou em espetáculos, festas grandiosas com luzes, bailarinos, dançarinos? Os verdadeiros adoradores, adoram em espirito e em verdade! Eu não compro esse DVD. Que Deus me perdoe e tenha misericórdia de mim se eu estiver errada! Oremos, Jesus está voltando!

Balas
avatar
admin
Anônimo
12/5/15 6:52 PM ×

Quem era Damares? Confesso que estou um pouco decepcionada, por ela ser uma assembleiana, filha e esposa de Pastor. Mas Jesus é bom! Devemos olhar para Ele que é o autor e consumador da nossa fé. Tudo acontece com a permissão de Deus, que conhece o profundo e o escondido, esquadrinha o nosso andar e conhece os nossos pensamentos. Que Deus nos ajude a chegar no céu e receber o nosso galardão segundo as nossas obras. Parabéns pelo espetáculo Damares. A Paz do Senhor Jesus.

Balas
avatar
admin
Anônimo
13/5/15 5:54 AM ×

gosto é gosto.. minha musica preferida no Cd é Alto Preço. Quanto ao comentario do anonimo acima, so digo que concordo contigo, mas, se olharmos por esse ponto de vista, vamos todos sair da igreja, pois, nao se tem mais essa preocupacao em seguir o evangelho como ele deve ser seguido, basta se auto rotular como cristap e pronto. Acabou.. ja era.

Balas
avatar
admin
Anônimo
13/5/15 8:08 AM ×

A anônima de cima disse tudo. Templo é templo. Não sou contra show gospel, mas quer fazer show faça num lugar apropriado, ou seja, em uma casa de show. Falando do dvd eu já assisti e digo, profissionalmente e espiritualmente falando o gravado em São Sebastião ficou muito melhor. Principalmente falando da cantora que ministrou com muito mais autoridade e unção no DVD de São Sebastião. Acho que a cantora deveria lançar outros cds inéditos antes de gravar dvd afinal fica tão cansativo ouvir as mesmas canções tão recentemente cantadas no cd O maior troféu. Por fim, a qualidade do trabalho é indiscutível afinal pra Sony Damares é Damares sinal de muitas cifras R$ R$ R$ R$. #MinhaOpinião

Tiago Scorza- Guarulhos SP

Balas
avatar
admin
Anônimo
13/5/15 12:50 PM ×

Faça a analise do DVD Andréa Fontes Deus Surpreende

Balas
avatar
admin
Anônimo
13/5/15 1:32 PM ×

Já postaram a análise do DVD da Damares e nada ainda da análise do CD da Mara Lima. Só não sei o porque, sendo que o da Mara Lima foi lançado bem antes.

Balas
avatar
admin
Anônimo
13/5/15 2:04 PM ×

Rsrs.. Gostei da Analise Verdadeiramente esse DVD é de peso ! rs

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/5/15 4:47 AM ×

Romanos 12. 2: Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/5/15 7:22 AM ×

Por que Damares dá mais Ibope!! É sempre assim. AFF, Damares está enjuando. Oremos.

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/5/15 11:42 PM ×

Ainda Sonho com a Ánalise do CD Vai Tudo Bem de Lydia Moisés que foi o melhor CD Pop/Pentecostal do Ano!

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/5/15 5:23 AM ×

Damares e seus acessores fazendo da Casa de Deus, uma casa de show e espetáculos. Cobrando ingressos para as pessoas entrarem no templo. Comercializando de certa forma o nome de Jesus. Será que ela está esquecendo do que foi dito: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina" 1 Timóteo 4.16. Não sou totalmente contra show gospel, nem por ingressos serem cobrados, mas que seja no local apropriado. Quer gravar DVD em igreja pra mim tem que ser acesso livre, gratuito, como um culto festivo normal. Jesus tenha de misericórdia, vigia povo!

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/5/15 6:19 AM ×

A minha preferida do cd é Alto Preço também!!!
Não sei porque fez tão pouco caso em comentar sobre essa música, achei muito linda a mensagem dela antes de cantar essa música. O que eu acho que não me empolga é o Adorador e achei bem desnecessária a entrada dessa pro DVD antes ter sido Temporal de Poder que fez bastante falta.
Mas o Alto Preço é maravilhoso, letra linda, forte e impactante!!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/5/15 11:10 AM ×

Cassiane já fez show gospel nos 25 anos dentro da igreja também,mas falando no DVD,perfeito,muito bom,mas tudo demais enjoa,Cassiane enjoou,Damares ta enjoando,mas ainda é a maior representante da musica pentecostal!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/5/15 12:43 PM ×

Cassiane esta errada do mesmo jeito que a Damares. Casa de Deus não é lugar para show gospel! Aff

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/5/15 1:34 PM ×

Faça a analise do DVD Deus Surpreende Andréa Fontes ela merece. Gostei da analise parabéns.

Balas
avatar
admin
18/5/15 7:08 PM ×

Sinceramente, eu esperava mais desse DVD e concordo com o comentário dai de cima, o DVD ao vivo em São Sebastião tá muito melhor, mais unção, mais espontaniedade, tem hrs nesse DVD que parece que Damares nem sabe o que falar, fica aquela coisa artificial, Deus me perdoe. Na minha opinião Damares está deixando o pentecostal de lado pra agradar o "público" dela e gravando hinos enjoativos que não agradam tanto quanto agradavam os antigos, e concordando com o outro comentário acima, assim como Cassiane enjoou, Damares tá pelo msm caminho, gosto dela, mas a vdd tem que ser dita e quanto ao DVD faltou forró, faltou a participação da Rose ex-catadora de lixo nos extras do DVD e faltou bem mais conteúdo no extras, um DVD tão bem estruturado só ter um bônus de 6 minutos, muito fraco!.
PS.: Cassiane gravou o DVD 25 anos na igreja mas não cobrou ingresso.

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/5/15 4:16 PM ×

Na boa posso ta enganado mas n me lembro de ter visto analise de dvd, so por que e essa Damares, esses dvds cansam, ate os cds dela enjoando ja, acho isso uma babação, cd lindo como o Herois da Fe que merecia uma analise e ate hoje nada...fala serio

Balas
avatar
admin
Anônimo
22/5/15 8:16 AM ×

o dvd dela anterior ta muiiiiiiiiiiito mais impactante, esse dvd novo axei muito sem graça!

Balas
avatar
admin
Anônimo
27/5/15 5:13 AM ×

O DVD anterior da Damares pra mim foi o melhor DVD pentecostal que já vi,esse esta tudo muito perfeito,mas não tão bom quanto o anterior.

Balas
avatar
admin
Anônimo
29/12/15 11:04 AM ×

Ela esta certa,tem q cobrar msm. O povo acha q o palco,a cantora,a iluminação, os backs tudo em geral é de graça é? Eu acho melhor é cada um focar em seu ministério e parar de criticar. Presta atenção nas músicas obras de deus e esquece o resto. Amo as músicas dela, e o show foi muito bom. Tem gente q paga 1000 reais pra ver luan Santana e no show gospel quer ir de graça? Me deixe viu. Vigiiiia povo,Jesus ta voltando!

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário