Quanto mais sucesso, menos unção?

O congresso Gideões Missionários da Ultima Hora (GMUH) acontece todo ano entre o mês de abril e maio, em Camboriú-SC. Considerado um dos maiores congressos do mundo o evento é um dos mais esperados pelos evangélicos, em especial os pentecostais.

Os anos se passaram e o congresso foi conquistando mais prestígio e fama. Hoje o congresso é transmitido ao vivo para todo o mundo pela internet, tem influência nas redes sociais e se tornou ponto de referência para lançar pregadores pop star's e o local ideal para que os cantores lancem e divulguem seus trabalhos.

Não tenho nada contra o evento e acredito que é preciso fazer missões e esse 'sucesso' todo é bem vindo pois arrecada mais dinheiro que é convertido em incentivos à missão e, consequentimente, mais almas são conquistadas para o reino de Deus.

O problema que vejo quanto ao congresso é a 'falta de respeito' com algumas pessoas e até mesmo a falta de noção e unção por parte de alguns 'homens de Deus'.

Quer saber do que estou falando, acompanhe esse vídeo de 2002;
Nele vemos uma cantora cheio do espírito santo adorando a Deus com toda igreja e com todo corpo de membros no altar. 100% unção e autoridade.

Na festa de Jubileu do congresso, em 2007, vemos Lauriete arrebentando tudo com o mega sucesso 'Dias de Elias', confira:
A Unção ainda é preservada e vemos o povo sentindo e se alegrando na presença de Deus.

Em 2009 já vimos uma primeira mudança no Congresso, passaram a dar mais ênfase nos cantores que faziam mais sucesso e o altar de adoração passou a ser 'contemplado' por muito 'famosos' como Damares:
A cantora cantou seu maior sucesso e mesmo assim muitos irmãos que estavam no altar já não se alegravam e nem glorificavam mais, muitos estavam ali como espectador da apresentação da cantora, sem falar que as fotos e vídeos entraram com força para registrar cada momento dos 'ídolos gospel'.

Em 2011, vemos Ariely Bonatti entoando uma de suas melhores canções. 'Eu quero Alma':
Como pode a cantora cantar uma das poucas canções que realmente tem a ver com o tema do congresso e ninguem sentir a presença de Deus? No altar vemos Lauriete, outros cantores, pastores e outras pessoas não dando a mínima atenção para o que é cantado, a conversa rola solta atrás da cantora e parece mesmo que aquilo ali é um show e cada pessoa espera sua vez de se apresentar.

Desse ano separamos dois vídeos de Elaine de Jesus e de Jotta A:
No vídeo da Elaine vemos ela cantando um louvor que exalta a Deus sobre tudo, mas tem gente que nem se levanta para adorar e fica sentado atrás da cantora. Pra variar a converseira não para e aquela velha imagem dos obreiros sentindo a presença de Deus, como no vídeo de Cassiane em 2002 fica só na memória mesmo.
No vídeo de Jotta A a impressão que temos é que eles chamaram o menino que está no auge da fama para 'abrilhantar' o evento. Jotta, que nem conseguiu cantar o hino na altura original, não causou nenhuma 'emoção' nos irmãos presentes. Alguns obreiros ficaram lendo revista, outros com cara de sono e outros sem esboçar nenhuma reação. Cadê a unção?

ALÉM DISSO:

É preciso lembrar que os cantores 'pagam' para cantar no congresso. Na verdade eles 'ofertam' um valor e recebem a oportunidade de adorar. Em 2011 a MK Music desembolsou 40 mil reais para ver quatro cantores se 'apresentando' no evento.

Em 2012 houve um momento tenso onde as pessoas que estavam no altar foram avisados que só deveriam ficar sentados ali quem tivesse feito sua 'doação'. Dizem que a cantora Rayssa ficou chateada e teve que sair da cadeira pois não 'pagou' pela mesma.

Não podemos deixar de dizer que as dublagens dos cantores é outro fato que deixa o evento com cara de espetáculo. Por que tantos cantores vão lá e dublam em vez de cantar com o gogó mesmo??

Sobre as conversas paralelas é, no mínimo, uma imensa falta de respeito para com quem está cantando ou pregando. 

Francamente é uma felicidade ver o congresso crescer e contribuir para missões. O ruim é ver a unção perder espaço para um espetáculo de fama e glamour.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

41 comentários

Clique aqui para comentários
13/11/12 6:49 PM ×

Estou perplexo com tamanha introduçao e embasamento para esta materia. PARABENS Olhar pentecostal. Voces se superam a cada dia. A materia ficou otima, direta, reflexiva e acima de tudo analitica. Esse assunto realmente deve ser abordado, pois é isso que estar acontecendo hoje em dia, e essa "festa", esse "show" chegou ate os Gideoes...Congresso que antes era so Unçao, virou so um palco para lancamentos...Jesus, misericordia...

Balas
avatar
admin
13/11/12 10:17 PM ×

Parabéns queridos por essa matéria tão abrangente,continuem assim e sobre o que foi escrito,tudo isso faz parte da palavra que diz que o amor de muitos se esfriarão,e é o que tem ocorrido infelizmente.
que Deus vos abençõe,a paz.

Balas
avatar
admin
14/11/12 2:50 AM ×

TRISTE. VER UM EVENTO ONDE A REUNIÃO SERIA PARA PROPAGAR A EVAGELIZAÇÃO SE TORNAR EM COMERCIO DE LIVROS E GRAVADORAS É MUITO TRISTE MAIS NENHUMA NOVIDADE. NOS TEMPOS DE JESUS ELE SE INDIGNOU COM O COMERCIO DENTRO DOS TEMPLOS AINDA MAIS HOJE COM A RAPIDEZ COM QUE AS NOTICIAS SÃO REPASSADAS. A COBRANÇA DE DONATIVOS PARA PARTICIPAR DO EVENTO NÃO ACHO ERRADA POIS A EVAGELIZAÇÃO CUSTA CARO. MAIS TORNAR ESSE DONATIVO UMA COBRANÇA É NO MINIMO UMA EXTORSÃO, A OBRA DE DEUS É GRATUITA, POR ESTE MOTIVO O NOME DO DINHEIRO QUE É DADO A IGREJA SE CHAMA OFERTA E NÃO PAGAMENTO. ENQUANTO OS OBREIROS E MENBROS DO EVENTO NÃO SENTIREM A PRESENÇA DE DEUS POR NÃO PÚLAREM OU GRITAREM ACHO MEIO COMPLEXO POIS ISSO DENOTA QUE PARA SENTIR A PRESENÇA DE DEUS TEMOS QUE GRITAR? PULAR? RODOPIAR? NÃO O SENTIMENTO É PESSOAL CADA UM SENTE DE UMA FORMA, ACHO MUITO ERRADO VC GRITAR ALELUIA POR QUE A IGREJA ESTÁ GRITANDO ALELUIA, O MOVER DO ESPIRITO TEM QUE SER CONSTANTE NÃO É PELO CANTOR JOTTA A ESTAR CANTANDO O MOVER É BEM MAIOR ELE É UM ENCONTRO ENTRE VC E DEUS NUM LUGAR ONDE SÓ VC SABE ONDE É, AS VEZES VC SE CONECTA COM DEUS POR CANÇÃO, PALAVRA, LIVROS ETC... ENTÃO NÃO PODEMOS GENERALIZAR EMOÇÃO COM SENTIR A PRESENÇA DE DEUS.
ATÉ PORQUE QUEM SE EMOCIONA SAI DA IGREJA E NADA SERÁ MUDADO EM SUA ROTINA, AGORA QUEM SE SENTE IMPACTADO ESSE IMPACTO VAI O FAZER REFLETIR SOBRE O EVENTO E SUA IMPORTANCIA
MIQUÉIAS GOMES ( GOIANIA )

Balas
avatar
admin
14/11/12 3:36 AM ×

Muito esclarecedor e respeitoso seu texto. Somos admiradoras desse trabalho, mas suas palavras são provadas nos vídeos. Oremos para que o primeiro amor não fique em último lugar.
Parabéns!

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 7:02 AM ×

Nossa Pura Verdade ;

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 8:01 AM ×

acho td isso verdade
porem quem mudou foramos cantores ou alguns
admiro o ministerio da elaine e do jotta , porem
quando eles entram pra cantar o estrelismo já vem a frente, diferente das aprsentaçoes de ariely, cassiane e lauriete ,que atulmente onde elas cantam a humildade e unção abalao o lugar.

Balas
avatar
admin
Mr Pop
14/11/12 8:23 AM ×

Infelizmente vou ter que concordar. Tive a oportunidade de estar lá por algumas vezes, e ficou visível como as coisas mudaram no GMUH. Quem frequentou os Gideões no início deste século e foi no anos passados, vai ter que concordar que muuiiiiiiiiiiita coisa mudou por lá. Tenho a impressão que perderam ou mudaram o foco.

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 8:56 AM ×

mto triste

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 9:20 AM ×

Ta Certinho!! Apoio a Matéria!!! e eu tbm acho q qnto mais fama, menos unção sim, olha a Damares!! mudou demais antes ela adorava a Deus e deixava ser usada por Ele, mas hj mudou demais, agora ñ é levita da casa do senhor, é artista gospel!!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 9:32 AM ×

Em primeiro lugar PARABÉNS pela matéria. Um ótimo conteúdo para nos deixar por dentro dos assustos gospel. É uma pena saber que um congresso como esse está indo tão ruim assim... Os cantores e pregadores deveriam se preocupar mais com a unção e o poder de Deus do que com o dinheiro e a fama.
Mais como Jesus disse: nos últimos dias o amor de muitos esfriarão!!!

#oremos

Balas
avatar
admin
14/11/12 10:34 AM ×

:O gente, dessas coisas eu n sabia não...$40.000? gente, quarenta mil não se acha todo dia não..! to abismado... q coisa feia q fizeram c a rayssa! Pai eterno, morreria de depressão!

Balas
avatar
admin
14/11/12 10:36 AM ×

O QUE ESSA MATÉRIA MOSTRA, É O UTRO LADO DA MOEDA, HOJE EM DIA, VARIOS CANTORES, NÃO QUEREM MAIS ADORAR A DEUS, NÃO QUEREM MAIS A UNÇÃO, MAIS SIM O QUE A MAIORIA QUER, É A VENDAGEM DE CDS E DVDS. MUITOS DOS QUE CANTAM, NÃO QUEREM SER "LEVITAS", MAIS SIM CANTORES,QUEREM A FAMA, QUEREM O PRESTIGIO SE ESQUEÇENDO QUE TODA HONRA E TODA GLORIA DEVEM SER DADOS AO SENHOR, AFINAL QUEM CONCEDEU O DON, FOI ELE, ELES ESQUEÇEM QUE A UNÇÃO E UM DETALHE INPORTANTISSIMO, AINDA MAIS SE FOR UM CANTOR GOSPEL/PENTECOSTAL. (www.portalescolhidos.ec.cx)

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 12:29 PM ×

Realmente é verdade! Certos cantores só vão no Gideões pra vender CD....

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 1:57 PM ×

Esse video da cassiane é tremendooooooo!!! Me arrepio so de ver, e olha q cassiane era mais famosa nesse tempo do que hoje viu? Nesse tempo ae, cassiane era "A" cantora que mais vendia no Brasil, lembro como hoje, que cassiane era comparada até com ivete sangalo nas vendas, ficando até empatada nas vendas com a mesma, elaine, cassiane, e lauriete pra mim continuam com a mesma unção e autoridade de antes, se ninquem mais respeita e não tem amor ao "culto ao senhor" isso ta na bíblia, onde o amor de muitos esfriaria, Damares mesmo, antes era aos olhos do mundo "exagerada" na unção, gritava e tal, hoje ta do tipo mais comportada, do jeito que o mundo não pode julgar, mais quando o mundo julga é pq Deus ta no meio, satanas sempre ta disposto a apontar o povo de Deus, mais sabemos q a ultima palavra é Dele :)

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 1:57 PM ×

Esse video da cassiane é tremendooooooo!!! Me arrepio so de ver, e olha q cassiane era mais famosa nesse tempo do que hoje viu? Nesse tempo ae, cassiane era "A" cantora que mais vendia no Brasil, lembro como hoje, que cassiane era comparada até com ivete sangalo nas vendas, ficando até empatada nas vendas com a mesma, elaine, cassiane, e lauriete pra mim continuam com a mesma unção e autoridade de antes, se ninquem mais respeita e não tem amor ao "culto ao senhor" isso ta na bíblia, onde o amor de muitos esfriaria, Damares mesmo, antes era aos olhos do mundo "exagerada" na unção, gritava e tal, hoje ta do tipo mais comportada, do jeito que o mundo não pode julgar, mais quando o mundo julga é pq Deus ta no meio, satanas sempre ta disposto a apontar o povo de Deus, mais sabemos q a ultima palavra é Dele :)

Balas
avatar
admin
14/11/12 2:14 PM ×

isso é realmente verdade, podemos ver que a igreja ja chegou nos ultimos momentos na terra, podemos ver que ainda tem verdadeiros adoradores como cassiane que até hoje vemos Deus operar através de seus louvores poís ao contrario de algumas cantoras Deus levantou cassiane e ela ñ deixou que a vaidade entrasse em seu coração...

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 2:36 PM ×

o pais esta cada vez nais se tornando evangelicos,mais pelo visto seremos como os estados unidos e os paises protestantes da europa q de protestante contra o pecado so levam o nome,1 ponto q podemos perceber e q uma emissora satanica aapoiando um evento evangelico poi sera q os cantores q estão estão somente com o intuito deganhar almas temos q ver q a unica q se preserva na vestimenta na mudança visual e q a gente ainda conssegue sentir algo de verdadeiro e naum de simples encenação e a cntora CASSIANE Q talvez por isso ela não tem conseguido emplacar sucesso como antigamente no falta de unção o de bom repertorio mais por sombras de mordenismo na igreja por sobra de cantores ilare ilare como pregador luo aline, fernada,ao cubo oficina g3 pg e assim vai umpovo q troca{HOJE E DIA DE ROMPER E EU RECEBO A UNÇÃO DE DEUS,OU AINDA Q PRA TE SERVIR JESUS EU TENHA Q CHORAR TE SERVIREI POIS COMO ESTARA SOFRER CONTIGO E BEM MELHOR DO Q ERRAR}POR ISSSO }BATE PESADÃO BATE PESADÃO OU PIOR ACHO AGORA E SO VITORIA AGORA E SO VITORIA AGORA E SOVITORIA VITORIA APROVA ACABOU ALUTA FOI EMBORA AGORA E SO VITORIA E RESUMINDO E ISSI Q AMUSICA E AS PREGÇÃO EVANGEKLICAS VIRARAM UMJ COMPARÇÃO COM O MUNDO OU ATE MESMO A VELHA TEORIA DA PROSPERIDADE E DE MASSAGEADOR DE EGO

Balas
avatar
admin
14/11/12 3:02 PM ×

Não acredito que fizeram isso com a Rayssa, então o Gideões esta virando palco da fama.. Eu prefiro a DAMARES de antes mais unção tal....

Balas
avatar
admin
14/11/12 3:03 PM ×

Não acredito que fizeram isso com a Rayssa, então o Gideões esta virando palco da fama.. Eu prefiro a DAMARES de antes mais unção tal....

Balas
avatar
admin
14/11/12 3:42 PM ×

isso já era esperado.
como tudo na vida. começa com muito unção e termina como um balde de gelo. triste...

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 6:18 PM ×

CONCORDO PLENAMENTEEEEEEEE, banalizaram o evangelho!

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 6:40 PM ×

Infelizmente Pr Reuel tem transformado os Gideoes em um Palco onde ha um esquema forte de contibuição. Não sou contra missões mas contra o estrelismo que vem virando nossos congressos que Deus desperte estes q stao dormindo....quem tem canta quem não tem chupa o dedo é isso? quem tem canta e sabe lá se Deus recebe....Pagar p adorar? onde vamos parar? Quanto a fama dos cantores quem faz isso é as pessoas os cantores por mais q tentam n controlam o povo eles q aplaudem e fazem parecer ídolos os que adoram ao Senhor. Tem q aprender a comportarem com pessoas q Deus abençoou.

Balas
avatar
admin
Anônimo
14/11/12 8:27 PM ×

OLHA CREIO QUE A CULPA NÃO SEJA SÓ DOS CANTORES E CANTORAS, POIS SE A IGREJA QUER FOGO TEM QUE GLORIFICAR? NÃO É? A CULPA É UM POUCO DOS MEMBROS QUE NÃO BUSCAM A DEUS NO HINO E NO MOMENTO DO CULTO, POIS SÓ FICAM PREOCUPADOS EM FILMAR, TIRAR FOTOS ETC...

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/11/12 4:14 AM ×

Nossa,gente desde que acessava os vídeos no youtube as pessoas já comentavam isso... tem um em que Cassiane,Lauriete e Elaine cantam Com Muito Louvor,e um pr fica gritando pro povo comprar os cd's delas...

Balas
avatar
admin
Anônimo
15/11/12 4:28 PM ×

eu já tinha observado isso e não acompanho mais... só os poderosos! kd JESUS no evento???? já era!!!


tharddelly pettesson

Balas
avatar
admin
Anônimo
16/11/12 5:30 AM ×

Uma caiso eu sei no dia jugamento muitos vão chorar e nesse momento que vamos ver a diferencia entre o justo e injusto,entre salvo e o não salvo.pois Hebreus:9;27 diz morre o homem e segui-se ao juizo. É lá que vomos ver relmente adiferncia,:que Deus tenha misericordia dessas evoção;

Balas
avatar
admin
Anônimo
16/11/12 12:03 PM ×

Tremendo o video da Cassiane cantando 500 graus.

Mas o que tem predominado nos eventos não é mais Deus,mas é o Mamon,na biblia fala que o "amor" ao "dinheiro" é a raiz de todos os males,o dinheiro não é mal,mas o "amor" a ele é destrutivo.
quando o dinheiro surge com a fama não tem jeito a pessoa se corrompe,o que os pastores e cantores deveriam fazer era pedir a Deus sabedoria,humildade,reconhecendo que a glória é Dele até mesmo quando a fama chegar,se fosse assim eu tenho certeza que não haveria tanta idolatria como vemos no mundo gospel.

Balas
avatar
admin
Anônimo
16/11/12 12:28 PM ×

varia mt da pregaçao e da postura do cantor, vemos nesse video de 2009 lauriete arrebentando e en 2011 tambemhttp://youtu.be/1od8N3tEg0M

Balas
avatar
admin
17/11/12 3:44 AM ×

Em todos os congressos há altos e baixos

Balas
avatar
admin
17/11/12 3:47 AM ×

Em todos os congressos há altos e baixos

Balas
avatar
admin
Vitor
17/11/12 1:59 PM ×

A palavra diz " Começai na carne e terminai no espirito", mas nos tempos de hoje tem se feito ao contrario!

Balas
avatar
admin
18/11/12 6:58 AM ×

Confesso que quando comecei a ler o tópico,pensei que seria mais uma falação sobre Damares e Cassiane.. AS "DIVAS GOSPEL",como se dizem.
Em partes eu concordo,pois eu também observei alguns tópicos que foram citados aqui.Como por exemplo a conversa no altar, a desatenção que eles tem com quem tá adorando, e a forma de muitas apresentações.
É notório que o CGMUH tá muito diferente,mas isso não nos deve assustar, pois a palavra de Deus nos alerta que no fim dos tempos o amor de muitos esfriaram..
Enfim, acredito que estamos no fim dos tempo, ou nãaõ?

Balas
avatar
admin
Anônimo
18/11/12 9:46 AM ×

que história é essa que pra poder cantar no gideões tem que pagar eu nunca ouvi falar disso pra mim isso é mentira e o Jotta A tem unção sim mas tirando esses detalhes o restou sou obrigada a concordar mas não é só gideões vários outros eventos são assim

Balas
avatar
admin
Anônimo
18/11/12 9:58 AM ×

em partes essa matéria está certa mas por exemplo quando fala do vídeo da Damares que mentira o povo quer colocar defeito aonde não tem todo mundo do pulbito e em baixo canta junto com ela não tem ninguém tirando foto dela esse vídeo é lindo

Balas
avatar
admin
Anônimo
19/11/12 1:17 PM ×

Pra vcs que falam que a Cassiane ñ tem mais a unção de antes, essa semana enquanto ela ministrava e cantva num evento uma mulher foi curada e voltou a anda e abandonou a cadeira de rodas, olhem no http://ministeriodecassiane.blogspot.com

Balas
avatar
admin
Anônimo
20/11/12 4:07 AM ×

mais olhem o lucas lima fogo puro no gideões ei irmãos deu de sentir a presença de deus

Balas
avatar
admin
21/11/12 4:41 AM ×

triste realidade

Balas
avatar
admin
21/11/12 8:46 AM ×

Nao concordo com o que foi falado do video da Damares a uncao e tremenda nesse video todo mundo que estava no pulbito e embaixo cantou junto com ela e quem disse que o Jotta A nao tem uncao ele tem sim e essa historia da MK eu nao acredito concordo em partes com essa materia mas pra mim se as pessoas que estao la dentro nao consegue sentir a presenca de Deus eu sinto acompanhando pela internet apesar de muitas
coisas terem mudado

Balas
avatar
admin
Anônimo
23/11/12 4:48 PM ×

PERFEITA A MATÉRIA.PURA VERDADE !!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
25/11/12 3:49 AM ×

p mim a unção da cassiane n mudou em nada, consigo sentir ainda fogo e autoridade na voz dela olhem ai

http://www.youtube.com/watch?v=MUSHe_nPd-I

isso é em 2012











Balas
avatar
admin
3/12/12 9:45 AM ×

estava pesquisando sobre este assunto e encontrei a matéria, acabo de escrever sobre isso em meu blog e concordo plenamente com o que li aqui, infelizmente não há como mudarmos o que está acontecendo apenas com nossa indignação, só pelo fato de falarmos alguma coisa ainda somos criticados. Vejam a matéria sobre o cantor jotta a no www.vidadecantorgospel.blogspot.com.br

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário