Olhar Pentecostal analisa 'Raridade' de Anderson Freire


Não sei se descrevo essa análise como uma das mais fáceis ou uma das mais difíceis. Fácil porque todas as canções são boas com grandes chances de sucesso, com letra, arranjos e backs perfeitos. Por outro lado a análise torna difícil porque haja adjetivos diferentes para elogiar tantas faixas boas e buscar o diferencial em cada uma.

Agora vamos a análise:

O disco começa em grande estilo ao som de ‘A igreja Vem’ – muito bem escolhida como single a canção mostra que, pela frente, ouviremos um CD forte, repleto de espiritualidade, arrepios e muita unção. Uma mistura de pentecostal com levada pop e uma introdução que lembra canções americanas temos nessa faixa todos os ingredientes para o sucesso. A história da igreja, sua força e sua missão são contadas através de uma letra altamente impactante e os arranjos, claro, dispensa comentários. Ao ouvir essa faixa confesso que a classifiquei como a melhor canção pentecostal desde ‘Abra os meus Olhos’ (Jozyanne), ‘Fidelidade’ (Danielle Cristina) e ‘Sete Trombetas’ (Lauriete). No you tube a faixa já tem quase 60 mil visualizações em apenas três semanas.

Na sequencia temos ‘Raridade’ que dá nome ao disco. A mensagem da canção é seu ponte forte. Introdução é calma, simples, porém profunda e já chama atenção desde o principio. A introdução do back ao decorrer da canção deu um brilho a mais. ‘Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir’ nos mostra a importância que temos diante de Deus – o ouro citado é o mais puro e refinado que existe. Retirado de Ofir o metal é o mais precioso dentre os tipos de ouro.

‘Um novo Endereço’ é, pra mim, a segunda melhor canção do disco. Com a brilhante participação de Ariely Bonatti a faixa resgata o tema ‘arrebatamento’ e de uma forma muito profunda. Os arranjos vocais, backs e a separação de vozes nos leva a uma dimensão de intensa adoração. O refrão é a cara dos conjuntos de jovens. Além de colocar a volta de Cristo em alta novamente a canção usa o termo ‘árvore da vida’ – confesso que não ouvia esse termo desde a década de 90 quando canções nesse estilo era o maior sucesso. É
impossível ouvir uma única vez! Clique AQUI e ouça!

Anderson Freire que já compôs inúmeros sucessos da música gospel tem o dom de agradar seja com canções pop, pentecostais ou agitadas. ‘Acalma o Meu Coração’ vem no estilo calmo e reflexivo. Em forma de oração a letra é cantada em primeira pessoa pedindo ajuda para Deus. Mais uma vez temos que elogiar os arranjos e a colocação do back que estão perfeitos. Vale lembrar que essa canção será regravada por Lauriete em seu novo disco.

‘Efésios 6’ nos surpreende pois ao lermos o título como passagem da bíblia logo imaginamos uma história cantada. Mas na verdade a faixa é altamente inovadora e coloca uma conversa de soldados em campo de batalha fazendo menção a passagem bíblica. O back vocal chama atenção e percebemos que nesse CD Anderson colocou bastante vozes masculinas no Back. Os arranjos vocais – parte ele canta, parte o back responde e união dos dois chama atenção. Embora não seja uma das minhas preferidas a faixa é ótima de se ouvir e tem tudo para ser um grande hit entre os mais jovens.

‘Deus e seus Milagres’ é uma canção que já havia sido apresentada aqui no blog porque o cantor a disponibilizou no You Tube. Na versão final a letra sofreu alterações e o ritmo também sofreu pequenas alterações. Confesso que a letra da primeira estrofe (na primeira versão) era bem melhor. Mais uma vez o cantor volta a tratar de temas muitas das vezes esquecidos – ele tratou de milagres de uma forma original e colocou no refrão tudo para deixa-lo com ar de single. Esse será mais um grande sucesso nas igrejas – aguarde e confira!

Na sequencia nos deparamos com ‘Aliança de Sangue’ que conta com a participação de Arianne. Com introdução e inicio calmo a faixa é bem espiritual e nos leva a refletir sobre aquilo que Cristo passou por nós e no refrão a canção ressalta o poder de Deus. Arianne entra na segunda parte e mostra sua voz forte e juntos eles mostram uma bela canção. Merece replays. OUÇA

‘Atitudes de Cristão’ é outra faixa bem reflexiva que trata sobre a doença da alma de quem precisa tomar atitude para ressuscitar a fé. ‘Não que eu viva do passado, mas é sempre bom lembrar, do lugar onde caí, pra poder me levantar’. A faixa é boa, mas não tem toda potência que estamos acostumados a ouvir quando se trata de Anderson Freire. Ah! E por falar em canções dele é preciso lembrar que nenhuma canção lenta desse novo disco está no nível de ‘Imperfeito’ o que é uma pena, eu esperava muito ouvir uma canção como essa que se tornou um grande sucesso de seu disco anterior.

A próxima faixa é ‘Ele Chegou’ que de forma bem elaborada trata do mal e de como a serpente será esmagada por causa da promessa do filho de Deus. A história é contada de forma envolvente e vai ganhando força ao longo da faixa. Arranjos e backs muito bem trabalhados deram um toque todo especial a faixa. A letra é bem pentecostal, mas o refrão não me agradou muito.

‘Meu Hospital’ é mais uma canção que começa lenta e com rebuscamento espiritual. Histórias reais vão se identificar com essa faixa que parece vir de encontro com nossa realidade. Embora tenha o termo ‘hospital’ a cura tratada na canção é sobre a cura da alma e renovo de um coração adorador. Gostaria que canções como essa iniciassem e terminassem calmas – todas ganham força e perdem aquele brilho da calmaria que tem no começo. Mas a faixa é muito boa!


‘Uma história contigo’ fala sobre a confiança em Deus e relata a história de Simão que confiou em Jesus e pode ver o milagre. O refrão é incrível e tem uma letra tão profunda que você começa ouvir e deixa tudo ao seu redor de lado para prestar atenção na letra. ‘Do que valem os sonhos sem os teus ideais?’ faz dessa faixa uma das mais belas para se ouvir.

O disco encerra-se com ‘Força e Sabedoria’ e não poderia terminar melhor. A junção dos ensinamentos de Salomão e o reflexo sobre a passagem da mocidade nos leva a entender que os planos de Deus continuam vivos todos os dias em todos nós. A canção pode ser entendida como uma declaração de amor e rendição diante de Deus. A faixa ganha força, back e volume e se torna bem mais pop. Depois do segundo refrão é inserido um novo trecho com uma pegada mais forte e com back bem pesado. ‘De que vale a força, a sabedoria, se eu não me lançar senhor pra ti?’ e dessa parte até o final a faixa mostra uma evolução aplausível e assim encerra o CD com chave de fogo como dizem os pentecostais no final de congressos. Ouça a faixa clicando AQUI
As cinco melhores do disco são:

A Igreja vem – Um Novo Endereço – Raridade – Deus e seus Milagres – Acalma o meu Coração

Todos os elogios, claro, devem ser dados ao cantor que como ninguém soube escolher um dos melhores repertórios da música gospel nos últimos anos. Com produção musical do próprio cantor e também de Adelso Freire e Dedy Coutinho. 

‘Raridade’ tem tudo para seguir a onda de sucesso de ‘Identidade’ (ouro e platina) e a julgar pelas novas canções e pelo reconhecimento que o cantor conquistou esse novo CD está mais no que no caminho certo para ser um dos melhores discos do ano.

Na minha humilde análise ‘Raridade’ é o melhor lançamento de 2013 (até agora).

Tiago Terciotty l Blog Olhar Pentecostal
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

16 comentários

Clique aqui para comentários
6/4/13 6:48 PM ×

Muito boa a analise!!!Parabens!!! Por favor analisem o cd da Perlla A Minha Vida mUdou??

Balas
avatar
admin
6/4/13 10:08 PM ×

Ótimo cd... Letra... Unção... Parabéns Anderson Freire!

Balas
avatar
admin
Anônimo
8/4/13 7:01 AM ×

Acalma o meu coração nao e a canção que lariete divulgou do cd novo dela ......

Balas
avatar
admin
Bruno
8/4/13 8:42 AM ×

Amei a analise.. Concordo com vc, esse e o melhor cd de 2013... Minha musica preferida foi meu hospital...

Balas
avatar
admin
Anônimo
8/4/13 9:28 AM ×

Esse CD é lindo... Gostei de todas as cançoes... Superou o Identidade... Parabéns ao cantor por esse novo projeto...

Balas
avatar
admin
9/4/13 1:05 PM ×

Esse cd vai ficar na história. Lindo D+

Balas
avatar
admin
9/4/13 1:06 PM ×

Esse cd vai ficar na história. Lindo D+

Balas
avatar
admin
Anônimo
9/4/13 10:51 PM ×

Thiago. Descobre algumas novidades do novo Cd da Eliane Silva e posta pra nós? :)

Balas
avatar
admin
10/4/13 12:00 PM ×

ola amigo sou postador quer ajuda com seu site a postar pra vc me addc no msn filmesonlinehd@hotmail.com

Balas
avatar
admin
10/4/13 4:44 PM ×

o cd do cantor é muito bom, espero que Deus continue abençoando esse levita, gostei são musicas fortes e inpactantes, sucesso com certeza, recomendo a todos..fiquem na paz de Deus.

Balas
avatar
admin
Anônimo
10/4/13 7:16 PM ×

Muito bom! Muito Bom! muito bom

Balas
avatar
admin
11/4/13 4:38 AM ×

O CD de forma geral é lindo. Gostei do título do CD "raridade", pois fica bonito "Anderson Freire Raridade", porém essa faixa em si achei fraca, não pelos arranjos e sim pela letra, exalta demais o ser humano. Isso em tempos de Narcizismo, não é bom.

Balas
avatar
admin
19/4/13 9:08 AM ×

O cd me impactos e me surpreendeu. Eu não esperava tanto deste cd que de longe superou o Identidade. Quanto a música título do cd, minha opinião. Eu gostei. Sempre fui muito crítico quanto a canções assim... Mas a exageros, coisa que no cd do Anderson não tem, e ao contrário de outros CDs este vem com mensagens de arrebatamento e exaltação a Cristo. E isso eu achei lindo. A canção Raridade traz a tona o amor de Deus para conosco, afinal para dar seu filho por nós é porque sim, somos importantes pra Ele

Balas
avatar
admin
Anônimo
24/4/13 1:44 PM ×

"Anderson Freire sempre arraza".
E o CD tá explêndido !

Balas
avatar
admin
15/5/13 6:15 AM ×

Eu amei esse novo disco do0 Anderson Freire ele é mesmo muito inspirado eu ameii esse cd e o hino novo endereço liindo mesmooo parabéns Anderson que o senhor Deus continue te abençoando!!!!

Balas
avatar
admin
19/5/13 9:47 AM ×

musica espiritual..
muito linda mesmo parabens. vc é relmente um homem de Deus..

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário