Olhar Pentecostal analisa 'Na Tua Vontade' de Vanilda Bordieri

O novo CD da cantora Vanilda Bordieri se tornou a grata surpresa do ano. 'Na Tua Vontade' veio para resgatar o pentecostal que o público gosta de ouvir e cantar. A junção de boas canções, com boa interpretação, participações especiais e arranjos bem elaborados faz desse um dos melhores trabalhos da cantora.

Sem perder tempo vamos agora para a análise desse CD:

A Minha descendência (Vanilda Bordieri e Leandro Borges):
Cantada em primeira pessoa, essa canção é apresentada em tom profético declarando que a fidelidade com Deus fará com que as bênçãos sobre a sua vida sejam vistas e refletida na sua descendência.


A faixa tem uma boa desenvoltura e conta com bons arranjos, porém contidos, sem firulas e nem exageros. Embora tenha uma beleza particular essa canção não entra para a lista das melhores por ser, na minha opinião, mediana demais para o nível pentecostal que sempre esperamos de Vanilda Bordieri.


Viverei Milagres (Felipe Farkas):
A faixa já se tornou o principal single do disco e tem cumprido muito bem essa missão. A letra destaca duas histórias bíblicas e ressalta que o milagre aconteceu com aqueles que usaram a fé e usa no refrão a fé para declarar que 'viverei milagres'. Essa canção conta com a participação da cantora Bruna Paula e o dueto ficou muito bom.


Logo de início a canção apresenta o refrão e mostra que algo forte esta por vir. Eu vejo que a canção tem uma boa estrutura, mas é a partir da segunda estrofe que a mesma mostra sua verdadeira identidade, além de mostrar mais autoridade nas vozes das cantoras.


Tecnicamente a canção já seria boa, porém sem algo expressamente marcante, se ela encerrasse com duas estrofes e o coro, mas a parte final faz dessa uma faixa impactante e memorável. A inserção do trecho 'seja curado, seja renovado' alcança o ápice do estilo pentecostal e ainda é cantado com autoridade e em tom profético. Não há como não se arrepiar, é claro que a unção de quem canta faz toda diferença. Essa é uma ótima faixa para conjuntos de jovens - regentes não percam tempo.

Na Tua Vontade (Nikolas Ribeiro):
Embora fuja daquele estilo altamente pentecostal (do fogo,rs) que estamos acostumados a ouvir quando se trata de Vanilda, acredito que a canção que da título ao CD tem sua beleza por ser cantada em forma de oração. A mesma traz uma grande e difícil missão: vencer nosso egoísmo e acreditar nos sonhos que Deus tem pra nós.


O refrão é muito bom e os arranjos vocais da cantora no meio da faixa também ficaram bons. O back vocal e os arranjos ganham força da metade para o final e tornam a faixa mais marcante. 'Na Tua Vontade' tem tudo para se tornar a oração de muitas pessoas.

Coral das Mulheres (Vanilda Bordieri):
Já começo dizendo que assim como aconteceu com 'milhares de mulheres' essa é uma canção que estará nos principais círculos de oração por todo Brasil. A melodia é boa e os estrofes exploram as vozes de 11 mulheres que cantam juntamente com Vanilda. A inserção do trecho 'Deus está aqui' conseguiu dar um brilho ainda maior para a canção. 


As mulheres que mostram suas vozes nessa faixa são: Kézia Oliveira (Belém/PA), Fernanda Souza (Lorena/SP), Victória Nascimento (Goiânia/GO), Helen Cristina (Itamonte/MG), Jamile Ávila (Carapicuíba/SP), Cinthya Farias (São Paulo/SP), Wanessa Venâncio (Pindamonhangaba/SP), Kesia Mara (Marialva/PR), Simone Barboza (Itu/SP), Sara Dantas (Pauini/AM) e Alice Zillá (Guarulhos/SP).

Respeita (Vanilda Bordieri e Leandro Borges):
A faixa é reflexiva e destaca a necessidade que temos de respeitar quem está lutando para chegar onde já chegamos. Costumo dizer que essa faixa é um choque de realidade para quebra de orgulho. Deus te colocou onde você está e a bênção que Ele te deu foi para abençoar e mesmo que você não acredite no sonho do seu irmão, ao menos o respeite. Não a considero uma faixa para conjuntos, acredito que seja mais para reflexão.

Descanso em Ti
(Leandro Borges):
Acredito que essa faixa vá direto para a lista das melhores do disco pois tem todos elementos para ser hit: letra boa, melodia que gruda na mente e back equilibrado que vai ganhando força com os arranjos.


Essa é mais uma boa canção para conjuntos e destaca o poder e a magnitude de Deus. Na minha opinião a faixa só não ficou mais top porque a ponte (trecho inserido no final) ficou muito razoável e poderia ter sido aproveitado com um arranjo mais pesado e com back ainda mais forte. Merece muitos replays.

Os sete mil (Moises Cleyton):
A faixa relata a história dos sete mil que permaneceram fiéis e não se renderam diante das ofertas e depois contextualiza a passagem declarando que 'eu sou um dos sete mil' que confiam nas promessas e querem ver o mover de Deus sobre o nosso país.


A faixa conta com a participação de Moisés Cleyton e tem seu destaque principalmente pelos arranjos e pelo perfeito encaixe das vozes dos cantores. Essa canção tem cara de música para encerramento de congressos em clima de comunhão.

Não serei capaz (Vanilda Bordieri):
Essa é mais uma canção cantada em forma de oração onde a cantora declara nossa fraqueza diante de Deus e como somos dependentes d'Ele. A letra esta boa e a cantora mostrou que também alcança notas bem altas, mas tirando isso me parece que faltou algo, sem contar que em alguns momentos a faixa está contida e em outros ela está muito carregada - me cansou um pouco ouvir a faixa inteira.

O que é isso ? (Leandro Borges):
A sacada de abordar esse tema já é algo pra lá de elogiável. Ver muitos cristãos que só sabem criticar ao invés de participar da bênção é algo infelizmente comum em nosso tempo. 


As estrofes com perguntas e respostas ficaram excelentes e o refrão trouxe o pedido de liberdade para a adoração pessoal. Com arranjos fortes e bem distribuídos essa faixa vai direto para a lista das melhores do CD e tem tudo para ser um grande sucesso em todas as igrejas. Vemos que a dobradinha que começou no CD do Leandro com a canção 'Cresça' tem dado muito certo.

Deus vai fazer (Vanilda Bordieri):
Essa canção já chega chegando. O refrão é apresentado logo de cara e também é logo de cara que a emoção, a reflexão e a fé entram em ação. Declarando que Deus vai fazer aquilo que você não pode fazer, Vanilda canta e nos ensina que Deus está do nosso lado, desejando o nosso melhor e sempre pronto para agir diante das nossas limitações.


Essa faixa é altamente recomendada para ser ouvida quando tudo parecer impossível. Difícil é conter as lágrimas. Achei profunda e especial. Os arranjos ficaram muito bons, o back comportado deu a sutileza necessária. Merece replays.

2 Timóteo 3 (Vanilda Bordieri):
A letra e os arranjos dão o tom sério desse tema pesado, destacando o que a bíblia diz sobre os maus dias que viveríamos na terra. Em tom de revelação e despertamento a faixa exorta e ainda ressalta que mesmo nos dias maus não se acabarão os que permanecem fiéis vivendo em adoração. Embora tenha uma letra verdadeira e de certo modo até chocante, receio em dizer que a faixa não me agradou no refrão que ficou extenso e com muitas repetições de algumas frases.

Os doze (André Buenno):
Eis que tem início uma boa música pentecostal que te agradar os amantes desse estilo. O enredo apresenta uma versão inovadora que mescla a traição de Judas, a vitória sobre a cruz e a fidelidade dos discípulos que viram Jesus ressuscitado e depois apresenta a igreja no mesmo contexto dos discípulos que permaneceram fiéis.


A melodia é muito boa e algumas partes arrepiam ao unirem a letra, o back e arranjos mais fortes como em 'doze homens naquela mesa' e também na parte 'porém os 11 viram ressuscitado o filho de Deus'. 
Quando a faixa chega na parte 'mas a igreja adora em fidelidade...' a canção se torna ainda mais forte.

No conjunto total da obra essa foi uma das que mais gostei. Os arranjos ficaram surpreendentes e já a considero essa a melhor composição de André Buenno.
E como a letra fala de Jesus e os discípulos muita gente já lembra do culto de santa ceia. Eu, particularmente, gostaria que as pessoas destematizassem canções sobre a cruz e a cantassem em qualquer oportunidade - acredito que esse assunto deve ser difundido a todo momento.
 
Que som é esse? (Claudio Louvor):
A faixa começa parecendo que será apenas mais uma, mas de repente Vanilda faz uma introdução destacando que o tema central será o muro de Jericó, a partir deste momento os instrumentos de sopro ganham notoriedade, criando uma analogia mais 
do que aceitável uma vez que foi por som de trombetas que a muralha veio ao chão.

A faixa tem um desenvolvimento elogiável pois conta a história de forma rápida e direta. A melodia e os arranjos nos fazem lembrar canções antigas do pentecostal tradicional e também é a cara do círculo de oração.

A segunda parte da faixa traz o contexto bíblico para nossa atualidade, ressaltando a vitória daquele que serve a Deus. O interessante é que a inserção do termo 'hahahaha' que poderia deixar a faixa com um tom infantil conseguiu efeito contrário e se tornou o diferencial da mesma. Gostei. O produtor Ronny Barboza fez um excelente trabalho nessa faixa. Parabéns!

Falando em Milagres (Vanilda Bordieri e Rogério jr.):
Já começo dizendo que amei essa canção. Forte, impactante e emocionante.
Primeiro que a sacada de imaginar um diálogo entre a mulher do fluxo de sangue com a filha de Jairo foi algo incrível. Quando a faixa traz a ideia do duplo milagre para nossa realidade a emoção toma conta e ressalta que o milagre vai marcar a nossa história. A faixa ganha força e vai arrepiando até o final do refrão declarando que alguns tocam em Jesus enquanto Ele toca em outros liberando milagres para todos.


Ronny arrasou nos arranjos e deixou a faixa marcante sem ficar cansativa.
Acho tão boa que na minha opinião essa faixa poderia chegar tranquilamente nos sete minutos de duração resgatando o trecho 'é assim do mesmo jeito, é aqui hoje' que eu não acharia nenhum pouco ruim. Ouvi essa faixa várias vezes seguidas.

Em festa (Vanilda Bordieri):
Faixa animada, pra cima e com clima de comunhão. Com arranjos e melodia alegres essa faixa quebra o clima da seriedade e apresenta algo mais descontraído.
A faixa versa sobre adoração e declara que a festa é de Deus. É uma boa canção e tem muito cara de música para abertura de DVD (fica a dica Musile,rs).

Força do Amor
(Vanilda Bordieri):
Primeira canção romântica do ministério de Vanilda Bordieri. A faixa é leve e profunda, mostrando o lado mais singelo de um sentimento recíproco. Uma canção que já se tornou trilha sonora de muitos amores. Viva o amor...

CONCLUSÃO:
Na Tua Vontade é um CD que criou as mais diversas expectativas. Ressalto como grande trunfo o fato do conteúdo ser infinitamente superior a capa e o encarte que ficaram na simplicidade. 

O conteúdo, por sua vez, mostrou um dos repertórios mais pentecostais do ministério de Vanilda Bordieri desde o CD 'Som do Meu Povo'. Os temas bíblicos e o desenvolvimento de cada canção foram excelentes, sem contar nos arranjos - Ronny Barboza tem feito um grande trabalho e tem conseguido uma evolução encantadora em suas produções.

Em comparação aos CDs de Vanilda lançados pela Musile (Aliança) já considero esse o melhor de todos. Acredito que 'Na Tua Vontade' já chega para marcar o ano como um dos, senão, o melhor pentecostal de 2014.

Na minha opinião as 5 melhores canções do CD são:
'Descanso em Ti', 'Viverei Milagres', 'O que é isso?', 'Falando em Milagres' e 'Os Doze'.

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

23 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
11/9/14 7:00 PM ×

Valeu a pena toda expectativa, o CD superou todos os outros... Parabéns a Vanilda Bordieri, o cd foi da vontade de Deus!

Balas
avatar
admin
Anônimo
12/9/14 4:40 AM ×

Falando em Milagres tem cara de single, não? Tem meio que o peso que teve Dois Ungidos

Balas
avatar
admin
12/9/14 5:20 AM ×

Realmente esse cd ta muito lindo... parabens pelo analise Tiago..

Balas
avatar
admin
Anônimo
13/9/14 12:57 PM ×

Façam uma analise do CD A Volta por cima da Flordelis!

Balas
avatar
admin
14/9/14 8:02 PM ×

Falando em milagres

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/9/14 8:31 PM ×

Gente...realmente o CD veio bem pentecostal....em várias canções nota a influência de Shirley Carvalhaes!!...aliás....naum havia percebido....mas até a colocação de voz está parecida com a de Shirley!!...eu amei!!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/9/14 9:35 PM ×

Mtp lindo!

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/9/14 2:21 PM ×

Gnt na boua! ñ gostei do CD! Ñ superou em nada o "Pra Deus é Nada" que na minha opinião foi o melhor CD de Vanilda!! Desse CD Se salvam umas 06 musicas! jah o "Pra Deus é Nada" todas as musicas são lindas! Destaque para as musicas! Não Serei Capaz,Na Tua Vontade e Viverei Milagres!

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/9/14 4:43 PM ×

prefiro o "PRA DEUS È NADA".... ;)

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/9/14 4:44 PM ×

tbm concordo... Mil vezes "PRA DEUS É NADA"... pra mim os melhores dela são "PRA DEUS É NADA e ASSIM SOU EU"

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/9/14 4:55 PM ×

Tiago Terciotty, Vale ressaltar a brilhante participação do Coral Kemuel na musica Viverei Milagres, que fez uma grande diferença.

Balas
avatar
admin
15/9/14 6:48 PM ×

Não curti não esse CD,Pra mim A Pesca ainda é o melhor CD da Vanilda

Balas
avatar
admin
Anônimo
16/9/14 5:09 AM ×

Não achei qe superou "Pra Deus é nada" que deveria se chamar "Peregrino" pela capa! rs

Balas
avatar
admin
Grazianne Lima
17/9/14 4:24 AM ×

Estou sentindo falta de mais análises de cd no blog. Vários cantores pentecostais lançaram cds em 2013/2014 e não foram analisados aqui.

Balas
avatar
admin
Anônimo
18/9/14 3:25 PM ×

Prefiro o cd a pesca

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/9/14 10:02 PM ×

Ameiiii o cd...músicas lindas nem pentrcostal e a voz da Vanilda ta perfeita. ..gostei de tudo!

Balas
avatar
admin
20/9/14 11:54 AM ×

Gostei muito de sua análise e na minha opinião deixarei aqui as notas que eu daria para as canções
01 - Minha Descendência - 7,5
02 - Viverei Milagres - 10
03 - Na Tua Vontade - 8,5
04 - Coral das Mulheres/Deus está aqui - 8,0
05 - Respeita - 8,5
06 - Descanso em ti 9
07 - Sete Mil - 7,5
08 - Não Serei Capaz - 7,5
09 - O Que é Isso - 10
10 - Deus Vai Fazer - 9
11 - Timóteo 3 - 7
12 - Os Doze - 9,5
13 - Que som é esse? - 8
14 - Falando em Milagres - 10
15 - Em Festa - 9
16 - Força do Amor - 10

Balas
avatar
admin
Marcelo Ribeiro
21/9/14 6:56 PM ×

O CD está muito bom mas não achei superior ao Pra Deus É Nada, agora, talvez por questão de gosto, considero "Não Serei Capaz" uma as melhores também.

Balas
avatar
admin
Anônimo
25/9/14 11:42 AM ×

CD ruiim! so gostei de 5 musicas!

Balas
avatar
admin
Anônimo
25/9/14 1:04 PM ×

Concordo em dizer que tá faltando análises de grandes lançamentos do Pentecostál desse ano! :/ cmo dos seguintes cds..
É Só Adorar - Danielle Cristina
Esperança - Jozyanne
A Volta Por Cima - Flordelis
Santificação - Elaine Martins!
Vamos voltar a ativa néh galera do olhar pentecostál???

Balas
avatar
admin
Anônimo
5/1/15 11:31 AM ×

O Cd está lindo, mas a música que mais me surpreendeu foi Sete Mil, Moysés Clayton entra meio que tímido, não faz nada de surpreender na primeira estrofe, ate durante o refrão ele não surpreende, canta como se fosse apenas um integrante do back, mas a partir da segunda estrofe, meu Deus, o cara simplesmente dá um show, tira uns agudos belíssimos e super afinados, simplesmente pra mim, foi a melhor música do CD.
Amo todos os Cd's da Vanilda, acompanho o ministério dela, e me lembro de uma entrevista que ela disse: "que ela não gosta de fazer o que todos fazem, se estão falando de água, ela fala de fogo". E parabéns ao Maestro Rony Barbosa que mais uma vez produziu um belíssimo cd.

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário