Olhar Pentecostal analisa 'Batalha contra o Mal' de Michelle Nascimento

Depois de receber inúmeros pedidos estamos disponibilizando a análise do CD 'Batalha contra o Mal' da cantora Michelle Nascimento. O disco acaba de ser lançado pela MK Music e tem tudo para ser um dos melhores lançamentos pentecostais do ano.

A produção musical é assinada por Tuca Nascimento, que também produziu Louve e Adore. O primo Wilian Nascimento faz um dueto na faixa "Clame"; e a irmã Gisele Nascimento, a produção de voz juntamente com Wilian. Família abençoada trabalhando unida. "Estou maravilhada com o que Deus está fazendo em cada detalhe deste projeto. É muito maior do que eu poderia imaginar ou sonhar... E com os olhos da fé creio que a nossa nação será impactada através de Batalha Contra o Mal!", declara Michelle Nascimento.   

Sem maiores enrolações vamos à análise:

Começamos com uma abertura curta narrada pela cantora falando sobre as guerras da história da humanidade e sobre a continuidade da batalha em prol de um motivo coletivo. 

‘Batalha contra o Mal’ - A canção que dá nome ao CD tem uma letra forte e profética. Cantada em primeira pessoa o refrão declara a queda dos projetos do inferno contra as famílias.

“Se por um caminho contra mim vierem. Por sete eles vão ter que fugir de mim. O inferno retrocede quando vê que a unção de Deus está em mim” é um dos trechos mais fortes da canção que tem belos arranjos que nos remetem ao contexto de guerra e o back vocal cumpre seu papel como uma grande tropa que declara a derrota do mal. O refrão gruda na mente e é bem fácil de aprender. Essa canção, com toda certeza, estará nos conjuntos da sua igreja – espera só pra ver! Ouça AQUI

No contexto geral é uma das melhores faixas do CD, mas confesso que senti falta de uma subida de tom e/ou a criação de clímax (aquele momento mais pesado com muita bateria e guitarra) isso poderia criar uma elevação bacana. 

‘Seja Livre’ começa direto no refrão com uma bela pegada no pop. Essa é mais uma canção profética que declara a liberdade do povo de Deus em relação aos laços de morte e ressalta que Deus é mais forte. Escolhida como um primeiro single a faixa é boa de ouvir, mas o disco contém canções mais fortes. O destaque vai, mais uma vez, para os arranjos que foram surpreendentes e potentes. Batidas fortes no decorrer da faixa deram um brilho a mais e um encanto maior. Essa é mais uma canção que tem tudo para ser bastante executada nas rádios.

‘Adorador de Verdade’ é uma regravação (já havia sido gravada por Felipe Farkas). Essa canção começa bem lenta e nos apresenta uma letra inspiradora e reflexiva e nos leva a entender que um adorador de verdade é que aquele que adora mesmo na prova e não só quando tudo está bem. A interpretação de Michelle ficou impecável e deu o ar de emoção que a canção pede. ‘Um adorador de verdade louva em meio a tempestade’.

A canção deu a leveza necessária para o disco que começou com faixas fortes e rápidas. Com arranjos mais simples e um back comportado podemos dizer que essa canção consegue conquistar o ouvindo por conta da mensagem verdadeira.

‘Propriedade Exclusiva’ é uma das, senão a melhor canção do disco no contexto pentecostal. A faixa fala sobre adoração e que isso é mais importante que muitas conquistas. O refrão declara a força de Deus e como ele nos surpreende.

Essa com certeza é a canção de ouvir no volume mais alto. As estrofes, refrão e inserções ficaram perfeitas. Se essa canção tem algum defeito é o de ser curta, ela poderia chegar até os 5 minutos tranquilamente que todos nós iriamos gostar muito. Top!!! Ouça AQUI

‘Clame’ é mais uma faixa lenta em clima de muita adoração. A canção conta com a ilustre participação de Willian Nascimento e declara que mesmo depois de sofrer é preciso ter iniciativa e clamar ao Deus que sempre está te ouvindo e pronto para agir. A dobradinha dos ‘Nascimentos’ ficou muito boa. Faixa emocionante.

‘Desperta’ é uma canção que serve de alerta para a igreja e destaca que a vinda de Jesus está próxima e que é preciso estar atento para não ser pego de surpresa. A letra e o arranjo são os pontos fortes da faixa, mas em questão de refrão e conjunto completo a canção não conseguiu me surpreender – principalmente no refrão que se torna morno.

‘Não Pare, Não Desista’ é mais uma boa canção que emociona. O refrão me lembrou canções antigas e o clima de nostalgia criado em novas composições é sempre bem vindo. A letra fala sobre perseverança e destaca que todas as barreiras não são nada para aquele que tem todo poder. Não chega a ser um grande hit, mas tem sua beleza própria .

‘Ungida para Vencer’ é uma faixa destinada para as mulheres. Os conjuntos de senhoras e círculos de oração tem essa boa canção para cantar que destaca a mulher virtuosa e seu valor. Essa canção é do reteté e mesmo não sendo meu ritmo favorito confesso que o desenvolver - letra e arranjos me conquistaram. 

‘Vencendo a Multidão’ traz um belo pentecostal antes de encerrar as canções do disco. A primeira parte é cantada na primeira pessoa como se fosse a mulher do fluxo de sangue que não desistiu e foi atrás do seu milagre. Na introdução para o refrão a canção trás o contexto da atitude da mulher para nossa realidade e nos lembra que é preciso ter iniciativa para receber o milagre que tanto precisamos. Arranjos fortes dão um UP para a faixa.

Encerrando disco temos a canção ‘Profeta de Nazaré’ – mais um reteté para fechar o CD com chave de fogo e destacar que embora tenha pop em seu disco a cantora Michelle Nascimento sempre será do pentecostal.  A faixa vai fazendo algumas perguntas e depois respondendo que Ele é o Jesus, o profeta de Nazaré.
CONCLUSÃO E OPINIÃO OLHAR PENTECOSTAL

Em um ano onde grandes nomes da música pentecostal escorregaram nos repertórios podemos dizer que Michelle Nascimento conseguiu fazer um bom trabalho e nos apresentou um dos melhores CDs Pentecostais (ou pop pentecostais, como queiram).

Com letras fortes e proféticas a cantora consegue agradar o público que esperava por tão bom quanto ‘Louve e Adore’ e ela conseguiu. Claro que em alguns aspectos o disco anterior ainda se sobressai, mas cada um tem seu brilho próprio e tenho certeza que ‘Batalha contra o mal’ fará muito sucesso nas rádios e nas igrejas, uma vez que tem belas canções que são a cara dos conjuntos de louvor.

Mesmo tendo um bom repertório (digno de altos elogios) eu não poderia deixar de dizer que o grande destaque do CD foi para a produção de Tuca Nascimento. Se em ‘Louve e Adore’ ele já tinha feito um bom trabalho, nesse novo CD ele se superou e surpreendeu a todos. Canções fortes, com desenvoltura e incrementos fantásticos – assim podemos classificar a produção de Tuca Nascimento que aliás já deveria estar produzindo muitos outros cantores. Fica a dica MK e outras gravadoras – fiquem de olho nesse grande produtor!

Na minha opinião as melhores canções são:

‘Propriedade Exclusiva’, ‘Batalha contra o Mal’, ‘Seja Livre’, ‘Adorador de Verdade’ e ‘Vencendo a Multidão’.

De 0 a 10 minha nota para o disco é 9,0

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

10 comentários

Clique aqui para comentários
8/10/13 8:19 PM ×

Excelente análise. O CD está muito bom mesmo!
Tuca Nascimento caprichou nos arranjos e a Michelle, como sempre, arrazou na interpretação e autoridade!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
9/10/13 11:25 AM ×

CD Lindo, Magnífico E Sensacional!
Agradeço A Deus Pela Honra Que Mim Deu De Poder Ouvir Esses Hinos Exulberantes Da Michelle!
Propriedade Exclusiva É Sem Dúvida A Melhor Do Disco!

Balas
avatar
admin
9/10/13 12:27 PM ×

O cd é bom! Deveria ter mais duas músicas!!!

Achei desnecessário o forró para mulheres. Já que no Louve e Adore também tem.

Está na hora dessas cantoras homenagearem os homens de oração...Até hoje só a Vanilda Bordieri gravou um forró para os homens.




Balas
avatar
admin
Anônimo
9/10/13 9:58 PM ×

Tremendo cd Perfeito para a Gloria de Deus ja estou escolhendo repertorio para a Mocidade ... Mocidade Projeto Santo na #BatalhaContraoMal forteeeeeee.

Balas
avatar
admin
10/10/13 7:53 AM ×

Vdd!, só cantam para as mulheres, nem se lembram de nós, rsrs, eu compus um, se alguma delas quiser eu dou, rsrs! :)

Balas
avatar
admin
Anônimo
11/10/13 9:44 PM ×

Essa música PROPRIEDADE EXCLUSIVA já tinha sido lançada dois meses antes no youtube! procurem lá Angélica Moura.... Gostei da versão da garota! pegada forte! ficou um pouco fraco o arrajo da michelle no inicio! mas a Musica é linda!

Balas
avatar
admin
12/10/13 6:11 PM ×

humm olha eu dei uma analizada e bom mas ainda não sabemos si vai ser açeito por todos vlw

Balas
avatar
admin
13/10/13 12:22 PM ×

Olha, sinceramente eu gostei. Fiquei com gosto de quero mais. O cd acabou tão rapido que tive a impressão de ter ouvido apenas 5 músicas. Tuca ARREBENTOU NA PRODUÇÃO, AS CANÇÕES A CADA VEZ MAIS QUE VC OUVE MAIS ELAS VICIAM E VC VAI GOSTANDO. Creio que terá uma boa repercussão por ser um esplendido trabalho. Michelle depois que saiu da Line records se revestiu do pentecostal de vez e veio somar de uma forma brilhante. Parabéns

Balas
avatar
admin
14/10/13 8:39 PM ×

Eu Gostei do Cd inteiro, não me canso de ouvir, ta lindo as letras são proféticas, os arranjos cazaram com as letras, e não ficou repetitivo, o Cd ficou bem mescladoo Gosteiii D+

Balas
avatar
admin
Adriano
26/10/13 5:31 AM ×

Seja livre e Propriedade exclusiva Marcará o Bom pentecostal de 2013 Demaiss

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário