Análise do CD 'Vou Tocar o Céu', de Mara Lima


O 38º disco da cantora Mara Lima marca o recomeço de um dos mais brilhantes ministérios de louvor do meio gospel. Depois de lançar, em 2009, o CD ‘O Som da Voz de Deus’ a cantora passou a lutar contra problemas nas cordas vocais que a impediram de lançar novos projetos desde então. Com intervenções cirúrgicas e muita intercessão a cantora vivenciou o impossível (a cura) e agora apresenta ao público ‘Vou Tocar o Céu’, trabalho recém lançado na Expo Cristã. Veja como foi a movimentação no stand da cantora:

Agora daremos início a análise do disco, preparados?

O disco tem início com a canção que dá nome ao CD. É perceptível que o tom da cantora está mais baixo, o que é altamente aceitável por conta de toda situação enfrentada por Mara. ‘Vou Tocar Céu’ é cantado na primeira pessoa reforçando o poder da fé, de buscar o impossível e conquistar tudo aquilo que Deus nos prometeu. A grande lição do louvor é, mesmo sabendo dos desafios, é preciso usar a fé e seguir até alcançar a vitória. O refrão é bem trabalhado, só não gostei muito da repetição de ‘Jericó’ inúmeras vezes, mas o resultado final ficou bom.

‘Lágrimas’ é a faixa dois e o single do CD, ouvindo a canção a gente percebe que os louvores foram escolhidos quase que contando a história de superação da cantora. Ela que, em dados momentos, chegou a pensar em desistir da carreira chorou muitas vezes e agora colhe os frutos da superação. O back vocal é muito bem trabalho no disco, que não fica fazendo ‘firulas’ e mostra o simples como um bom caminho a ser seguido. O refrão tem um gostinho de música retro e será destaque nos conjuntos de louvor, principalmente dos círculos de oração, que esperavam ansiosos por novas canções de Mara Lima.


A faixa três (Eu Acreditei) começa com uma levada sertaneja – mais propício para participação de dupla sertaneja impossível né? André e Felipe fazem participação nessa canção que mostra um sertanejo universitário empolgante, mas sem perder o lado espiritual. Os meninos, mais uma vez, arrasaram e a canção se torna uma das mais lindas do disco. A canção que não tem nem 3 minutos de duração deixa um ar de ‘quero mais’, merece muitos replays. 

‘O Valor do Azeite’ conta a história das 10 virgens e faz uma menção ao arrebatamento de forma discreta e a ênfase maior é ao azeite que deve estar sempre para aqueles que aguardam o noivo. A letra é um pouco manjada e sem muito brilho.

‘Quanto maior for o sonho, maior tem que ser o preço a pagar’ a canção ‘A Fiança’ começa com frases bem poéticas tocando com força e garra no tema ‘Crucificação’. Os arranjos e o back vocal foram muito bem distribuídos entre as etapas da canção. A letra de Anderson Freire é esplendida e essa será outra canção que irá ganhar a boca do povo. Essa canção exigiu um pouco mais da cantora e pelo estilo não seria nada errado dizer que esse louvor ganharia um tom bem mais alto na voz de outras cantoras. É válido destacar também que canções nesse tema estão escassas e é muito bom ver Mara Lima resgatar isso.
 ‘Fiel como Jó’ trata de fidelidade. Inicialmente a canção conta a história do homem que viu o inimigo tirar coisas que ele amava. Jó foi fiel e agora é espelho para nações. A canção faz algumas perguntas, de certa forma até duras, mas que retrata a importância de ser Fiel diante daquele que tem o poder de fazer o impossível. Essa é a cara da canção pentecostal tradicional que faz uma analogia entre uma história bíblica e a nossa realidade.

A faixa de número 7 (Quem subiu, Subiu) tem na introdução a cara de canções de LP. Parece que você deixou de ouvir um lançamento de 2012 e passou a curtir um som dos anos 80. A letra, melodia e o acompanhamento do Back Vocal criam esse clima que tem a cara da comunhão entre os irmãos. O clima de adoração toma conta e parece criar um sentimento de nostalgia a um tempo onde para adorar a Deus não precisava de muita coisa, apenas um coração com sede de Deus. Os mais novos podem ate não gostar, mas eu amei essa canção.

‘Milagre na Festa’ conta a história do milagre, de Jesus, que transformou água em vinho em uma festa de casamento. A letra bíblica fica contemporânea e fala que quando o Jesus está na festa tudo será diferente e vai ter milagre. Nesse caso a canção faz uma analogia as festas como congressos e outros eventos que os cristãos chamam de festa e que precisa, sobretudo, da presença de Jesus.


A nona faixa do disco é mais uma regravação. ‘Anjo do Egito’ foi sucesso nacional nas vozes dos integrantes do Grupo Shalon. O clima de ‘música antiga’ passa a ser notado mais uma vez. Essa nova versão possui a mesma musicalidade da primeira versão e será uma forma de grupos de louvor resgatar esse louvor nas igrejas.

‘Deus é com você’ é o título de uma canção gravada por Suellen Lima no CD ‘Impacto’. Quando li achei que se tratava da mesma canção, mas é completamente diferente na musicalidade, ritmo e na melodia, já no contexto acaba tenho algo em comum, é que ambas as faixas falam sobre a exaltação de Deus ao homem escolhido.

‘Soldadinho’ é uma história de fé, daquelas que pregadores gostam de contar em meio das pregações. O comandante pede ao soldado que interceda ao seu Deus e dirija, mesmo sem saber, um caminhão que estava parado. O soldado não só dirige o caminhão, mas mostra que a fé é capaz de operar milagres. Parar saber o que motivou o milagre e o pedido de perdão por parte do capitão ouça a música completa.
A última canção começa com cara de que virá um forró do reteté, mas depois os instrumentos se misturam e canção vira mesmo um sertanejo universitário. A surpresa é bem vinda e encerra o disco em alto estilo de forma leve e agradável.

O trabalho gráfico desse novo projeto ficou por conta da designer Dayane Lima, que apostou em  cores vivas e bastante tecido. O CD ‘Vou Tocar o Céu’ teve produção musical e arranjos orquestrados por Melk Carvalhêdo e foi lançado, já em comemoração aos 30 anos do ministério da cantora que pretende, em 2013, gravar um DVD para marcar esse momento.

Sobre o disco posso dizer que, como bom apreciador do pentecostal, esperava algo mais impactante, com mais pegada, ritmo e arranjos mais trabalhados no clímax usando paradas com bateria e solos de guitarra, mas devido ao momento que a cantora vive sei que não posso exigir tanto assim.

O CD está gostoso de ouvir e será muito bem recebido nas igrejas, principalmente para os conjuntos de círculos de oração que criaram uma identidade muito semelhante ao estilo de Mara Lima. De 0 a 10 dou nota 8! Minhas 3 canções favoritas são: Eu Acreditei; Lágrimas e Fiança.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

25 comentários

Clique aqui para comentários
29/9/12 5:43 PM ×

Parabéns, para a Irmã Mara Lima Nota 8 Muito Merecida!

Balas
avatar
admin
Anônimo
29/9/12 6:19 PM ×

Olhar Pentecostal sempre saindo na frente!! Análise muito boa....concordo demais, mas na nota pra esse CD daria um 7,5!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
29/9/12 8:39 PM ×

Realmente ouvi 3 x o CD, pois sabia que o blog iria analisar e eu queria participar...realmente o CD, está lindo nota 8,0, destaque para o André E o Felipe... ahazaram. Músicas preferidas por ordem Eu Acreditei, Anjo do Egito, Vou Tocar o céu e o Valor do Azeite que minha mãe amou de paixão!

Balas
avatar
admin
29/9/12 9:03 PM ×

A Fiança foi composta pelo Anderson Freire, como mostra a outra postagem do cd pelo Olhar Pentecostal....

Balas
avatar
admin
Josias Dronov
29/9/12 9:21 PM ×

A música fiança também é uma regravação da cantora Elisa Custódio e o autor é o Anderson Freire... Não a Tangela!

Balas
avatar
admin
30/9/12 7:14 AM ×

Concordo com tudo que o Olhar Pentecostal disse!!! Realmente o cd ta bom, justo apenas! Tbem esperava mais dos arranjos de Melk Carvalhedo,que nada mais foram do que os "de sempre"...Mas pensando no momento da cantora temos que aliviar. Vejo que a mesma ainda estar em processo de reabilitação Fonológica, isso é perceptivel . Darianota 8 ao cd tambem! Parabens Mara, Deus abençoe seu recomeço!

Balas
avatar
admin
30/9/12 9:07 AM ×

Estou na expo... depois de ler a analise me deu ate vontade de comprar o cd. Assim que ouvirem dou minha opinião ok abencoados. A paz a todos

Balas
avatar
admin
30/9/12 9:15 AM ×

Pentecostal tem várias vertentes. Eu ñ esperava nada além do que a Mara nos apresentou com esse CD. A proposta do CD foi alcançada e o resultado, melhor impossível. O estilo da Mara não é nada ousado, como o avaliador esperava, e diferente de outras cantoras pentecostais do meio. Ela sempre quis resgatar esse pentecostal "medieval" em meio ao pentecostal "contemporâneo" e esse é o diferencial da Mara Lima em relação as demais cantoras pentecostais. Eu que a acompanho a menos de 10 anos AMO esse estilo dela e confesso que da uma enorme vontade de ter vivido na época da "igreja pequena onde Deus falava" rs!!!

Balas
avatar
admin
Anônimo
30/9/12 12:23 PM ×

Esse cd parece até uma fotocópia do 'som da voz de Deus' que ela lançou em 2009..Melk sempre no feijão-com-arroz quando faz cd pra Mara...bem previsível...sem nada demais....muitas músicas não tem aquele 'clímax'...enfim...esperava um pouco mais!!

Sucesso Mara!!

Balas
avatar
admin
30/9/12 3:15 PM ×

lindo a mara surpreendeu sim pra quem não acompanha a mara e trouxe muitas musicas diferente.d+ dou 10 pela superação e pelo repertorio.

Balas
avatar
admin
30/9/12 8:31 PM ×

dou 10 pelo cd ela superou os demais em repertorio muito bom.
quem nunca gostou da mara nunca dará mais que 7 e vai falar mal em todos os cds dela.
e como a mara disse no twitter não fez cd para competir com ninguém ela fez para adorar a Deus que tem promessas na vida dela parabéns mara pela superação em tudo.

Balas
avatar
admin
1/10/12 11:56 AM ×

O cd é ótimo!
Ouço demais.
Meus favoritos são
-Lágrimas
-Fiel como Jó
-Quem subiu, subiu
-Anjo do Egito
-Soldadinho (uma história muito linda!)

Balas
avatar
admin
Valquíria
1/10/12 2:11 PM ×

Análise muito bem feita...tb dou nota 8 mas confesso que tenho vontade de dar 7,5...por muitos motivos que não vem ao caso postar..

Se o Olhar Pentecostal e nós, leitores, fosse dar nota por 'superação' acho que quase todas as análises seriam 10....mas só isso não basta....temos que observar letras, melodias, voz, arranjos etc...e eu, particularmente, esperava algo bem melhor...

Balas
avatar
admin
Anônimo
2/10/12 6:41 AM × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
admin
Anônimo
3/10/12 7:07 PM × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
admin
diego alves
4/10/12 3:32 PM × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
admin
Anônimo
5/10/12 9:28 AM × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
admin
JULIO LIMA
6/10/12 12:40 PM ×

A CAPA ESTA LINDISSIMA, MAS OS ARRANJOS E AS MUSICAS SAO FRACAS E NAO TEM NADA A VER COM MARA LIMA QUE CONHECO, MESMO ASSIM FALEU O ESFORCO

Balas
avatar
admin
Anônimo
6/10/12 8:57 PM × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
admin
Anônimo
6/10/12 8:59 PM × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
admin
Anônimo
7/10/12 10:32 PM × Este comentário foi removido por um administrador do blog.
avatar
admin
9/10/12 3:48 AM ×

A Fiança, ela Regravou da Cantora Elisa Custódio (que um Sucesso) e Sinceramente prefiro a Versão da Elisa, com aquela voz Linda dela... A Elisa arrazou nesse Hino (A Fiança)... Ja a Mara Lima deixou a Desejar muitooo nesse Hino (Não Gostei). Esses cantores deveriam se tocarem e pararem de Regravar Hinos, em meio a tantas composiçoes Lindas a serem gravadas, elas fazem Regravaçoes, cade a Inovaçao? Inovar sempre neh, Nao Gostei.... Quem Nao conhece o CD da Elisa Custodio, corra atras do seu, pois vale a pena ta mtoooooo Perfeito!!

Balas
avatar
admin
9/10/12 9:11 AM ×

ao caro rennan ai em cima nunca ouvi nem falar nessa tal de elisa sucesso na voz della não vou discutir se fosse sucesso estaria em todos os blog e sites,quanto a voz da elisa não e desmerecendo não mais não gostei muito não.
e outra as musicas foram enviadas pelo anderson freire,vc deve estar mesmo informado ne.vai se informar antes de fazer criticas.

Balas
avatar
admin
23/1/13 5:24 AM ×

Esse CD pode até ter músicas bonitas,mais vamos combinar a voz de Mara Lima tá feia demais,Deus me perdõe,eu sei que é pq ela teve aquele problema na garganta e tudo,ela tinha que esperar mais prá gravar outro CD,prá ver se a voz volta ao normal!(Minha Opinião)

Balas
avatar
admin
23/1/13 5:25 AM ×

A música Eu Acreditei tbm é uma regravação de Tângela Vieira,a letra é dele tbm,e tá mil vezes melhor na voz de Tângela,não tem nem comparação!

Balas
avatar
admin

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos! Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons

Obrigado pelo seu comentário