Olhar Pentecostal analisa novo CD de Rayssa e Ravel

Para a dupla RAYSSA & RAVEL não importa o estilo, desde que a mensagem seja comprometida com a Palavra. Por isso, ao longo de 26 anos de carreira os cantores têm surpreendido a cada novo álbum. E o CD O QUE DEUS FEZ POR MIM, que marca o retorno da dupla (que é referência no gênero) para a MK Music, reafirma essa versatilidade. Mas, que fique claro: a música pentecostal é a grande base do trabalho.  

O QUE DEUS FEZ POR MIM é um título forte e emblemático. E não poderia ser diferente. Afinal, foram muitas mudanças, experiências, ao longo de um ministério sólido... "Este CD está lindo, com músicas edificantes no estilo Rayssa e Ravel que muitos conhecem. Somos gratos a Deus por mais um trabalho realizado por esta gravadora que nos recebeu de braços e coração abertos", destacaram os cantores. O álbum traz dez lindas canções bem pentecostais. E claro, com a identidade inconfundível de Rayssa e Ravel. 

O resultado de toda produção foi aprovadíssimo pela presidente da MK Music, Yvelise de Oliveira, e a diretora artística, Marina de Oliveira. "Eles são cantores maravilhosos, que na verdade nunca saíram da MK, pois sempre estiveram em nossos corações. Este novo CD traz lindos louvores, cheios da presença de Deus. Temos certeza que o público também irá aprovar", frisou Yvelise de Oliveira. "Eles nos encantam em cada música. O CD está bem variado, mas com a marca deles", ressalta Marina de Oliveira.

No repertório, 10 faixas compostas por nomes como Léa Mendonça, Jr. Maciel & Josias Teixeira, Samuel Santos, Cláudio Louvor e muitos outros. E, claro, duas músicas assinadas pela própria dupla: “Prova de Amor” e “Deus no Controle”. A canção de trabalho, “O Que Deus Fez Por Mim” (de Samuel Santos), sintetiza o momento que os irmãos estão vivendo: “Chorei, amargamente eu chorei/ Mas busquei  a presença do Senhor/ Cada dia mais, sem desistir jamais/ Deus me viu assim, tão perto do meu fim/ Vejam só o que Deus fez por mim”. 

Rogério Vieira - que trabalhou com Rayssa & Ravel em outras ocasiões - assina a produção musical deste novo álbum. “Trabalhar com eles é muito fácil. O repertório está lindo, os arranjos ficaram harmônicos e, com Rayssa e Ravel cantando, não preciso dizer mais nada!”, atesta o produtor. “O Senhor derramou um vinho novo sobre nós. Deus renovou tudo em nossas vidas e não temos como expressar nossa gratidão por esse presente que Jesus nos deu”, compartilha Ravel. Sem dúvida, O QUE DEUS FEZ POR MIM marca um novo ciclo na carreira de RAYSSA & RAVEL. Ouça e comprove.

Agora, vamos para análise:

O Que Deus Fez Por Mim: Trás um testemunho em forma de louvor que lembra um pouco a história de José e nos remete para a nossa realidade e destaca que mesmo perto do fim somos surpreendidos por Deus. A canção é emocionante, mas não dá pra negar que minha expectativa era de ouvir, na primeira faixa, um super pentecostal logo no começo, mas um estilo mais lento também caiu bem.

Carimbo Da Vitória: A segunda faixa começa com uma pegada pop pentecostal – para finalmente matarmos saudade de ouvirmos a dupla nesse estilo. Ravel começa a primeira estrofe que conta a história das filhas de Zelofeade que fala sobre injustiça e a volta por cima daqueles que estão com Deus. A canção é muito boa, forte, animada, com uma boa letra e um super destaque para os arranjos.

O Grande: Essa faixa lembra a dupla beeem de antigamente, (da época em que eles cantavam até música de caminhoneiro, rs). A letra, embora lembre um pouco as composições de Daniel e Samuel é, na verdade, de Samuel Mariano (Gideão e os 300 e outras). Na estrofe, depois de fazer várias perguntas que não tem resposta humana o refrão declara a magnitude de Deus. Esse faixa pode ser considerada um pentecostal raiz muito boa de ouvir.

Implacável: Essa é mais uma faixa que resgata o estilo da dupla que deixou muitos fãs com saudade. O estilo teve uma repaginada com um levada de pop, mais ainda sim é cara de Rayssa e Ravel. O louvor é pura exaltação a Deus -confesso que fiquei feliz em ver (ouvir) canções que enaltecem o nome do Senhor (já estamos cansados de exaltação humana). Refrão rapidinho com back comportado deixou a canção ainda mais top. ‘Sou o Deus do universo, mando até no inferno, Sou o teu dono, eu sou Jeová’

O Fogo Pega: Quem já ouviu essa canção na voz de Alice Maciel também vai gostar de ouvir na voz dos irmãos. Aliás a divisão de voz e distribuindo mais canções para o Ravel solar tem ficado bem bacana. Esse é mais um pentecostal raiz que destaca que o fogo queima e não para de queimar e faz menção ao fogo (chama) dos pentecostais.

A Arca Da Aliança: Mais uma história da bíblia cantada de forma impecável. A canção destaca que Davi deixou a arca na casa de Obede-Edon e que, como a arca era a presença de Deus, a casa foi abençoada e depois nos mostra que devemos estar e permanecer na presença de Deus para também sermos abençoados.

Prova De Amor: É uma canção que ganha destaque pela simplicidade, fala da vitória sobre o vale. Quem não tinha nada vai ter até para emprestar é a mensagem que mostra o amor de Deus para com os seus.

Ele Me Viu: Sim, essa é a mesma canção, também, recém lançada pela Eliane Silva. A faixa destaca que Deus escolhe quem ele quem quer e faz uma analogia com a história de Davi. Os arranjos de Rogério Vieira deixou a canção um pouco mais pop que a da Eliane, mas também é boa.

Vaso De Honra: Para alegria dos pentecostais eis aqui essa faixa ao estilo ‘forrózinho/reteté’. O ritmo é bem conhecido, começa lenta em tom de suspense e no refrão deslancha com ritmo animado. A canção fala sobre o servo de Deus que é como uma vaso nas mãos de Deus. É bom gostosinha de ouvir.

Deus Está No Controle: A faixa destaca que Deus está no controle e que devemos confiar nele em todos os momentos. Para ressaltar a mensagem principal a faixa destaca a confiança de Pedro, mesmo na prisão. Mais uma vez a simplicidade ganha destaque nessa faixa.

CONCLUSÃO:

A dupla ouviu o público e realmente resgatou o estilo de antigamente. Eu gostei do CD, mas esperava que a volta ao túnel do tempo ficasse no estilo do CD ‘inesquecível’ e/ou ‘Além do Nosso Olhar’ que marcaram época por serem pentecostais fortes e arrojados. 

Nesse novo CD Rayssa e Ravel se pautaram na simplicidade de letras e arranjos e nos remeteu aos discos do início da carreira deles –algo que vai agradar os mais antigos.

Para mim o destaque maior fica para as letras que não se apegam ao tema ‘Vitória’ e mostra belas canções que exaltam o poder e magnitude de Deus- isso foi muito bom. A voz da Rayssa é, pra mim uma das mais belas do cenário gospel e ponto final.

Ao final de tudo, concluo dizendo que esse CD é viagem pelo tempo e mesmo não sendo aquele pentecostal de impactar/estremecer é um pentecostal raiz que resgata muito do que já perdemos ao longo do tempo.

Nota para o CD: 8,0

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

11 comentários

Clique aqui para comentários
27/12/13 1:53 PM ×

Nesse novo CD Rayssa e Ravel as musica esta otima

Balas
avatar
admin
Matheus Araújo
27/12/13 8:32 PM ×

Composições de Gislaine e Mylena dariam o impacto necessário pra esse CD! Seja Livre (Michelle N.) não me deixa mentir!

Balas
avatar
admin
28/12/13 4:45 AM ×

Lindo lindo lindo lindo D+++++... esse cd R&R i love you , top este cd ! DEUS é fiel na vida de VCs !

Balas
avatar
admin
28/12/13 9:17 AM ×

Esse cd não traz Rayssa e Ravel do cd Inesquecível e do Além do Nosso Olhar
Mas resgata do cd Somos Mais Que Vencedores e Como Voce Nunca Viu
De qualquer jeito Rayssa e Ravel é minha dupla preferida
Até mesmo cantando sertanejo como no cd Sonhos de Deus e Biografia de um Vencedor
Eles conseguem superar as expectativas parabéns Rayssa e Ravel

Balas
avatar
admin
Anônimo
30/12/13 4:36 AM ×

Mesmo a musica carimbo da vitoria sendo pop pentecostal p mim é a de longe a mais linda. arranjos bem elaborados um back impecavel e uma interpretação linda da dupla.

Balas
avatar
admin
2/1/14 4:01 AM ×

Gostei da análise

Balas
avatar
admin
3/1/14 2:15 AM ×

Top demais. Louco pra ouvir esse CD. Ah, cara... Penso que a mensagem transmitida vale muito mais do que impacto sonoro, peso nos acordes e outras exigências. Ravel tem a melhor 2ª voz do Brasil! rsrs Muito boa a análise!!

Balas
avatar
admin
3/1/14 8:49 AM ×

A cançao Ele Me Viu Foi Gravada Primeiro com a Dupla GISLAINE E SUELEN
Pra Mim é a Melhor Verçao
vejam
http://www.youtube.com/watch?v=SUr82Hk-XhA

Balas
avatar
admin
4/1/14 8:25 AM ×

Particulamente gostei do cd, como o próprio Tiago disse, com certeza os mais antigos vão gostar. Está sendo uma delicia ouvir Rayssa e Ravel voltando as suas raizes pentecostais.... #amei. Espero que a dupla volte ao lugar de onde nunca deveriam ter saído. Paz a todos

Balas
avatar
admin
Anônimo
25/1/14 7:49 PM ×

esse Samuel Santos é da dupla Daniel e Samuel?

Balas
avatar
admin
12/10/16 6:13 AM ×

O Grande ficou lindo na voz deles, gostei muito realmente faltou umas duas composições de Gislaine e Milena no CD, e Dez faixas é pouco.

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário