O foco da música pentecostal em contextos bíblicos

A música gospel vem passando por muitas transformações nesses últimos anos. Quem ouvia música evangélica há 20 anos pode até se assustar com a forma como o estilo evoluiu em letras, arranjos e qualidade sonora - não perdendo em nada para as produções seculares de hoje em dia.

Como qualquer mídia no meio gospel não foi diferente e tudo o que era sucesso passou a ser copiado por muitos cantores. Passamos por muitas fazes, já foi moda falar sobre a crucificação, depois disso muito se falou sobre arrebatamento que de todas as cantoras podemos citar como destaque Lauriete que lançou grandes singles tais como 'Eu vou Subir, Sete Trombetas, Dias de Elias' e outros.

Ainda no meio pentecostal tivemos o 'boom' de se cantar sobre 'vencer a fornalha' e ouvimos Vanilda Bordieri, Rozeane Ribeiro, Elaine de Jesus e outros com esse foco. Canções com declamações começaram a fazer sucesso desde o 'Tremendo e Santo' de Cassiane e até hoje são bem apreciadas nos conjuntos de louvores.

Depois disso a forma de se cantar sucesso foi reinventada com o grande hit 'Sabor de Mel' que virou febre nacional e teve muitas e muitas versões que passaram a serem chamadas de 'canções vingativas'.

Agora eis que surge uma nova forma de destaque na música pentecostal. Para nossa alegria os temas bíblicos voltaram a ganhar força com direito a releituras bem elaboradas. É bom lembrar que antes os compositores já faziam isso, mas o destaque para o contexto histórico era menor - a história servia apenas como gancho para trazer o contexto para a atualidade.

As novas e já elogiadas canções contam a história ou passagem bíblica como um todo (começo, meio e fim) e ainda inserem um contexto atual que faz analogia da bíblia com a realidade cristã.

O grande destaque para esse tipo de produção fica para Samuel Mariano que está ganhando bastante destaque no ramo da composição. Portanto quero destacar essas duas canções que pra mim representam e muto bem esse novo momento da composição gospel:

Gideão e os 300 conta a história de fé e superação quando se ouve a palavra e o direcionamento de Deus, vale muito a pena conferir esse grande sucesso:

Outra composição de Samuel conta a história da guerra de Josafá que foi vencida por Deus de uma forma inusitada, mas ressaltando que quando Deus está na frente nós vamos vencer. Confira:

E na oportunidade não podemos deixar de citar Vanilda Bordieri que também sempre colocou pitadas de bíblia em suas canções. Em seu mais recente trabalho a canção 'A Vinha' ganhou destaque justamente por contar a história de Acabe e Nabote. Ouça:

Nossa grande e verdadeira expectativa é que canções de cunho bíblico possam, cada vez mais, ganhar força e se tornar uma verdadeira moda entre os cristãos, porque mais do nunca precisamos reviver e recordar a palavra viva de Deus.

Tiago Terciotty l Blog Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

16 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
10/9/13 3:24 PM ×

Tbm vale destacar 'Fim de Jericó' do Eduardo Schenatto na voz da Célia Sakamoto.

Balas
avatar
admin
10/9/13 4:22 PM ×

"...porque mais do nunca precisamos reviver e recordar a palavra viva de Deus."
E só, nada mais!

Que os cantores venham dar ouvido ao necessário para a alma, nao para o corpo.

Balas
avatar
admin
10/9/13 4:23 PM × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
admin
10/9/13 4:23 PM × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
admin
Anônimo
10/9/13 7:39 PM ×

Verdadeiramente Samuel Mariano eh homem de Deus que vem trazendo a tona a essência do evangélio de Cristo

Balas
avatar
admin
Anônimo
10/9/13 7:40 PM ×

Prefiro Gritai composição de Jean e Junior
Intérprete Cassiane, tem mais conteúdo

Balas
avatar
admin
Anônimo
10/9/13 7:49 PM ×

abrao e isac de lauriete e tbem glorifica da lauriete!!

Balas
avatar
admin
10/9/13 8:40 PM ×

Sem falar em metade do filho, da Arielly Bonatti

Balas
avatar
admin
11/9/13 12:18 PM ×

outras cações linda e bliblia pura são abraão e isaque- glorifica- rei dos judeus- do novo cd da lauriete.
o novo cd dela está lindo e narra varias partes da biblia muito bem!!

ta na hira de reanalizar o novo cd da lauriete e repararem isso tudo!!!
e nem hinos de vingança tem!!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
11/9/13 12:48 PM ×

a melhor das canções com base bíblia em essência é "Fiel toda vida" (Jó) da Rose Nascimento....

Balas
avatar
admin
11/9/13 3:54 PM ×

Com certeza SAMUEL MARIANO é o melhor na atualidade esse vídeo é de um hino inédito que fala do paralitico de Betesda ----- http://www.youtube.com/watch?v=MSnQi8q63rI

Sem falar no hino Vencendo de Pé da Eliã Oliveira que é de autoria dele, e tantos outros que se fosse falar seria um enorme lista.

Balas
avatar
admin
12/9/13 3:20 AM ×

Eu acho q esse negócio de "moda" gospel, é bem uma coisa boba, como o Tiago citou na matéria msm, qnd saiu Sabor de Mel, tds os compositores tiveram que fazer hinos dre vitória, ou como dizem "exaltação humana", agora é contar histórias da bíblia, daqui uns dias muda denovo, na minha opinião, hino bom tem q ser aquele q toca na alma, msm tendo uma letra simples, ou sendo de 3 minutos o impoirtante é a Unção de Deus, claro q a gente tem que fazer o melhor tbm, mas o essencial é a Unção!

Balas
avatar
admin
Anônimo
13/9/13 9:03 PM ×

Essa canção pode ser considerada uma "canção vingativa", como foi citado acima, por causa da frase "Agora é a sua vez de humilhar". Veja o que a bíblia diz: Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15


Balas
avatar
admin
18/9/13 7:59 AM ×

Concordo plenamente com vc Lucas pereira

Balas
avatar
admin
23/2/15 12:46 PM ×

Meu querido anônimo da resposta, acho que você não ouviu a canção direito, pare de querer desclassificar essa canção tão linda que é a História de Jó com sua falta de sabedoria e vigilância, quando ela fala agora é sua vez de humilhar, se refere ao opressor, no caso o diabo, e não a pessoa.. Olha só o trecho da canção pra vc entender : “Não se deixe ser levado pela voz do opressor, ele só sabe acusar, não se renda porque ele já perdeu, agora é a sua vez de humilhar. Não te lembras que ele foi até a Deus dizer que Jó, blasfemaria, contra o seu Senhor.. ”.
Procure interpretar as coisas direito e prestar mais atenção antes de sair falando !

Balas
avatar
admin
23/2/15 12:50 PM ×

Realmente a música pentecostal sofreu grandes mudanças nesses últimos anos, mas os clássicos de anos atrás até hoje tem marcado as nossas vidas, por serem canções ungidas e com conteúdo, mas creio que no decorrer dos anos sempre haverão mudanças de tema, cada coisa tem o seu tempo!

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário