Conheça o ministério do compositor Rogério Jr.

Ele escreveu canções que se tornam hits da música gospel nas vozes inconfundíveis de Cassiane, Elaine de Jesus, Rozeane Ribeiro, Eliane Silva, Lauriete, Vanilda Bordieri e muitos outros cantores.

Como falar de sucesso pentecostal sem lembrar de 'Tremendo e Santo', 'Abraço do Noivo', 'A Face da Glória', 'Celestial', 'Fenômeno de Glória', 'Guardo o que tens', 'Quase Meia Noite' e outros? Pois é, Rogério Jr. foi quem escreveu estas e outras canções.

O jovem que se tornou referência da composição gospel concedeu entrevista ao blog Vitrine Gospel e agora você acompanha os principais detalhes desse abençoado bate papo:

Rogério, sabemos que o seu ministério tem se destacado bastante, e as suas canções tem integrado os CD’s de grandes nomes da música gospel. Gostaríamos de saber com quantos anos esse dom de compôr foi despertado na sua vida, como foi esse processo e o que isso representa para você.

Escrever sempre esteve muito presente em minha vida, mas lembro de rabiscar papéis com 11 anos de idade e aos 12 ter três canções gravadas em um cd de uma cantora da minha cidade, e já ter grandes resultados. Acredito que trabalhar com arte é estar ainda mais entrelaçado a Deus. Ele é o maior artista, o que a todo tempo cria. Poder falar dEle e por Ele através de canções e ver os resultados disso no mundo espiritual é a maior recompensa.

O ano de 2003 foi um ano marcante para o seu ministério, afinal ter uma música gravada por uma intérprete como a Cassiane, não é pra qualquer um. Conte-nos como foi que a música “Tremendo e Santo” entrou para o álbum A CURA.

Sempre admirei muito o ministério da Cassiane. Eu ainda era um rapazinho com seus 14 pra 15 anos. Lembro de avisar pros meus pais que estava entrando no quarto e iria compor pra  Cassiane. Abri o livro em Apocalipse, na passagem dos 7 selos e o Senhor foi me inspirando de tal modo, que me assombrava. Gravei em uma K7 e enviei para ela. Depois de alguns tempos recebi a ligação que a canção estava no repertório junto com grandes nomes.  

Diante de tantas músicas egocêntricas que são tocadas e cantadas atualmente, canções que falam sobre amor, salvação e arrebatamento já não encontram o mesmo espaço que encontravam há 10 anos. O que você acha dessas canções que trazem alusão a “Exaltação Humana”?

Acredito em um Deus que exalta, mas acredito em um Deus que não divide sua glória com ninguém. É dEle a glória e ele faz quando quer e como quiser. Parece que hoje os homens querem seu próprio reino, sua própria vontade e assim seja feito sobre seus inimigos. Cantores e compositores descobriram a mexer com ego da igreja, a alimentar ilusões de tal forma que cantam pra que Deus seja seus servos e que venha o reino deles e não o do Pai. Eu sou o corajoso o bastante pra dizer que tem muita coisa que estão cantando por aí que veio inspiração em qualquer, menos do coração de Deus.

Rogério, um dos pontos mais marcantes do seu ministério são as canções que falam sobre o arrebatamento e despertamento da igreja. Músicas como QUASE MEIA NOITE, REAGIR e INCONFORMADOS trazem uma mensagem muito forte de despertamento para a igreja dos últimos dias. Você acha que a igreja está dormindo diante dos ataques que temos sofrido? Qual seria a melhor forma de reagir?

É como eu sempre digo, temos transformado a Igreja em clube recreativo, e esquecemos que ela é nosso lugar onde traçamos estratégias pra sair guerrear na arena que é o mundo. A igreja esqueceu que somos parte de um chamado que é confrontar o mundo, levar a verdade. Se acomodou, acreditando que levantar as mãos na hora do louvor no culto de domingo é ser cristão. Ser cristão está além, e sinto parte do chamado em alertar meus irmãos, a despertar aqueles que dormem. A reação é uma resposta da ação de Deus. Ele está movimentando, assim como movimentou a América nessa última década. Seria bom não esperarmos por isso. Mas ele tem dado os sinais para que despertemos antes que os portais se fechem.

A linguagem utilizada nas suas canções que são verdadeiras poesias, nos fazem lembrar as composições de um dos grandes compositores da música gospel brasileira, o pastor Elizeu Gomes. Alguns dizem até que vocês são pai e filho na música (Risos). Como você reage a essas comparações?

Elizeu Gomes é o maior nome quando se diz em composição. Ele sempre soube unir poesia com melodias inovadoras. Hoje vemos tanta gente compondo, tanta gente despontando, mas eu vejo pouca poesia e pouca melodia trabalhada. Os mesmos jargões, as mesmas fórmulas. Aprendi muito com Elizeu, enquanto todo mundo dizia que a muralha caia, ele dizia que havia virado migalha. Música não é só sentar e rimar história bíblica com refrão clichê. É estudar melodias com contratempos, enigmas poéticos. A glória de Deus é assim. Ser comparado a Ele é um orgulho.

No “mundo da música” vemos que muitas vezes o Cantor (a) faz sucesso com a canção, porém nunca é destacado que a canção só existe por causa do Compositor. Como compositor você acha que a responsabilidade e o mérito do sucesso de uma música devem ser divididos ao cantor e ao compositor?

O Brasil é um país que valoriza muito seus intérpretes e pouco se conhecem do compositor. É o mesmo que se maravilhar-se com um quadro pintado a mão e maravilhar-se com a tinta usada no quadro e não conhecer o pintor. Temos cds maravilhosos que sabemos que tem grandes intérpretes, mas sem tais compositores, tais repertórios, talvez não tivessem o mesmo resultado. Na década passada o Brasil conheceu o “boom” da música pentecostal com a Cassiane, Lauriete, Elaine de Jesus entre outros. Mas poucos sabiam que por detrás deste “boom” havia “Isael dos Santos, Elizeu Gomes, Rozeane Ribeiro, Daniel e Samuel, entre outros” que criavam todas aquelas músicas cantadas nas igrejas. Até dos clipes estão tirando o nome dos compositores. Mas amém, como sempre digo, na eternidade haverá toda recompensa.

Bate-Bola

Deus:  O artista e eu, seu pincel.
Família: O combustível dos meus dias.
Um Hobbie: Cantar, assistir webseriados, cinema e todo tipo de arte.
Um livro: Maravilhosa Graça, de Philip Yancey. Todo cristão deveria ler.
Uma música: Hino da vitória – Rozeane Ribeiro
Um perfume: Perfumes da infância, que me trazem boas recordações.
Um versículo: Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas então veremos face a face I Cor 13:12
Uma cor: Vermelho
Uma comida: Massas, tenho DNA italiano! rsrs
Um lugar: Jerusalém
Um medo: De perder de ver o sorriso de Deus.
Referências musicais: Casting Crowns, Fernandinho e Elizeu Gomes.
Eu, Rogério Júnior: Apaixonado pelo Reino e curioso pela Eternidade. Defensor do evangelho real e ousado quando se diz a verdade. Amante de sorrisos, momentos e da caridade. Herdeiro de um trono no céu.

Para acompanhar a entrevista completa acesse o blog Vitrine Gospel

E para encerrar gostaríamos de deixar o vídeo da canção 'Como nasce um Milagre?', uma belíssima canção de Rogério jr:
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

11 comentários

Clique aqui para comentários
Anônimo
11/12/12 12:54 PM ×

sinto falta de composiçoes extremamente ungidas, como a inesquecivel 'tremendo e santo', infelizmente acho uma raridade se tivermos ainda cançoes assim daki pra frente, pq agora o foco é a exaltaçao humana! choro tda vez q ouço essa cançao

Balas
avatar
admin
Anônimo
11/12/12 3:57 PM ×

mas hino da vitoria não é de cassiane ???? rozyanne escreveu
eu creio assim ohhhh :::
Deus sabe de todas as coisas , cassiane é chamada desde o ventre de sua mae com uma voz inconfundivel um timbre e vibrato de deixar qualquer um impressionado , ta ele escreveu e sem duvidas Deus usou ele como usou maria como ferramenta para dar a luz jesus ! e não é diferente não Deus chamou cassiane para louvar o hino da vitoria atravez do seu chamado e voz separada por Deus ganhar muitas almas , milhares simmm ROGERIO escreveu mas Deus decidiu quem entuaria o louvor atravez do cd seria CASSIANE , alias ele diz ::: que Deus deu para ele a letra se é de Deus então Deus sabe o que faz !! cassiane , lauriete não teriam resultados diferentes alias quando Deus levanta o homem nao abate se não usasse o ROGÉRIO usaria outro mas CASSIANE e lauriete iriam da mesma forma alcançar todas as almas da mesma forma !!!!!
e que DEUS de muito mais composiçoes para esse abençoado da composição guarda o que tens e tremendo e santo !!!

Balas
avatar
admin
11/12/12 11:40 PM ×

Rogério Jr. compõe linda e abençoadamente. Vemos a Mão de Deus em suas composições, pois o que ele compõe é algo profundo, fruto de uma intimidade linda com Deus. Sentimos isso ao ouvir, ao ler a letra de suas canções. Que Deus continue abençoando e sendo a inspiração desse jovem de Deus!
Quanto ao comentário do "anônimo" acima, gostaria de dar minha opinião: Sim, a canção "Hino da Vitória" foi instrumento usado por Deus na voz da Cassiane, que é sim ungida pra louvar, mas os créditos também são da Rozeane Ribeiro, que foi quem Deus escolheu pra compor e como ele mesmo disse Deus sabe o que faz! Já ouvi a Rozeane contar que sempre quis gravar essa canção, mas Deus disse que não era pra ela. Ela fez prova enviando seis canções a Cassiane e a Cassiane só gravou essa. Naquela época o ministério de Rozeane Ribeiro não era tão conhecido (todos sabemos que alavancou com "A Face da Glória", de 2007, - canção esta composta por Rogério Jr.). Sendo assim, creio que o Plano de Deus para com esta canção tinha que ter notoriedade assim como teve na voz da Cassiane e assim como "A Face da Glória" teve na voz da Rozeane, que foi composta pelo Rogério, mas é lembrada pela Rozeane. Concluindo meu pensamento: não desmerecemos nenhum cantor, pois são canais de Bênção, escolhidos no ventre, mas os compositores também merecem o reconhecimento, pois são a fonte de ligação sobre o que Deus está falando e o que o povo precisa ouvir.

Balas
avatar
admin
Anônimo
12/12/12 5:38 AM ×

Vc de via perguntar ao Rogério pq ele não compos mais p cassiane :( sentimos saudades das canções dele na voz dela, como "tremendo e Santo" "abraço do noivo" "perfume da unção", ah rogério, por favor, manda canções p Cassiane cara , vc faz muita falta.

Balas
avatar
admin
Anônimo
12/12/12 6:07 AM ×

ele tem muita sensibilidade divina deus o abençoe sempre

anderson(belem-pará)

Balas
avatar
admin
12/12/12 7:47 AM ×

SIm, Cassiane interpretou a canção "Hino da vitoria" mas a autora foi Rozeanne Ribeiro. Nossa que horror, o anonimo ai de cima levou a matéria como se a intenção fosse ofender a cantora Cassiane ou a Lauriete. Irmão admiração sim, idolatria não hein, não vamos confundir as cosas, da mesma forma que Cassiane é escolhida deis do ventre, ROGÈRIO também é, assim como vc e eu também somos, pra Deus somos todos especiais. E SIM, Deus uniu o talento de Cassiane com as belas poesias de Rogério Junior, e deu certo pelo exito triuno, Deus, Cassiane e Rogério, isso é fato, do contrario, não teria exito

Balas
avatar
admin
Anônimo
12/12/12 7:50 AM ×

Na minha Igreja os slides eu coloco o nome do compositor, como maneira de valorizar esses abençoados!

Balas
avatar
admin
12/12/12 7:52 AM ×

Se a biblia diz que temos que dar honra a quem tem honra, pensamos. Quem seriam os cantores se não houvesse os autores como canal de benção pra transmitir canções tão belas aos nossos corações? Afinal não vi nenhuma das cantoras fazerem sucesso com canções escritas pelas mesmas, algumas como "A volta do rei" de Lauriete fizeram sucesso, mas sabemos que a carreira da Lauriete não está baseada nessa canção, e sim em Deus dos Deuses, O segredo é louvar, Resgate, Por um fio, enfim são tantos. Ninguém caminha só, se as cantoras hoje são sucesso, por trás delas há dezenas de pessoas que trabalham para que isso aconteça. A paz a todos

Balas
avatar
admin
Anônimo
12/12/12 7:52 AM ×

Ele não qis dizer que Deus não chamou Cassiane...o qe ele está falando é que as pessoas não conhecem os compositores..essas almas que Cassiane ganhou através do hino tbm é fruto da vida com Deus dos compositores..que muitos não sabem...
eu entendi e concordo. Menino abençoadoooooooo demais esse Rogerinho!

Balas
avatar
admin
Anônimo
20/12/12 1:19 PM ×

Gosto muito de louvar com este tipo de música, sobre despertamento, arrebatamento.
Muito boa a entrevista.

Que a glória seja dada a Deus!

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/3/16 4:34 AM ×

Como consigo entrar em contato com vc cantora keila soares???? -''''------- imal keilasoares13@yahoo. Com. BR sobre composição

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário