Os Melhores do Ano

O Olhar Pentecostal apresenta os que mais se destacaram 2m 2013 Mais informações »

Senhor do Tempo

Olhar Pentecostal analisa o novo CD de Eliane Silva; Mais informações »

Entrevista com Célia Sakamoto

Confira um pouco mais sobre esse ministério Mais informações »

'O Menor da Casa'

Olhar Pentecostal analisa novo CD de Rose Nascimento Mais informações »

25 de abril de 2013

Olhar Pentecostal analisa CD 'Pra Deus é Nada' de Vanilda Bordieri

O mais recente trabalho inédito da cantora Vanilda Bordieri tem por título 'Pra Deus é Nada' e acaba de chegar às lojas de todo Brasil.

A cantora é a autora de 9 das 15 faixas do disco que ainda conta com composições de Anderson Freire, Rogério Junior, Tony Ricardo, Eduardo Schenatto, Gislaine e Mylena e André Buenno. A produção, desta vez, ficou por conta de Ronny Borboza que tem se mostrado um grande produtor entre os pentecostais.

Mais uma vez saímos na frente e acabamos de disponibilizar a análise do disco. Confira:



Peregrino
(Rogério Junior)

O disco começa ao som dessa canção que fala sobre algo descrito em 1 Pedro 2:11 ‘Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma’. A canção ressalta que nossa morada é no céu e que devemos ser fiéis a quem nos chamou, vencer as lutas desse mundo para alcançar o que é eterno [a salvação]. ‘Peregrino este mundo não é tua casa’ destaca bem a mensagem da canção!

A faixa ganha destaque pela letra e arranjos que foram bem distribuídos durante toda faixa. Para melhorar ainda mais temos, depois do primeiro refrão, um novo trecho com uma pegada ainda mais forte que deixa a canção ainda mais impactante e pentecostal.

Glorificado é Deus

(Vanilda Bordieri)

Esta, para quem não sabe, é uma regravação - a primeira versão foi gravada por Alexandre Bernadino. A faixa é animada, tem uma pegada mais dinâmica [rapidinha] com os instrumentos ‘cantando’ a canção junto com a cantora. Assim como já disse em outra postagem Vanilda é uma das poucas cantoras que consegue dar um ar de ‘novo’ mesmo em canções regravadas e isso aconteceu mais uma vez nessa faixa.

A exaltação de Deus é mais que percebida já que a frase ‘Glorificado é Deus’ é dita/cantada 63 vezes durante toda a faixa. Nessa faixa, em especial, e também em outras percebo que o Back vocal poderia ter sido melhor aproveitado e principalmente ser mais forte – até mesmo um coral seria muito bem vindo nessa faixa!
  Pra Deus é Nada
(Vanilda Bordieri)

Essa faixa vai te surpreender pela letra e principalmente pela profundidade espiritual. É bem fácil assimilar a letra com nosso dia.

Já pensou em quantos problemas enfrentamos? Quantos desafios diários? aí chega uma pessoa e canta que esse problema pra Deus é nada!? O resultado é algo impressionante já que mexe com nosso interior e eleva nossa fé a um nível incrível – as lágrimas se tornam o primeiro sinal da força dessa canção.

Analisando tecnicamente a letra é bem simples e com muita repetição – o que poderia deixar a faixa um tanto quanto cansativa, mas a surpresa está na unção da mesma que não é medida por questões técnicas e sim espirituais e só quem ouve e sente isso sabe do que estou falando. O resultado é uma canção que não enjoa e gruda na mente!

O back vocal e os arranjos foram muito organizados durante toda faixa com o intuito de deixa-la moderna, mas sem perder a leveza da uma canção espiritual!

Enche-nos (Dueto com Elaine de Jesus)
(Eduardo Schenatto)

Eis que na quarta faixa podemos ouvir a mais pentecostal de todas as canções. A participação de Elaine de Jesus deu um brilho a mais na faixa e mostrou as pentecostais em grande harmonia em uma canção bastante forte. A letra é uma invocação a Deus que chega trazendo seus sinais e operando entre os irmãos – o que faz uma leve analogia ao dia de pentecostes em um contexto mais atual.

Destaque para os arranjos onde é possível perceber que em cada refrão eles são diferentes mostrando que Ronny Barboza se preocupou com cada detalhe durante o desenvolvimento da faixa – destaque especial para a guitarra e bateria que deram um show! A única coisa que vejo que poderia ser melhor trabalhada é o back que poderia ser mais forte com aquela pegada bem pentecostal que ouvimos nos back do CD ‘Som do Meu Povo’.

O Semeador

(Tony Ricardo)

Essa canção é muito gostosa de ouvir. A melodia serena na primeira estrofe é muito agradável de ouvir. Confesso que a primeira vez que ouvi até achei o refrão um pouco estranho porque a faixa começa falando de missões e depois só fala da volta de Cristo. Portanto é preciso prestar bastante atenção para não ter a mesma impressão que eu tive. Fica a dica!rs

Destaque para a parte que fala de missões e a responsabilidade que temos de entregar aquilo que Deus nos deu. 'Como ouvirão se não há quem pregue?' é a mensagem principal da faixa que inclui o arrebatamento que missão final do semeador. Ótimo desenvolvimento da canção! Vai cair no gosto popular!

Gostei da voz de Vanilda que pareceu bem aveludada, principalmente no começo da faixa.

No Meu Quarto
(Vanilda Bordieri)

‘O inimigo não merece, não vai ver minhas lagrimas’. Cantada em primeira pessoa a faixa é um desabafo mostrando uma pessoa que sofreu, mas que só chora nos pés do Senhor.

A letra é profunda e fala sobre a intimidade que temos com Deus e que nos momentos difíceis devemos procurar a Deus em nosso refugio. Quem ouve a faixa logo lembra da passagem ‘Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á’. Mateus 6:6

É uma das faixas mais profundas que já ouvi. Gostei muito e super recomendo!

Mesmo Sabendo
(André Buenno)

É uma canção bem gostosa de ouvir. Quando chega no refrão ela dá um animada bem bolada. É uma canção animada, mas que não perde em letra que aliás é bem profética. O ritmo me lembrou canções dos anos 90.

Sem Palavras
(Vanilda Bordieri)

A canção que nasceu em um momento bastante difícil da vida da cantora marcou seu ministério por ser sua primeira composição. Depois de ganhar sua versão do DVD ‘Fidelidade’ agora a faixa ganhou nova roupagem, mas não perdeu a essência. O back foi mais trabalhado do que na versão ao vivo. 
A faixa manteve a espiritualidade, leveza e profundidade que era justamente o que a cantora queria manter. Não dá para eleger qual é a melhor versão porque o campo espiritual é mais amplo que a analise técnica. Eu gostei! A letra é o principal destaque dessa faixa que dispensa comentários.

Te Amarei
(Gislaine e Mylena)

É uma declaração de amor a Cristo. Um pouco de clichê na letra, mas tem nos arranjos seu grande destaque. A repetição ‘Contigo meu Senhor’ com inclusão de outras frases torna as canções desse estilo um pouco cansativas e perde um pouco o encanto. É boa, mas não está entre minhas preferidas.

Na Tua Presença
(Vanilda Bordieri)

É uma faixa mediana que tem na letra seu maior destaque. O refrão não é forte o suficiente para ser um single que se destaque dentre as outras faixas. Espiritual e pentecostal – assim pode ser descrita essa faixa! Os arranjos ganham força e mais uma vez mostram o belo trabalho do maestro.

A Vinha
(Vanilda Bordieri)

Os arranjos da introdução desta faixa já chamam atenção. A canção conta a história bíblica de Nabote que se recusa vender a sua vinha. A analogia da faixa é mostrando que não podemos vender nosso ministério, nossos princípios e nossa salvação. A letra é altamente rebuscada na bíblia e nos mostra que mesmo não vivendo ao lado das melhores pessoas devemos saber que o lugar onde estamos é o lugar que Deus nos colocou. É uma das melhores faixas do CD pelo aprendizado que adquirimos ouvindo a canção.

Espírito Santo
(Vanilda Bordieri)

A canção lembra e muito os hinos antigos. Com simplicidade nos arranjos e leveza da melodia a faixa é daquelas que nos faz viajar ao tempo, lembrar de um tempo de intimidade com Deus, sem modismos, sem exaltação e principalmente sem exposição de homens.

A adoração dessa faixa é vertical e fala direto ao coração de quem precisa. A canção é a cara do círculo de oração e com certeza vai ser sucesso pela questão espiritual e o clima de comunhão que a mesma nos leva! Merece replays!

Um Sinal
(Vanilda Bordieri)

A canção começa calma e ganha força. Fala sobre o ataque do inimigo, mas destaca a confiança, a fé e o poder de Deus para conosco. Mais uma vez os arranjos deram um brilho maior nessa faixa!

Segredos da Alma
(Vanilda Bordieri)


A faixa também é uma regravação, a primeira a gravar foi Amanda Beatrice. E mais uma vez torno a dizer que Vanilda consegue, como ninguém dar uma cara inédita em canções já gravadas.

A letra é inspiradora e quem se identificar com a faixa é quase impossível não chorar. A intimidade que a faixa nos leva a ter com Deus é incrível. Uma canção com cara de oração e uma profundidade espiritual toma conta de quem ouve a faixa com atenção!

Os arranjos simples se casam perfeitamente com o enredo da faixa e a tornam ainda mais bela! É uma incrível faixa!

Tempo de Obediência (Dueto com Eloisa Bordieri)
(Anderson Freire)


O CD termina em alto estilo e com uma canção com clima de comunhão, animação e família, principalmente por sabermos que a filha da cantora participa da faixa. Vanilda contou que ficou muito feliz e orgulhosa de ter a participação de Eloísa que é sua herança e seu orgulho. A adolescente mostra que está seguindo os caminhos da mãe e agora já mostra sua força nessa faixa.

A letra é muito bem bolada e os arranjos dão um ar de pop pentecostal o que torna a faixa bem agradável de se ouvir. Destaque para a guitarra e a bateria que, mais uma vez, mostram sua força e simplesmente arrasam.

CONCLUSÃO

Assim como dito em vídeo esse CD sim poderia ter como título ‘Assim Sou Eu’ pois mostra exatamente o que Vanilda é e principalmente a mensagem que ela recebeu e que a mesma quer passar em forma de canção a todos os intercessores e pessoas que acompanham seus trabalhos.

As canções tem em suas letras seu maior destaque e é justamente nesse campo que Deus trabalha – em cima das mensagens espirituais que alcançam os corações.

Esse trabalho musical, embora moderno nos arranjos, mostra que a simplicidade é uma das maiores formas de emocionar e agradar o público. Letras rebuscadas na bíblia e com profundidade espiritual mostraram isso com muita eficiência.

Sem perder o foco pentecostal Vanilda mostrou seu lado mais espiritual e conseguiu tocar corações com a simplicidade. Percebemos que mesmo sem ter letras rebuscas e compridas ela consegue levar uma mensagem de Deus, de refrigério, de salvação a todos que ouvem.

Esse com certeza não é o disco mais pentecostal de Vanilda, mas é o mais espiritual e acredito que esse é o despertamento que precisamos – mais do que arranjos pesados com letras compridas precisamos parar de gritar e deixar nosso coração adorar.

Sinceramente fiquei emocionado com o disco e aprendi grandes lições com o mesmo e sobretudo hoje creio que todos os meus projetos podem se realizar porque pra Deus isso tudo é nada!

Na minha opinião as melhores canções são:

Pra Deus é Nada, Peregrino, Enche-nos, A vinha, Sem Palavras, Segredos da Alma, Espirito Santo e No meu Quarto.

Se você já teve oportunidade de ouvir o disco comente aqui!


Tiago Terciotty l Blog Olhar Pentecostal

O que vc achou?

24 comentários :

  1. simplismente lindo, com todas palavras ditas, não tenho muito que falar, mas quero contar o meu pequeno testemunho, escutei o cd hoje e Deus falou comigo, porque com problemas e obstaculos da vida , eu queria desistir do meu ministério, mais ao ouvir o cd enxerguei que, assim como disse o autor da analize, Deus pode realizar todos os meu projetos, Por que pra Ele isso É NADA! Vanilda esta de Parabens...

    ResponderExcluir
  2. Achei o CD impecável, achei algumas faixas 'parecidas', mais amei o CD.
    O bom dos CDs da Vanilda é que eles são bem espirituais e bíblicos, o que faltam muito hoje pois as canções são pautadas na exaltação humana.

    Parabéns Vanilda e Ronny pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Vanilda nunca deixa a desejar. Ainda não ouvi o cd, mas pelas faixas que ouvi no YouTube, fotos, comentários e ainda por cima essa análise, pude notar que o CD está verdadeiramente lindo. O que gosto nas músicas dela, é o fato dela tirar das histórias bíblicas, mesclar com ótimos ritimos, instrumentos, backs e por aí vai...

    ResponderExcluir
  4. Esse cd é lindo,espiritual,emocionante..emfim sem palavras!

    ResponderExcluir
  5. FALTOU DIZER O NOME DOS COMPOSITORES DE TODAS AS FAIXAS NA ANÁLISE! :(
    #QuePena

    ResponderExcluir
  6. Realmente, o CD está espetacular! Mesmo que pra Deus seja nada, ela conseguiu se superar!
    Concordo com o que foi dito a respeito da canção "Pra Deus é Nada": no início achei que seria enjoativo, mas ouvindo bem a gente tem outra ideia! Eu amei!
    Mas por que dizer que é um trabalho inédito se tem regravações?
    Faltou o nome dos autores mesmo, afinal, eles foram os primeiros a conhecerem este projeto e merecem reconhecimento!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ouvir o cd e não tive como não me emocionar com algumas canções. Além de canções altamente pentecostais o cds nos trouxe musicas que nos levam a momentos de intimidade com Deus. Essas músicas são: Pra Deus é nada, No meu quarto, Mesmo sabendo, Na tua presença, Segredos da alma e Sem palavras que me levou ao pranto e aquebrantamento com Deus. O dueto com Elaine ficou perfeito,lindissimo sem exageros. O cd em todo não é enjoativo. Ronny tinha o dever de superar as produções de Melk neste cd e conseguiu com louvor. Pra mim até agora um dos melhores lançamentos. Eu gostei e muito... recomendo. A paz a todos

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi o cd todo tbm e gente esse cd é o mais lindo e espiritual da Vanilda. Me emocionei e a minha preferida é no meu quarto, Pra Deus é nada e Peregrino. Apesar de todas serem lindas

    ResponderExcluir
  9. Começei a acompanhar o ministerio da Vanilda com o cd assim sou eu. E tenho que confessar que de fato esse cd é impecavel, todas as musicas poderiam ser singles pois todas estão lindas, mas sem duvidas peregrino é a musica rs, lembrou-me cassiane em seus bons tempos em que tudo que cantava era febre! bom se todos os cantores diversificassem o seu repertorio(vulgo cassiane voltar à colocar anderson freire, eliseu gomes e rogerio junior) com varios compositores como aconteceu nesse cd. vanilda poderia ter colocado todas as musicas dela, pois compoe bem, mas fez algo bacana em inserir outros no cd

    ResponderExcluir
  10. Gostei do cd, confesso que senti falta dos arranjos do Melk nas músicas, mas as letras estãoo linda como sempre, bíblia cantada, marca da Vanilda.

    ResponderExcluir
  11. Se for feito em espirito que seja uma bençãoo,das cantoras pentecostais sempre gostei de damares e cassiane pra mim são as melhores,espero que esse seja bom

    ResponderExcluir
  12. vanilda espero que seu cd seja uma benção e reconhecido assim como os da Damares(minha canttora predileta)

    ResponderExcluir
  13. por enquanto o mellhor cd é o maiorr troféu da Damares,vamo esperar esse..que tbm será benção

    ResponderExcluir
  14. Parabéns por ter superado o da Damares, não por competição, mas pq gostamos de Cds bons.

    ResponderExcluir
  15. Vale a pena comprar este Cd... LINDO D+!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns!!! gostei de todas as músicas do cd!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de me identificar nesse comentario, mas sou fã assumido da Damares, e ja briguei muito com a Vanilda, mas confesso, comprei um CD pra Deus é nada para fazer criticas mas detalhadas a cantora.Porem quando chegou na musica 14, me senti tao mal,pois eu sei que essa guerra as vezes sao promovidas por nos.fã.Peço perdao, pois nao encontrei falhas,muito pelo contrario fui ministrado.

    ResponderExcluir
  18. Quem é o surdo que disse que esse cd é melhor que o da Damares???
    Se entendem algo de música, observem pra começar a afinação da Vanilda deixa muito a desejar em relação a Damares (cantamto)
    Arranjos, letras... tudo no cd da Damares esta mto perfeito
    a q acontece é q ela mudou um pouco as temática e só!!!!!!
    Pra Deus é nada, inclusive é cópia de mtas música por aí!!!!!
    OLHA só o nível:
    Vanilda- teu problema pra Deus é nada...
    Damares- O maior troféu é no livro da vida...
    Vão mesmo comparar????

    ResponderExcluir
  19. Gente,Cadê a Analise do Cd "O Dono do Poder",de Beatriz e a Analise do Cd "História de Adorador",de Lilía Paz? Só as Mais Famosas tem Espaço aqui é?

    ResponderExcluir
  20. Não gostei de mtas músicas, inclusive do clichê que da nome ao cd!!!

    ResponderExcluir
  21. Prefiro o Da Dâmares o maior troféu lindooooooooooo

    ResponderExcluir
  22. Prefiro o cd a Pesca

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. De tanto ouvir.. amei o CD .. eu que preferia os Cds mais antigos da carreira da Vanilda.. mas esse CD é um dos que dá pra se ouvir e cantar todas as faixas.. e é difícil encontrar cds assim nos dias de hoje.. as letras são ricas.. enfim gostei muito...

    Obs: gostei da matéria..

    ResponderExcluir

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos!