Olhar Pentecostal analisa 'Santificação' de Elaine Martins

O mais recente lançamento da cantora Elaine Martins foi escolhido pelo público do Olhar Pentecostal, através de enquete para ser analisado. 'Santificação' é o primeiro CD da cantora pela MK Music que acertou e muito na contratação - o CD já é um grande sucesso e agora cada faixa desse trabalho será analisada, confira:

Santificação (Gislaine e Mylena): A faixa já começa forte mostrando a que veio, com bateria em destaque e uma pegada bem pentecostal. A primeira estrofe já chega com levadas de guitarras e um back que deu um brilho incrível para a canção ao ser bem explorado. O tema 'Arrebatamento' caiu muito bem na voz de Elaine, sem contar que essa canção é um resgate a esse tema tão importante. A letra é outro destaque por ser direta e profunda. Sem dúvidas uma das canções mais pentecostais dos últimos anos. Arrepiante é a palavra que uso para descrever essa faixa que já é sucesso em grupos de louvor em todo Brasil.

Aproveite e confira o clipe dessa canção:

Últimos Dias (Samuel Mariano): E para aqueles que sentiam falta de canções sobre o arrebatamento eis que a segunda faixa do CD vem com no mesmo tema e com uma letra ainda mais exortadora e verdadeira. A primeira estrofe vem em tom de despertamento, melodia e desenvolvimento ficaram excelentes. 

O refrão lembra canções antigas com coro quase que simétrico e bem distribuído. Mais uma bela canção altamente pentecostal. Aliás, as canções de Elaine tem aquele estilo de faixas que só devem ser cantadas por quem tem unção, pois são letras fortes e proféticas.

Colhendo Frutos (Denner de Souza e Adriano Barreto): Essa canção nos conquista pela letra que é basicamente um poema rebuscado com tom reflexivo. A faixa versa sobre os planos de Deus e a colheita dos sonhos dEle para cada um de nós. A canção é boa, mas acredito que poderiam ter aproveitado ela com arranjos mais suaves para manter o estilo reflexivo e até mesmo para dar uma diferenciada das demais faixas que já estão recheadas de arranjos fortes.

O Preço da Chamada (Samuel Mariano): Com uma letra muito boa, essa canção destaca que quem tem chamada nem sempre habita em palácios e passa por grandes dificuldades para sentir de perto o cuidado de Deus. A letra ressalta basicamente que quem tem chamada não deve desiste diante das adversidades.

Celebração (Sérgio Marques): Como toda cantora pentecostal Elaine também não deixou de gravar o famoso 'forrózinho' que nessa canção fala sobre as promessas de Deus e a fidelidade dEle para com os seus. Destaque para os arranjos e interpretação.

Indestrutível (Fabiana): 'Quem for tolo o suficiente tente atingir um crente' é com essa frase que a canção tem início e daí por diante a cantora lembra a história de Davi que teve fé na sua vitória, se tornando indestrutível com Deus. O refrão é bem bacana e o back mais uma vez ganha seu lugar de destaque. A grande mensagem dessa faixa é que ao confiar em Deus e usando as armas da fé a igreja é indestrutível. Gostei muito.

Ouve Senhor (Ana Paula Valadão): Elaine apresenta uma nova versão dessa canção que já havia sido gravada pelo Diante do Trono e ao ouví-la realmente vemos que a música gospel se adapta aos mais variados estilos porque ficou muito bom na voz e no estilo de Elaine Martins. A letra é uma oração dedicada a Deus pedindo proteção e refrigério e na segunda estrofe a faixa mostra como seria o próprio Deus falando com seu filho destacando a força dEle e a mão estendida para aqueles que Ele ama e cuida.

Deus Indecifrável (Samuel Santos): A versão apresentada é um resgate de canções escritas por Daniel e Samuel em CDs de outras pentecostais (fica a dica para outras cantoras também voltarem a gravar Daniel e Samuel). A letra destaca o poder e excelência de Deus. Com refrão bem elaborado e uma ponte bem bacana essa faixa ganha destaque como uma das melhores do disco. O interessando da faixa é ver que ela se mostra pautada na adoração. 

Escudo e Espada (Tony Ricardo): O tema 'exército de Deus' vem com tudo nessa faixa que chega ao refrão para enaltecer a Deus pelo seu poder. A letra também é uma injeção de ânimo para que os servos de Deus não desistam diante das provas. Embora considere o refrão sem o brilho que merecia ter confesso ter gostado da parte que diz "Atribulados mas não angustiados. Perplexos mas não desanimados. Perseguidos mas não desamparados. Abatidos mas não destruídos. Tudo posso Naquele que me fortalece. Meu Refúgio, meu Escudo, meu Protetor. Ele ferirá os pés do nosso adversário. E em Seu nome faremos proezas"

Jeremias (Eraldo Taylor): A faixa tem letra, melodia e estilo bem pentecostal e destaca a história de Jeremias mostrando que assim com ele não devemos temer e nem nos achamarmos fracos pois Deus está ao nosso lado para nos guiar. Contudo mesmo tendo um bom desenvolvimento não temos um refrão de destaque, por isso lamento dizer que eu espera mais dessa faixa - parece que faltou algo.

Mestre (Josué Teodoro): Elaine conseguiu autorização para regravar essa que é uma canção épica da música gospel brasileira gravada originalmente por Cristina Mel. Ao ouvir essa faixa percebo que Elaine e o produtor Ronny Barboza perderam a oportunidade de fazer essa regravação ser tão memorável quanto a original. Os arranjos perderam a sutileza e ficaram muito carregados, o back também fez muitas firulas, ou seja, a original dos anos 90 ainda é superior.

Unidos pela Palavra (Elaine Martins): Canção romântica com ar pentecostal , assim pode ser descrita essa faixa. Na minha opinião faltou romantismo nos arranjos e na melodia.

#CONCLUSÃO:

Elaine Martins conseguiu apresentar o CD mais pentecostal do ano com letras rebuscadas na bíblia e com o resgate do tema 'arrebatamento'. Os arranjos ficaram bem fortes e o back vocal deu um show. Embora tenha apenas três canções inéditas o CD ainda sim pode ser considerado de alto padrão porque Elaine conseguiu dar cara nova para cada faixa regravada e, além disso, Elaine conseguiu transmitir algo que é bem particular dentro da música gospel; unção e isso ela tem de sobra.

'Santificação' foi uma grata surpresa para o meio gospel e suas canções já estão sendo cantadas em todo Brasil. Acredito que essa CD coloque a cantora, de vez, entre os grandes nomes do pentecostal brasileiro.

Na minha opinião o top 5 desse CD é feito com as seguintes canções:

Santificação, Últimos Dias, Deus Indecifrável, Indestrutível e Colhendo Frutos.

E você, já ouviu o CD completo? Compartilhe conosco sua opinião.

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

10 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
16/10/14 2:56 PM ×

cd muito bom mesmo, lembrando que Indestrutivel é bem melhor na versao de Marcelo Dias & Fabiana e o chamado de jeremias é muito bom com lilia paz tbm

Balas
avatar
admin
Anônimo
16/10/14 2:56 PM ×

Por favor faça a analise do novo cd da lydia moises e da Bruna karla

Balas
avatar
admin
Natã Jr
16/10/14 6:49 PM ×

Muito bom o cd da Elaine, foi um dos mais pentecostais esse ano, pelo menos até agora! Ah... tbm espero a análise do cd da Lydia e do cd da Amanda, pois tbm ficaram muito bons... Só estão saindo cds bons esse ano!

Balas
avatar
admin
Anônimo
17/10/14 12:01 PM ×

Tiago, ótima análise! Meus parabéns :)

Queremos análise do CD "Como Águia - Bruna Karla". Obrigado. :-bd

Balas
avatar
admin
Anônimo
17/10/14 4:22 PM ×

Façam uma ánalise do CD "Vai Tudo Bem" de Lydia Moisés!

Balas
avatar
admin
Anônimo
17/10/14 4:47 PM ×

Achei rázoavel o CD! não estar ruim mais tanbém ñ estar tão lindo quanto falam não! mas destaco aqui as canções "Santificação" "Colhendo Frutos" e "Ultimos Dias"

Balas
avatar
admin
Anônimo
17/10/14 7:33 PM ×

Prefiro "indestrutível" na voz de Marcelo e Fabiana.

Balas
avatar
admin
Anônimo
21/10/14 6:52 PM ×

O Top 5 Do CD Se Resume Pra Mim Com Os Hinos: "Santificação", "Últimos Dias", "Ouve Senhor", "Jeremias" & "Unidos Pela Palavra"!!
Ah E Thiago Por Favor Faz A Análise Do #ComoÁguia Da Bruninha!!!

Balas
avatar
admin
27/10/14 10:11 AM ×

Muito Bom! Por favor faz a analise do novo cd Da Amanda Ferrari

Balas
avatar
admin
Anônimo
5/1/15 11:20 AM ×

Gostei do CD, mas a música OUVE SENHOR, ela interpreta como maestria, realmente parece que ela está conversando face a face com Deus. Tudo perfeito, o Back, arranjo, perfeito, amo essa canção, todo dia ouço, nem que seja antes de dormir.

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário