O que está acontecendo com a música gospel?

Depois de ouvir muitos lançamentos deste e também de anos anteriores cheguei a conclusão de que a música gospel está prestes a entrar em colapso - não de vendas - porque alguns públicos fanáticos de alguns cantores são fortes o suficiente para fazer seus ídolos e divas continuarem a conquistar discos de ouro, platina e por aí vai. Mas no fundo no fundo, onde estão as grandes e inesquecíveis canções?

Se, antes, ouvíamos CDs que eram belos do começo ao fim, hoje ouvimos CDs dos quais se salvam uma ou duas canções. Acredito que parte disso aconteça porque há uma incessante busca por composições padronizadas, desenhadas e não mais canções que nascem pela simples e direta inspiração divina. O massante uso de canções de um determinado grupo de compositores também pode estar gerando esse clima de músicas iguais e sem novidades.

Há alguns anos as canções lançadas se tornavam inesquecíveis e todas igrejas cantavam. Hoje em dia as igrejas só cantam em grande coro músicas antigas pois das novas ninguém sabe ou ninguém se interessa em saber.

Dentre os cantores que tinham canções disputadas por regentes e na ponta da língua do povo cristão posso citar, Cassiane, Elaine de Jesus, Lauriete, Shirley Carvalhaes, Rose Nascimento, Eliane Silva, Eyshila, Fernanda Brum, Diante do Trono e alguns outros. São cantores até hoje muito conhecidos, mas que não tem suas novas canções na boca do povo - sendo lembrados pelos grandes hits do passado. O que aconteceu? Estão errando no repertório? Na produção? No tema das canções? Nos compositores?

Acredito que está no tempo não de uma inovação de canções, mas na busca pela essência de verdadeiros louvores. Hoje temos a qualidade profissional que não tínhamos no passado, mas parece que perdemos a essência espiritual que fazia as canções mexerem com o nosso emocional.

Espero dos grandes interpretes da música gospel que eles nos presentem com faixas espirituais que tenham mais peso no contexto do que nos arranjos. Nossa geração precisa reaprender a ter mais intimidade com Deus, mais boca no pó, menos gritaria e fanatismo e menos sai do chão. Só acho!

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

24 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
1/6/14 10:55 AM ×

A mistura de pentecostal com o black music tem atrapalhado os ensaios na igreja.

Os vocais cheios de arranjos desnecessários...pra que tanto aeaoaeuoaaeeaao.

As composições com excesso de você, você, você...

Muito dinheiro, pouquíssima vida com D'us.



Balas
avatar
admin
1/6/14 2:16 PM ×

concordo plenamente.. acho que por usarem os mesmo compositores sempre fica realmete musicas parecidas, pois cada compositor tem sua marca.. Precisam investir em compositores iniciais, e nao apenas buscar musicas feitas por compositores famosos na intençao de fazerem sucesso tambem.

Balas
avatar
admin
1/6/14 2:51 PM ×

A melhor época da música gospel era nos anos 80 quando a antiga gravadora Som e Louvores lançava os antigos LPs!! Nessa época (sem internet) era a unção das letras e dos cantores que faziam a diferença!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
1/6/14 5:01 PM ×

com todo respeito a dono desse site, mas vc tambem sao culpados, quando voces dão oportunidade a talentos novos???????? sempre ficam bajulando essa cambada de mercenarios.

Balas
avatar
admin
Anônimo
1/6/14 5:56 PM ×

Fernanda Brum e Shirley são as que ainda conseguem colocar na boca do povão seus hits!!...olhem esse adorador e cura-me!!...o problema é que muitos não percebem q fazer um cd bom não é encher ele de 'zuada' mas sim trazer arranjos simples mas com letras q verdadeiramente tocam na alma!!

Balas
avatar
admin
1/6/14 5:57 PM ×

Nos novos hinos falta unção que é ecencial para a manifestaçao do poder de Deus nas igrejas.

Balas
avatar
admin
1/6/14 6:18 PM ×

Concordo , muitos só querem modernizar , misturar ritmos ..ta ficando igual música secular. Eu gosto de pentecostal forte , com declamacao , back potente , como manifestacao da Glória , ha uma saída , apocalipse , impacto, sete trombetas entre outras. Ta difícil encontrar cds como antigamente.

Balas
avatar
admin
Vitor
1/6/14 7:30 PM ×

Concordo!!
p.s. Você poderia fazer uma analise do Cd O sonho nao acabou da Gisele Nascimento?

Balas
avatar
admin
Anônimo
2/6/14 10:40 AM ×

Realmente os CDs estão com muito impacto em seus arranjos e melodia, mas as letras normalmente estão ficando clichê demais, e isso se dá pelo fato de os fãs adorarem o single que as gravadoras lançam, por exemplo no novo CD da Danielle Cristina a música chefe é a que dá título à ele que é "É Só Adorar", é uma música rica em tudo, menos na letra que é parecida com milhares de outras, e mesmo assim o povo não para de correr atrás dela, pois a música é a mais olhada no Kboing!

Balas
avatar
admin
Anônimo
2/6/14 10:54 AM ×

Querem inovar,inovaram, pra pior,um tal de pop pentecostal ,musiquinhas sem graça,sem,sal sem unção,muito instrumento,pouco poder de Deus,por isso a Damares e a Shirley ainda fazem sucesso hj em dia,fazem um pentecostal puro,ainda fazem,Deus ajude que não mudem também,tá dificil!!Gosto como o irmão Guilherme falou,coros fortes,poderosos,essas musiquinhas sem sal,o povo pula pula e não sai do lugar!!Desculpa o desabafo kkk,boa matéria!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
2/6/14 11:06 AM ×

O que acaba com um cantor é a chamada maldita vaidade(interior e exterior),o eu cresce,a fama toma de conta,o estrelismo entra em ação,só canta se pagar ,ai não tem jeito não!

Balas
avatar
admin
Anônimo
2/6/14 11:52 AM ×

os cantores em sim tem que renovar dar oportunidades a compositores mas novos e mesclar com os fidelidade e antigos ,pois assim ficara perfeito do começo ao fim e deixar de gravar com 1 ou 2 compositor o trabalho todo sei la fica pessado levando um sintido so......pra mim um cd com 12 faixas tinha que ter 6 compositor 2 cançoes pra cada

Balas
avatar
admin
2/6/14 4:29 PM ×

Faz uma análise também do diploma de vencedor e é só adorar.

Balas
avatar
admin
Anônimo
3/6/14 7:53 AM ×

CDs no padrão A Cura de Cassiane, Sempre Fiel, Para o Mundo Ouvir e Uma Questão de Vencedor da Roseane Ribeiro, Na Casa de Deus e Até tocar o céu da Eyshila, não existem mais. As músicas hoje estão muito chatas, dificilmente tem algo bom, são poucos os cantores que teem lançado algo bom, e olha que nem estou mas assíduo nos lançamentos como antes, hoje em dia, só tem três cantoras que fico apreensivo para lançar cds VANILDA BORDIERI, DANIELLE CRISTINA (que apesar do cd anterior, ainda fico esperando) E JOZYANNE (essa é a que mas tem me agradado com seus últimos cds, foi a melhor coisa ela ter saído do Voices e da MK.)

Balas
avatar
admin
3/6/14 1:10 PM ×

Acho que na verdade nem precisa de novos compositores (Claro que é otimo que novos apareçam), mas quero dizer que compositores que marcaram esse passado recente em que o povo de Deus fazia um só coro na igreja foram esquecidos, por exemplo, sou capixaba e fã de Lauriete, e não vejo mais nos seus CD's musicas de Daniel e Samuel (Milagre), Jorge Binah (Amigo de Fé), Moyses Cleyton (Eu vou subir), Eliseu Gomes (Deus dos Deuses) entre outros, isso pq estou falando de Lauriete, fora as outras citadas no texto. Entao todo mundo hj está atras de Anderson Freire (nada contra ele, além de ser um homem de Deus, tbm é capixaba), e devido a essa busca seus cds perdem em espiritualidade que é o que marcava a música Gospel

Balas
avatar
admin
4/6/14 10:29 AM ×

Primeiro muitos cantores usam mascaras, querem publico e $$$ segundo so focam em uns compositores de nome, juntando tudo falta unção....Cansado de tanto(As) mentirosos.

Balas
avatar
admin
6/6/14 9:49 PM ×

Concordo e gostaria de chamar à atenção ao OLHAR PENTECOSTAL PARA QUE APROVEITASSE ESSE BLOG Q É BEM DIVULGADO, PARA DIVULGAR CDS E CANTORES Q TALVEZ NÃO SEJAM CONHECIDOS, MAS QUE AINDA GRAVAM CANÇÕES INESQUECÍVEIS COM UNÇÃO DE DEUS. Ainda existem cantores que gravam canções espirituais, basta procurar.

Balas
avatar
admin
7/6/14 6:25 PM ×

acho que hoje em dia estao mas voltados para o bom estar deles ,louvando para ter sucesso e nao louvar a deus.querem ser reconhecidos pela midia. mas ainda existe cantores serios uma delas eliã oliveira canta louvarem dentro da biblia.

Balas
avatar
admin
7/6/14 6:45 PM ×

por causa da midia todos querem aparecer primeiro antes de jesus..as letras nao sao mas feitas em jejum e oraçao,qualquer um compoe as musicas nen crentes sao.mas ainda tem cantores espirados por deus eliã oliveira,

Balas
avatar
admin
Anônimo
8/6/14 1:39 PM ×

Hoje em dia tem ate campanha pra aparecer nos programas de tv,campanha vote em mim pra ganhar o trofeu,acho isso o cumulo do absurdo,preocupados em estar em evidencia!!Estrelas gospel!!Mas como falaram,procura que acha cantores anonimos humildes,que não estão e nem estão preocupados com midia,concorrencia de melhor cantor,preocupados com o vote em mim,vote em mim!!Ta igual o mundo,concorrencia pura!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
9/6/14 9:43 AM ×

creio que de todos esses os que mais cairam foi diante do torno e lauriete diante do torno parece que ta perdendo o foco, sei lá, as canções ja não tem aquela unção de antigamente, lauriete tb todos eles tem caido e muito e a cada lançamento.

Balas
avatar
admin
Anônimo
11/6/14 6:51 AM ×

Isso que é musica Gospel
https://www.youtube.com/watch?v=xo-Bq3NeHNw

Balas
avatar
admin
11/6/14 1:21 PM ×

eu acho correto seu comentario, mas os cantores de hoje em dia, so querem investir nos compositores famosos, porque eles nao querem errar no repertorio.

Balas
avatar
admin
Anônimo
1/12/14 2:30 PM ×

e meu irmão,so a misericórdia do senhor jesus.

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário