Fã da música Gospel: Intercessor ou fanático?

Qual o limite entre ser fã (admirador) de um artista ou um gênero musical em comparação ao fanatismo e obsessão pelo 'ídolo' ?

O termo 'Fã', embora tenha ligação etimológica com o 'fanatismo' agregou, no meio gospel, o sentido de 'intercessor' e 'admirador' de tal artista e não de alguém que se prostra diante do cantor como seria no sentido literal da palavra.

O problema começa quando as pessoas ultrapassam o limite e passam a desejar o cantor, defender indistintamente e aos poucos deseja viver como a pessoa ou pior, ter a vida da outra pessoa - nesse caso até um acompanhamento médico seria recomendado.

Falar sobre fã no meio gospel é bem diferente de falar de fã no meio secular onde as pessoas não são ensinadas sobre quem deve ser a estrela maior - no nosso caso Jesus. Entre os evangélicos somos ensinados que os cantores (levitas) são canais de Deus para alcançar vidas, através de Jesus, e por tal motivo o estrelado não deve cegar o cantor e nem fazer com que o mesmo tenha seguidores e sim destinar toda honra e glória ao Rei Jesus. Embora a teoria seja bonita, a realidade é outra.

Fãs da música gospel se descabelam, gritam, suplicam por foto, saem correndo atrás do cantor, vão em cultos e eventos apenas para ver o artistas e se esquecem de prestar atenção na mensagem.

Alguns cantores (já vi alguns fazendo isso) pedem para que as pessoas parem de tirar fotos e voltem aos seus lugares para prestarem atenção na palavra para que também sejam impactados pela unção de Deus. (ato muito digno ao meu ver).

Alguns fãs passam dos limites e tornam-se cegos diante de alguns acontecimentos. Veja um caso que aconteceu aqui no Blog. Ao postar a matéria 'Jotta A: O que está acontecendo com ele?' Eu (Tiago Terciotty) fui atacado, verbalmente, por centenas de fãs do cantor que o defendeu com ódio e muita revolta. São fãs, na maioria adolescentes, que usavam palavras as quais não posso reproduzir nessa postagem, fizeram acusações e o que mais chama atenção é que depois de xingar, insinuar e ofender eles incluíam a frase 'pois só quem pode julgar é Deus' ...(vai entender né?) Sem contar nos ataques pelo twitter e comentários aqui no blog que não pude autorizar a publicação.

Os fãs esquecem que a opinião e a liberdade de expressão são individuais e garantidas pela constituição. Eles e elas esquecem que uma crítica não é uma condenação e colocações não são afirmações.

É o mesmo que acontece, por exemplo, com fãs da Cassiane. Embora seja uma das minhas cantoras favoritas, os fãs não aceitam que eu a critique pela escolha de repertório. Parecem esquecer que as críticas são para mostrar que eu também quero aquela Cassiane de antes -de volta. Quero que ela grave canções que se tornem grandes sucessos como acontecia antigamente. Mas tem muita gente que prefere alguém que elogie tudo, a todo momento, independente do produto final ser bom ou não.

E falando nela, olha só a 'bronca' que ela deu nos paparazzi de Jesus em um evento:
(Nota 10 para Cassiane)

Outro exemplo são críticas feitas ao compositor Tony Ricardo (na verdade nem eram para ele mas para os cantores que colocavam muitas composições dele no disco), ele mesmo falou que chegou a ficar triste, mas entendeu que tudo faz parte de um processo que nos leva a crescer. E o resultado é que suas composições estão bem melhores e sendo gravadas por muitos cantores. Ou seja, se antes criticávamos, hoje destacamos suas canções.

Vanilda Bordieri e Suellen Lima são outras que ao lerem minhas críticas agradeceram e concordaram porque viram que ao apontar alguns detalhes, que as vezes passam desapercebidos por elas, seria possível fazer um trabalho ainda melhor.

Mais recentemente um outro 'fã' de Ana Paula Valadão resolveu mostrar sua ira, veja:
Primeiro, se o garoto fosse fã (intercessor e admirador) de verdade não teria dito aquilo com aquelas palavras. Outra coisa, se é fã de um grupo gospel logo espera-se que ele tenha adquirido alguma característica cristã, dentre elas a mais simples seria a educação e o respeito - algo que não vemos em suas palavras.

Em resposta à polêmica a própria cantora se pronunciou no twitter dizendo que “Eu nunca disse essas palavras ‘afaste-se de mim’ para qualquer pessoa que se aproxima para uma foto ou abraço. Mas diversas vezes me afastei de rapazes que me tocam de maneira que não gosto na hora das fotos”, comentou.

Eu fico imaginando : Será que não é direito dela não querer tirar foto ou ficar abraçando todo mundo? E outra, ela é uma mulher casada e se as mãos dos rapazes a incomodam o que resta a fazer é respeitar. A estrela maior é Jesus (ou pelo menos deveria ser), ela está apenas se prontificando a atender um admirador de seu ministério, mas parece que muitos não entendem.

Hoje em dia vemos cantores com seguranças, público que grita o nome do cantor ao invés de gritar o nome de Jesus. Camisetas, faixas e muito mais. Não digo que seja errado expressar sua paixão por tal pessoa, cantor ou pregador, mas é preciso sobretudo saber a distinção entre admirador e fanático.

Eu espero que, com o tempo, as pessoas percebam que os cantores famosos são pessoas levantadas por Deus para alcançar vidas e não estrelas a serem seguidas a todo custo. Fica aqui meu relato e meu desejo para todos que curtem a música gospel: Admirar, interceder e acompanhar SIM, ser fanático NÃO!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

23 comentários

Clique aqui para comentários
27/12/12 5:08 AM ×

Alguém tem que dizer a verdade... E se você Tiago, for a pessoa a fazer isso, continue!

Claro, que muitos irão te condenar e criticar, afirmando que você está julgando, mas não se importe... a verdade doe, mais tem que ser DITA!

Balas
avatar
admin
Anônimo
27/12/12 5:17 AM ×

ai sim cassiane. fez bonito mesmo.

Balas
avatar
admin
HUGO
27/12/12 7:24 AM ×

Bem, em 2008 eu comecei a conhecer o ministério da Lauriete e senti uma forte atração por várias músicas como Quando Deus te tocar. E nesses quase 5 anos sendo fã, eu tive um época de obsessão, que eu queria todos os CDs dela, todos os pôsteres dela, todos os bótons dela. Mas eu aí fui amadurecendo e hj em dia eu sou muito fã, mas não com auela fervorosidde de antes. GRAÇAS A DEUS rsr

Balas
avatar
admin
HUGO
27/12/12 7:27 AM ×

Vale deixara anotado que quando um fã quer ofender outro fã, sabe do que eles se xingam?: "seu idólatra!" kkkkkkkkkkkk
A brum e a aline são outras que tem milhares de fanáticos e muitas vezes já as vi dando "cascudos" neles...

Balas
avatar
admin
Anônimo
27/12/12 9:14 AM ×

Eu admiro pessoas como vc, Tiago Terciotty, que tem coragem de tocar nesses assuntos, por que realmente a "idolatria gospel" hoje em dia é enorme!!!
Certa vez, a banda Giom veio na minha cidade e o fogo tava enoooorme na igreja, ai quando eles foram cantar um grupo de jovens foi la no frente dando gloria e tudo só pra ver a banda tocar... na segunda musica, eles já tavam até dando 'gritos' na frente do publito.
Isso não foi nada lagal!

Balas
avatar
admin
27/12/12 9:21 AM ×

Essa Postagem Está Muito Correta. Parabéns Você Falou Toda a Verdade.

Balas
avatar
admin
Anônimo
27/12/12 1:35 PM ×

amei a matéria

Balas
avatar
admin
27/12/12 5:18 PM ×

Não podemos nos calar com aquilo que tem se tornado como um mal dentro das igrejas, pessoas que idolatram, não digo nem cantores e cantoras e sim levitas, levantados por Deus para proclamar as boas novas de salvação, que tem sido mais aplaudidos do que aquele que os enviou. Por isso te parabenizo Tiago, por não deixar que esses casos de idolatria, pois não há outro nome para isso, passarem desapercebidos aos olhos, e que de fato estes que o praticam possam abrir seus olhos e enxergarem que a Estrela maior é JESUS, e é Ele quem deve ser honrado.

Balas
avatar
admin
Anônimo
27/12/12 5:45 PM ×

falo mesmo Tiago , o unico que deve ser exaltado é Deus , deixa Deus te usar pra abrir os olhos desse povo que esta cego espiritualmente

Balas
avatar
admin
Anônimo
28/12/12 3:11 AM ×

concordo plenamente, minha cantora preferida é a cassiane.. e defendo ela... mais tem fan que chega a briga, se duer, brigar, meu deus isso....
só tenho um idolo e ele é JESUS>>>>>>>>>>>>>

Balas
avatar
admin
Anônimo
28/12/12 3:26 AM ×

Eu concordo, acho que os pentecostais, principalmente da ASSEMBLEIA DE DEUS que é a minha igreja, que antes era conhecida, pela roupa, por não pintar unhas, por não usar maquiagem, e agora, o que virou, é crente de calça, e unha pintada e tal..... meu é é o fim mesmo....

no meu setor, tem uma igreja batista... e tens alguns congregantes de lá que quando sai da igreja.. vão tocar festa de forró,,,,é não to brincando, é verdade.... mais quem sou eu pra julgar, né.... sei que tem crente que diz que é crente,, ma9s se não falar, ninguem conhece......

pronto falei... e nem venham se irritar por sabem que é verdade......

fik na paz

Balas
avatar
admin
Anônimo
28/12/12 3:26 AM ×

idolatria é pecadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo[

Balas
avatar
admin
Anônimo
28/12/12 8:31 AM ×

esse fanatismo tem invadido de tal forma,mais 90% isso e culpa dos proprios cantores que tentam se a semelahr aos cantores do mundo usando desculpa como:ai e para atrair o jovens agora falo como cassiane o que atrai queridos e a unção de deus,ei e mais e tão triste pregador luo esteve aqui em fortaleza e disseram que deu mais drogar e bebidas que num showw de um cantor de rep famoso que esteve aqui quasse no mesmo periodo.resumindo o ilare ilare invadiu as igrejas e pucas que em meio ao sucesso se preservam como serva que e o casode CASSIANEEEEEEEEEE

Balas
avatar
admin
28/12/12 8:55 AM ×

Aff, se essa pessoas que se dizem fã(naticos) arruamssem alguma coisa pra fazer, uma roupa pra lavar, arrumar uma casa, lavar uma louça não ficaria dando trabalho. Essa pessoas já tem com tanto que se preocupar, tanto que orar ainda tem que ficar se preocupando com o bando de desocupados.

Balas
avatar
admin
28/12/12 9:01 AM × Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
admin
Anônimo
28/12/12 3:03 PM ×

lendo essa publicação não concordei com o fato de que a cassiane tenha mudado e se mudou foi pra melhor, eu so tenho quatro anos de convertido e não acompanhe a sua careira desde o inicio, mas os cds VIVA E AO SOM DOS LOUVORES cassiane canta musicas extremamente fortes e pentecostais, pq comparando com os outros na minha opinião esses estão muito melhores a voz dela esta bem mais forte e potente e as musicas extremamente pentecostais. a cassiane ainda e a, maior cantora pentecostal do brasil. sabe o pq as musicas da cassiane não sei o pq suas canção não viraram hits, aqui onde moro em recife ela so não e mas conhecida qui a Eliã Oliveira. So leMbrando NÃO SO FA DA CASSIANE
gosto muito da
1 Vanilda Bordieri
2 Amanda Ferrari
3 Lauriete

posso te fazer uma pergunta Tiago? vc sabe alguma cantora pentecostal amerina? ja procurei mas não encontrei..

Balas
avatar
admin
HUGO
28/12/12 4:26 PM ×

Ao Anonimo que perguntou sobre cantora pentecostal americana: eu não sou o Tiago e desculpa me intrometer no diálogo de voces, mas é que eu posso te dar umas dicas. O ritmo gospel pentecostal é uma característica nossa, um identidade nossa (uhuull), mas tem muitas cantoras como Meredith Andrews, Rachael Lampa, Kerrie Roberts, Francesca Battistelli, o grupo Point of Grace, Natalie Grant, Mandisa, Elizabeth South, Yolanda Adams, Ana Laura... Tem 2 bençãos chamadas Britt Nicole e Kari Jobe, mas por mais que sejam boas, o som delas não se parece com pentecostal. Eu não gosto muito de cantores homens não, nem nacionais nem internacionais, PORÉM tem uma banda que escuto quase todo dia chamada Building 429, é uma banda de um rock bem leve, quase um pop rock, o vocalista é um cara e muitas musicas deles lembram sim pentecostal. Todas essas cantoras e essa banda são excelentes e se voce gosta de música Gospel BOA, voce vai gostar de todos esses nomes. Abraço.

Balas
avatar
admin
Anônimo
29/12/12 9:14 AM ×

Eu particularmente acho qui cassiane, esta com musicas muito boas a voz continua linda e não precisa virar "Hits" pra ter unção. Como disseram ai em cima se Cassiane mudou foi pra melhor.

Balas
avatar
admin
Esdras
29/12/12 9:16 AM ×

Muito obrigado Hugo. Abraço:)

Balas
avatar
admin
Anônimo
30/12/12 7:28 AM ×

Concordo que fanatismo não é coisa de evangélico. Quando me declaro fã de alguém, quero dizer que tenho uma grande admiração por aquela pessoa, seja quem for. Por exemplo, sou super fã do meu pastor, por ver DEUS brilhando na vida dele, sua humildade , simplicidade e amor por suas ovelhas.

Tudo na vida é uma questão de opinião, e cada um deve ter a sua e não ser levado pelo que os outros dizem. Eu era fã da "Cassiane de antes" e sou fã da "Cassiane de agora" do mesmo jeito. Se a suas músicas atuais não se tornaram "grandes sucessos" como antigamente, não me importa. Ao Som dos Louvores, pra mim, é um cd de excelência, lindo demais. Pessoalmente ela ainda é a melhor cantora gospel do Brasil. Não ligo para as opiniões contrárias das minhas, porque... não sou fanático.

Ontem em um aniversário, ouvi pessoas dizendo que não suportam a voz da Ana Paula Valadão, eu disse que achava a voz dela perfeita e me criticaram duramente. Eu disse " pessoal, eu gosto, vocês não, não precisamos brigar por causa disso, da mesma forma que eu tenho o direito de não gostar do Talles enquanto vocês gostam."

Acho que o que precisa haver é um equilíbrio de respeito entre quem gosta e quem não gosta, e entender que ninguém é dono da verdade.

Balas
avatar
admin
Anônimo
30/12/12 6:33 PM ×

A idolatria é algo abominável aos olhos de DEUS
Cassiane...realmente um exemplo de mulher cristã
Quem dera se todos tivessem a humildade dela!!

Balas
avatar
admin
2/1/13 9:24 AM ×

Ótima matéria.

Balas
avatar
admin
14/1/13 12:10 PM ×

Certo! concordo plenamente*

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário